Como calcular o Market Share da sua empresa – Descubra a sua participação de mercado!

market share

Os desafios do mercado digital estão crescendo rapidamente. Concorrentes surgem de todos os lados, acirrando assim a disputa entre as empresas e competindo pela atenção do público. Dessa forma, é de extrema importante conhecer o market share.

Para empreender, é necessário avaliar o desempenho e os resultados do seu negócio. Sem essas informações, fica difícil entender como se destacar em meio aos competidores. Por isso, saber como calcular o market share da sua empresa faz toda a diferença.

Quer entender melhor o que é esse tal de market share e como usá-lo? Você vai ler sobre:

  • O que é market share;
  • Como calcular o market share? 3 métodos simples;
  • Como melhorar a participação de mercado do seu negócio.

Acompanhe!


O que é market share?

O market share é a participação de mercado de uma empresa em relação aos concorrentes, ou seja, a porcentagem de vendas pela qual ela é responsável dentro do seu nicho. Portanto, esse valor total representa o quanto a sua empresa se sobressai sobre outras.

Ao avaliar o seu market share, você terá uma compreensão melhor da penetração da sua marca no mercado e, portanto, fazer um planejamento eficiente de ações de marketing.

Como exemplo, pense no Google. O buscador domina o mercado de SERPs com 86% de market share, enquanto o Bing possui apenas 6,25% da fatia de mercado. Não é surpresa pra ninguém que o Google se sobressaiu como o líder, não é?

Ter um alto market share é importante não somente para direcionar o marketing da empresa, mas também para a conquista de investidores. Afinal, ninguém quer investir em uma empresa que não demonstra desenvolvimento!


market shareComo calcular o market share? 3 métodos simples

Você pode calcular o market share da sua empresa de 3 formas: através do público-alvo, faturamento e valor de mercado. Vamos ver abaixo!

Faturamento

Calcular o market share de acordo com o faturamento nem sempre é uma tarefa simples, afinal, você precisa conseguir os valores totais da sua indústria. E acontece que, na maior parte das vezes, esses números não estão distribuídos por aí pra qualquer um.

Por isso, você vai precisar coletar os valores a partir da encomenda de pesquisas com empresas que prestam esse tipo de serviço. Só assim você vai obter uma comparação fiel.

O cálculo em si é simples. Veja abaixo:

Market Share = receita da empresa/ receita total das vendas das empresas mais relevantes do setor

Público-alvo

O cálculo a partir do público-alvo pode ser feito através da coleta de dados demográficos e estatísticas de órgãos como o IBGE, por exemplo. Com isso, você poderá ter uma noção mais próxima da realidade.

O cálculo é esse:

Market Share = clientes adquiridos pela empresa/potenciais clientes no seu nicho

Exemplo: Se uma empresa focada no público feminino com 6.000 clientes cadastradas vende em uma região com, digamos, 20.000 mulheres que se encaixam nos parâmetros da sua persona, o seu cálculo será:

Market share = 6.000/20.000 = 0,30

Portanto, o market share dessa empresa é de 30%.

Valor de mercado

O cálculo do valor de mercado vai depender do quanto vale a sua empresa e os seus competidores. Ele será estruturado assim:

Market share = valor de mercado da empresa/ valor de mercado total das empresas mais relevantes do seu setor

Digamos que a sua empresa está valendo 30 milhões de reais e os seus 4 competidores mais importantes foram avaliados em 20 milhões de reais cada. O cálculo será assim:

Market share = 30/ (30 + 20 + 20 + 20 + 20) = 0, 21

Seu market share é de 21%


Como melhorar a participação de mercado do seu negócio?

Fez o cálculo, mas não está satisfeito com seu índice de participação? Saiba que existem sim maneiras de aumentar o seu market share. Veja algumas dicas a seguir!

Seja inovador

As empresas que mais se destacam geralmente são aquelas que mais investem em inovação, tanto em seus processos internos quanto externos. Com a transformação digital, isso se tornou imprescindível para qualquer negócio que não deseja ser esquecido no limbo das marcas obsoletas.

Lembre-se de que a inovação digital não é um território exclusivo das startups. Portanto, para começar a inovar, sugerimos esse exercício de reflexões:

  • Qual o diferencial do meu produto/serviço?
  • Qual valor eu entrego para meus clientes que outras empresas não entregam?
  • De que modo minha empresa vai transformar a vida de outras pessoas?
  • Em que áreas estou tendo dificuldade de me destacar?

Crie campanhas de marketing

Mesmo que você desenvolva o melhor produto do mercado, sua marca não vai crescer sem esforços de marketing, especialmente se ela ficar de fora do marketing digital. O seu público, além de conhecer sua marca, precisa ver que você está sempre presente para ajudá-los. É desse jeito que você será lembrado.

Listamos algumas estratégias de marketing digital que você pode aplicar no seu negócio para aumentar sua presença online e seu reconhecimento de marca:

Construa um relacionamento duradouro

Você não pode deixar o atendimento ao cliente e o pós-venda de fora das suas estratégias, afinal, eles também são importantes. Para fidelizar seus clientes, você precisa construir um relacionamento duradouro com eles. As pessoas gostam de marcas que valorizam seus consumidores e que os tratam de igual para igual.

Portanto, trabalhe a linguagem e a comunicação da sua marca e comece a presentear seus clientes mais leais. Não os deixe esperando eternamente por uma resposta nas redes sociais ou nos emails. Procure solucionar suas dúvidas e problemas o mais rápido possível, pois isso mostra que você tem consideração por eles.

Aqui vão algumas dicas para você começar a criar relacionamento:

Como já vimos, o market share pode ser calculado de diversas formas, mas o mais importante é saber que ele é uma ferramenta necessária para que sua empresa possa crescer e evoluir cada vez mais.

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