Como vender durante o período de prevenção ao coronavírus

vendas em dia durante o coronavírusCom as recomendações apresentadas por órgãos como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, além das medidas tomadas em boa parte dos estados, muitos negócios tiveram que adotar o home office como forma de manter o trabalho em dia em tempos de coronavírus. 

É natural que exista uma preocupação sobre como vender durante esse período, como manter o público fidelizado com a sua marca etc.

Veja a seguir cinco dicas para garantir os resultados da sua marca diante do cenário atual.


Conheça o público com o qual deseja se comunicar e fazer mais vendas durante quarentena coronavírus#1 Conheça o público com o qual deseja se comunicar

Sua estratégia só será conduzida da forma ideal quando você souber exatamente quais tipos de mídia utilizar com maior frequência e, principalmente, quais são as principais motivações e medos daqueles que podem se tornar clientes. Ao conhecer seu público, você vai entender como se comunicar com ele, o que é uma ajuda e tanto para gerar novos leads e vender os seus serviços.

O processo de conhecimento do público passa, primeiramente, pela criação das buyer personas, que são representações fictícias dos seus clientes ideais, definidas a partir de entrevistas com quem já é cliente e outros métodos. Caso não conheça o conceito ou não aplicou ele em sua estratégia, dá uma olhada nesse artigo. Se já definiu as suas buyer personas, utilize as informações obtidas a partir do estudo para otimizar a sua comunicação, priorizando os canais mais utilizados pelo público e com a abordagem adequada.

Acompanhar o engajamento dos leads e clientes com a sua marca também pode ajudar na hora de se comunicar com eles. Esse processo pode ser feito de forma automática a partir da utilização de plataformas de automação de marketing. Essas plataformas podem ajudar você a verificar quem são as pessoas que interagem com suas ações de marketing e criar conteúdo de acordo com o que interessa a elas.

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Valorize os canais digitais durante a época de quarentena e continue vendendo mesmo com a epidemia de coronavírus no mundo#2 Valorize os canais digitais

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostrou que o comércio online teve um crescimento de mais de 100%, nos meses de fevereiro e março de 2020, tendo como base as vendas nesse período em 2019. Fazendo a mesma comparação, porém com foco na semana em comemoração ao Dia do Consumidor, a Ebit/Nielsen verificou que as vendas cresceram em 18%.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, existem 58 milhões de consumidores no ambiente online. O mesmo estudo mostra que, em 2021, o crescimento do Ecommerce será de aproximadamente 12,4% ao ano. 

Se você ainda tem dúvida sobre a efetividade do online para manter um bom relacionamento com o público, esse pode ser o momento para dar o passo definitivo. Ter um site otimizado e formas de comunicação integradas com ele, por exemplo, pode ser uma forma manter suas ações de marketing digital conectadas.

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Conteúdo e relacionamento nas redes sociais são essenciais na durante a quarentena para vender cada vez mais#3 Conteúdo e relacionamento nas redes sociais 

Use as redes sociais para fornecer conteúdo que possa mantê-los informados sobre tudo que envolve o serviço prestado pela sua marca. A partir do conteúdo produzido, você garante que seus seguidores permaneçam conectados e, dependendo do quanto se interessarem pelo conteúdo, podem inclusive compartilhá-lo com outros seguidores.

Existem diversos formatos de conteúdo para se produzir mas, se você quer uma dica, aposte no conteúdo em vídeo. A Animoto, empresa especializada em video marketing, fez dois estudos que evidenciam o quanto esse formato pode ser efetivo: o primeiro estudo mostrou que mais de 90% dos profissionais de marketing atribuem as vendas realizadas à criação de conteúdo em vídeo nas redes sociais.

Aproveite a proximidade que as redes sociais oferecem para otimizar também o seu atendimento ao público. Lembre-se que o processo de vendas vai muito além da ação final tomada pelo consumidor

A proximidade proporcionada pelas redes sociais permite que você consiga não apenas obter feedbacks imediatos do público, mas também dar a eles informações relevantes sobre o que sua marca tem a oferecer. Essas informações podem ser fixadas em sua página (através da BIO, no topo da página etc.) ou então disponibilizadas a partir dos chats disponíveis nas redes sociais.

