A área da saúde é um dos setores mais delicados quando se fala em marketing. Afinal, quando um profissional da saúde faz uma propaganda agressiva demais, ele pode acabar perdendo credibilidade perante o público.
Identificar o compasso perfeito para tudo que envolve o mercado da saúde é um dos grandes desafios do marketing digital. Por muito tempo, a indicação boca a boca foi o principal motor de divulgação desses profissionais, assim como eventos e congressos.
Agora, com o avanço da tecnologia, existe a possibilidade de fazer outros tipos de propaganda. Então, como aplicar o marketing na área da saúde e quais estratégias realizar? Nós trouxemos algumas respostas.
Você vai ler nesse post:
- Quais os principais desafios do marketing na área da saúde?
- 3 benefícios do marketing digital no setor de saúde;
- Como planejar a sua estratégia de marketing.
Continue lendo!
Quais os principais desafios do marketing na área da saúde?
O grande ponto-chave do setor de saúde é o relacionamento. Quando um profissional da área é recomendado por muitas pessoas, as chances dele receber mais pacientes são muito grandes. Portanto, o grande desafio do marketing digital para a saúde é ter como base o relacionamento.
Pense o seguinte: um serviço de saúde não pode ser tratado como um mero produto, pois ele é muito mais do que isso. É ele que salva e cuida das vidas de milhares de pessoas. Portanto, não se pode fazer promoções ou ofertas.
Como você pode ver, o marketing na área da saúde é muito distinto e, por isso, deve ser feito com cautela. Mesmo sendo um desafio, é definitivamente possível investir nisso e ter um bom retorno.
4 benefícios do marketing digital no setor de saúde
Antes de partirmos para o planejamento da sua estratégia digital, vamos falar um pouco sobre os benefícios que o marketing traz para profissionais, empresas de saúde e, inclusive, para pacientes.
1. Gera acesso a informações de saúde
Com o marketing digital, as clínicas, os hospitais e os profissionais de saúde podem difundir conteúdo relevante sobre saúde. Isso não é apenas uma questão de divulgação, mas também de proporcionar ao público acesso à informação.
Esses conteúdos podem ajudar a população a se manter atenta quanto a questões de saúde, cuidados e higiene. E, junto disso, a empresa ou profissional cria um relacionamento mais estreito com seus pacientes.
2. Traz a conquista de mais pacientes
É claro que não podemos deixar de lado o fator que envolve lucros e a conquista de novos pacientes. Uma estratégia de marketing digital e de marketing de conteúdo vai aumentar a sua visibilidade e autoridade no seu nicho. Quanto mais as pessoas souberem que você domina aquele assunto, mais elas perceberão você como especialista.
É por isso que tantos profissionais da saúde investem em palestras, lives e webinars. Afinal, esse é um ótimo jeito de demonstrar os conhecimentos que se possui, conquistando a confiança do público e ganhando pacientes.
3. Fidelização de pacientes atuais
Além de prospectar pacientes através de uma estratégia de marketing, também é possível fidelizar aqueles que já consultam com você. E porque o marketing na área da saúde é 100% sobre relacionamento, a fidelização é extremamente importante.
Certamente, ser um bom profissional que cuida das necessidades dos pacientes é o fator principal para a fidelização. No entanto, o marketing digital ajuda você a manter um contato mais próximo com o seu público. Todo mundo sabe que as pessoas valorizam muito quando você dá atenção a elas.
Como planejar a sua estratégia de marketing
Agora, você pode começar a entender como iniciar o seu planejamento de marketing digital. Basta seguir os passos abaixo para começar a obter retornos. Vamos lá!
Conheça o código de ética do seu nicho
Médicos e outros profissionais da área podem utilizar o marketing com eficiência. No entanto, é preciso estar atento ao Código de Ética do seu nicho para evitar maiores problemas.
No caso de médicos, essas são algumas das ações que não devem ser feitas, segundo o Conselho Federal de Medicina:
- Fazer propaganda enganosa;
- Fazer autopromoção, dirigindo-se como o “melhor”;
- Oferecer diagnósticos e consultas à distância;
- Divulgar valores de consultas e procedimentos.
Defina seus objetivos e seu público
O próximo passo é definir os objetivos da sua estratégia, tendo como ponto de partida a definição da sua buyer persona.
Quem são as pessoas que frequentam a sua clínica ou consultório? Quais seus dados demográficos? Quais tipos de problemas elas estão enfrentando?
Depois de responder a essas perguntas, defina suas metas. Veja alguns exemplos abaixo:
- Conquistar mais pacientes;
- Fidelizar pacientes;
- Educar a população sobre doenças ou tratamentos;
- Divulgar um novo tratamento ou procedimento aprovado.
Defina as suas táticas digitais
Como falamos anteriormente, divulgar conteúdos de qualidade para seu público é uma das melhores formas de conquistar clientes. Ao ler esses conteúdos, o paciente pode acabar decidindo por entrar em contato e isso é o que vai fazer a diferença.
Mas o marketing de conteúdo não é a única tática disponível. Você também pode anunciar em portais e buscadores, por exemplo.
Veja algumas estratégias digitais que você pode fazer:
- Crie um site com um blog: ter um site com suas informações profissionais, dados de contato e até mesmo estudos publicados é muito interessante. Além disso, você pode postar conteúdos no seu blog sobre a sua especialidade;
- Redes sociais: você também pode publicar conteúdo relevante nas redes sociais e atrair seguidores através delas;
- Email marketing: é importante que seus pacientes tenham o seu email não somente para entrar em contato em momentos de urgência, mas também para ficarem atualizados sobre novidades;
- Links patrocinados: anunciar seu consultório nos mecanismos de busca, como no Google, é uma estratégia que funciona muito também. Além disso, recomendamos que você utilize o Google Meu Negócio para adicionar informações da sua empresa – como endereço e telefone – para que você seja achado facilmente no buscador.
Atenda seus pacientes através de meios online
Contar apenas com meios analógicos para se comunicar com seus pacientes pode acabar espantando muitos interessados em se consultar com você. A maior parte das pessoas, hoje em dia, não gosta de perder muito tempo em ligações de telefone.
Portanto, para agilizar o processo de agendamento, você pode usar ferramentas de agendamento de consultas online ou então o Whatsapp Business. Seus clientes ficarão muito mais satisfeitos com essas melhorias.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como planejar sua estratégia de marketing na área da saúde, só falta colocar em prática! Para isso, você pode trabalhar lado a lado com alguns parceiros ou até mesmo investir em uma ferramenta de automação de marketing.
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