O Diretor Executivo da Dinamize, Jonatas Abbott, foi um dos entrevistados para a edição de abril da revista TNDNCS, do portal Coletiva.net. A edição de número #19 apresenta histórias de profissionais que expandiram a atuação de suas marcas para o exterior.
Veja abaixo trecho da matéria publicada na revista de Coletiva.net. Nele, Jonatas destaca que, para competir com empresas globais, era necessário seguir a tendência de expansão da marca para o exterior.
Expansão
O diretor-executivo da Dinamize, Jonatas Abbott, fez o mesmo movimento. Em razão de os grandes concorrentes terem sido comprados por empresas estrangeiras, a empresa, focada em soluções de comunicação digital, começou a competir dentro do Brasil com empresas globais. “Fazia muito sentido desenvolver um produto para competir fora do País. E se íamos competir assim, seria melhor realizar isso lá fora: na terra dos concorrentes”, diz.
O primeiro movimento que a companhia fez foi para os Estados Unidos – Dallas e Chicago, onde já tem mais de 300 servidores. Há muito tempo, decidiu hospedar toda a solução no Exterior, então, de fato, o software roda em território norte-americano. Após, abriu uma empresa na região de Miami, que paga esta conta e cobra os clientes e franquias globais. Além dela, possui hoje sete filiais no Brasil e em Lisboa, Londres e Toronto. “O grande fator de sucesso de irmos para fora do País foi o produto e, ao traduzir ele para o inglês, acabou resultando em um grande crescimento de qualidade”, analisa.
O diretor da Dinamize menciona que são vários os desafios para manter tantas operações. Todavia, o principal, para ele, refere-se às legislações que variam de um local para outro. O fuso horário também é apontado como uma questão delicada. Contudo, nada que uma organização prévia não resolva. Eles promovem encontros mundiais com a equipe e mantêm contato permanente com as empresas de fora. Também viajam bastante. Ele, por exemplo, tem ido com frequência para Lisboa e Londres, especialmente.
Jonatas sustenta que a importância de estar em vários lugares é aprender a atender a diversos mercados com uma régua cada vez mais alta. “Isso acaba melhorando muito o produto e o atendimento, e quem sai beneficiado são os clientes brasileiros, nosso foco principal”, garante ele, ao afirmar que é muito importante saber se relacionar com o mercado de cada lugar, com as peculiaridades e características – até mesmo em solo brasileiro.
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