Como um gerenciador de tarefas pode ajudar a manter a produtividade?
Num mundo cada vez mais cheio de informação e atividades é necessário usar técnicas organizacionais, pois elas nos ajudam a lidar com a alta demanda de tarefas que a nossa vida cotidiana traz, como por exemplo, as contas a pagar, idéias que surgem para resolver problemas no trabalho, projetos de software, lista de compras do supermercado ou até mesmo metas pessoais, como viagens.
Existem algumas metodologias, como o kanban, que se consolidaram e influenciaram na criação de diversos aplicativos.
Selecionamos 3 apps gerenciadores de tarefas bem interessantes e, o melhor, grátis, com a finalidade de ajudar você a atingir seus objetivos.
1 – Taskade
O Taskade é um painel para rascunhos e anotações, mas também pode ser usado como gerenciador de tarefas. Você pode criar uma lista e compartilhá-la com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Ele ajuda a organizar rotinas para que você se concentre melhor em tarefas, o que ajuda na gestão das novas idéias. Sobretudo, é possível criar equipes através dele, fazendo com que o Taskade também sirva como uma ferramenta de colaboração.
Exemplos de coisas que você pode fazer com ele:
Tarefas semanais: Planeje a agenda da sua próxima semana.
Brainstorming: Centralize todas as suas ótimas ideias em uma lista simples.
Notas de reunião: Faça anotações e registre atas.
Lista de leituras: Quais são os próximos livros que você quer ler?
Tem características bem interessantes como:
- Marcações e filtragens de tarefas usando #hashtag e @menções;
- Funciona em smartphones e tablets, com sincronização em tempo real entre dispositivos;
- Sincronização automática entre o seu telefone, tablet e computador;
- Basta tocar para editar, como um documento de texto;
O Taskade é totalmente gratuito, mas a versão Pro tem mais funcionalidades. Saiba mais acessando o site do Taskade.
2 – Google Keep
Este aplicativo permite a criação e o acesso à anotações em texto, áudio e vídeo, via celular ou via web e pode ser sincronizado com o Google Drive, aliás, isso é uma grande vantagem já que você pode acessar suas tarefas em qualquer dispositivo.
Você notará, primeiramente, uma diferença no layout, que é exibido em forma de lista ou grade e, para editar, basta tocar ou clicar na miniatura e a anotação abre em tela cheia.
Exemplos de coisas que você pode fazer com ele:
- Gravar uma nota de voz que será transcrita automaticamente.
- Tirar uma foto de um pôster, recibo ou documento e encontrá-los facilmente depois na pesquisa.
- Planejar facilmente eventos, compartilhando suas anotações com outras pessoas e colaborando com elas em tempo real.
- Adicionar cores e marcadores para as anotações, assim você organiza elas rapidamente para poder dedicar seu tempo ao que realmente importa.
O Google Keep, inegavelmente, pode ajudar muito no seu gerenciamento dos afazeres. Confira o vídeo do canal do VladCampos.Tv que fala mais detalhes sobre o gerenciador de tarefas Google Keep:
Saiba mais acessando a página do Keep.
3 – Todoist
Assim como as demais ferramentas, o Todoist é um gerenciador de tarefas e projetos, mas ele tem como característica central manter a produtividade através de uma interface limpa, com controle de datas e diversos gráficos de desempenho. Ele tem versão gratuita e também PRO.
Exemplos de coisas que você pode fazer com ele:
- Gravar e organizar tarefas com a adição rápida no momento em que elas surgirem;
- Controlar prazos criando datas de vencimento para a tarefas e também datas de vencimento recorrentes, como “todas as segundas” por exemplo;
- Da para revisar o dia ou a semana seguinte e marcar tarefas como concluídas conforme a sua demanda;
- Acompanhar o seu progresso com os gráficos que lhe darão a visão geral do que foi realizado.
Saiba mais acessando a página do Todoist.