Lead Tracking: o que é e como utilizar

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Antes de tudo, compreender o comportamento do público, independente da metodologia de marketing utilizada ou até de qual etapa do funil de vendas em que ele se encontra, é muito importante para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.Entre os principais processos para mensurar o engajamento está a análise de navegação no site.

Imagine se você pudesse analisar quais leads navegam nessas suas páginas? Com o Lead Tracking, isso é possível.

Esse recurso é utilizado para analisar quais os interesses do público que acessa o seu site.


lead trackingComo utilizar o Lead Tracking

A verificação feita por esse recurso apresenta quais páginas são navegadas pelos leads. Com isso, você consegue acompanhar a jornada dos seus seguidores, desde o primeiro contato com sua marca até o momento em que já forem seus clientes.

Após a identificação do lead, a funcionalidade vai identificar todas as páginas navegadas. E tem ainda mais! Se ele sair do site e voltar em outro momento, é possível continuar rastreando a sua navegação.

Observação: se o lead limpar os cookies do seu navegador, entrar por uma guia anônima, utilizar outro navegador que não seja o seu habitual, o rastreamento não acontece.

Por si só, o Lead Tracking já é relevante para quem busca compreender os interesses dos visitantes do site. Porém, ao ser combinado com outras ações, pode ser ainda mais efetivo para sua estratégia de marketing digital.

Softwares de automação de marketing possibilitam a integração com sites. Logo após a realização dessa integração, você consegue gerar um código de rastreamento que, depois de inserido em seu site, irá validar o recurso de Lead Tracking.

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A ferramenta de automação de marketing da Dinamize conta com o recurso de Lead Tracking. Além dele, nossa ferramenta possui uma série de funcionalidades que facilitam a estruturação da sua estratégia de automação de marketing.

Para ficar de acordo com as leis de proteção de dados, questione os visitantes sobre a possibilidade de usar as informações deles com esse objetivo de segmentação de contatos.


lead trackingLead Tracking com fluxos de automação

Se você possui um site que conta com divisões por produtos ou temas, o Lead Tracking combinado com automação de marketing será muito efetivo.

Utilizando ferramentas de automação de marketing, é possível realizar ações complementares, com base nos dados obtidos. As automações podem ser realizadas para fazer envios de produtos específicos, bem como atualizar dados cadastrais ou enviar informações para serviços de CRM, entre outras opções.

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Para que as automações tenham um direcionamento efetivo, faça ações que estejam de acordo com a navegação do usuário no seu site. Sabendo em quais páginas seus leads navegam, é possível trabalhar com conteúdo relacionado ao que é apresentado nesses canais.

Veja abaixo alguns exemplos de verificações de páginas navegadas para atualização dos contatos e também envio de e-mails segmentados.

  • Categoria visitada;
  • Marca visitada;
  • Produto visitado;
  • Conteúdo do blog.

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Saber quais páginas são navegadas pelos seus leads também é útil para o seu time de vendas, que terá informações detalhadas sobre as preferências dos contatos. Ou seja, com essa análise e utilizando outros recursos para segmentar sua base, fica mais fácil identificar quem está mais próximo de se tornar seu cliente!

Abaixo, veja o passo a passo de como utilizar o Lead Tracking na automação.

Quer implementar o Lead Tracking em seu site? Veja como.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

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Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

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Larissa Olson

Analista de marketing digital, atua em treinamentos e suporte no setor de Customer Success da Dinamize

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