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Fortaleça a imagem da sua marca e continue sua comunicalção mesmo durante a quarentena#4 Fortaleça a imagem da sua marca

Em momentos como este, o público valoriza as marcas que passam maior confiança. Isso vale para qualquer segmento, o que também quer dizer que esse fortalecimento da marca pode vir de diversas formas. Uma forma de fazer isso, considerando o momento atual, é mostrar ao público sua disponibilidade para atendê-lo.

Aqui na Dinamize, por exemplo, produzimos comunicados que foram publicados nas redes sociais e enviados por email aos nossos parceiros. Esses comunicados tinham como objetivo mostrar que seguimos 100% disponíveis para atender nossos clientes e pessoas eventualmente interessadas em contratar nossas plataformas de automação de marketing.

Outro exemplo: se você tem uma loja e ela está fechada, vai continuar vendendo os produtos? Se sim, faça com que todas as pessoas que possam se interessar por esses itens saibam disso. Além disso, informe o seu público sobre quais canais para contato permanecem disponíveis.

Mostre também como a sua marca tem se adaptado a situação atual e compartilhe dicas de prevenção com o público. Ao espalhar informações relevantes e dar o exemplo sobre como se prevenir, você mostra que os seus interesses vão além de uma simples venda, além de mostrar um pouco dos bastidores da sua marca.


Use gerenciadores de tarefas para manter a produtividade do seu time, para não cair vendas durante a quarentena#5 Use gerenciadores de tarefas para manter a produtividade

É normal que, ao mudar sua rotina e trabalhar de casa, você e os demais colegas de equipe sintam algumas mudanças. Não é todo mundo que consegue manter a produtividade apresentada no ambiente de trabalho e, por isso, vale destacar algumas dicas sobre isso por aqui.

Se você não sabe por onde começar as suas tarefas, naturalmente vai perder mais tempo para concluir elas. Esses dilemas podem ser facilmente resolvidos com um gerenciador de tarefas. Alguns são pagos (nem tudo é perfeito), mas como a gente aqui da Dinamize gosta muito de você separamos três opções de Gerenciadores de tarefas grátis:

Google Keep -> notas de texto, áudio e imagem que podem ser integradas com o Google Drive;

Taskade ->Painel de anotações que podem ser compartilhadas com os colegas de equipe;

Todoist -> Cadastro e gerenciamento de tarefas, além de gráficos sobre o progresso obtido.

Vale também menção (muito) honrosa ao Trello, que conta com uma versão gratuita e opções de planos pagos. No Trello, você pode cadastrar suas tarefas, incluir os membros da sua equipe no quadro de tarefas, definir prazos para entrega das atividades, usar serviços como o Google Drive de forma integrada e muito mais.


Dicas de conteúdo para qualificar sua estratégia

E aí, como tem sido o período atual para você e demais membros da equipe? Estão conseguindo manter a produtividade (e as vendas)? Alguma dificuldade? 

Compartilhe com a gente nos comentários e acompanhe o nosso blog, pois vamos postar mais dicas sobre como manter leads e clientes engajados com a sua marca por aqui.

Além do blog, você pode acompanhar a Dinamize nas redes sociais (@dinamize), assinar nossa newsletter para receber conteúdo por email e ouvir o nosso podcast! Assim, você não perde nenhuma novidade e fica por dentro de todas as dicas de marketing, vendas e comunicação que compartilhamos.


Referências:

https://www.thinkwithgoogle.com/
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/advertising-channels/busca/4-dicas-para-manter-produtividade-no-home-office/
https://abcomm.org/pesquisas/
https://abcomm.org/noticias/comercio-eletronico-deve-crescer-18-em-2020-e-movimentar-r-106-bilhoes/

importância do planejamento estratégico na hora de vender mais durante a quarentena em razão do coronavírus

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Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

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