O marketing digital surgiu para mudar totalmente o cenário mundial, bem como o marketing de conteúdo se tornou cada vez mais indispensável. A criação de conteúdo já existia muito antes da Internet, mas sua força triplicou depois da revolução digital.
Hoje, é praticamente impossível pensar em marketing e não pensar em conteúdo. Do mesmo modo, as pessoas pararam de prestar atenção em propagandas que interrompem suas rotinas e começaram a procurar conteúdos que agregam em suas vidas.
A Era da Informação veio pra ficar, então por que não aproveitar ela? Para saber como você pode se diferenciar através da criação de conteúdo, vamos falar sobre:
- O que é criação de conteúdo;
- Os principais tipos de conteúdo;
- 4 dicas para criar conteúdos de qualidade.
Acompanhe!
O que é criação de conteúdo?
A criação de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair consumidores através de materiais relevantes que sejam úteis para um determinado público-alvo. O foco não é ir até o cliente, mas deixar que o cliente venha até você.
Com um bom conteúdo que ajuda a sua audiência verdadeiramente, você será visto como referência na sua área, gerando mais brand awareness, mais autoridade e confiança. Criar conteúdos gratuitos é fundamental para conquistar clientes.
Artigos, ebooks, vídeos e podcasts são alguns exemplos de conteúdos que você pode produzir. Todos eles podem ser usados estrategicamente no seu setor de marketing para gerar vendas, mesmo que indiretamente.
Os principais tipos de conteúdo
Vamos então ver alguns tipos de conteúdo que você pode criar para sua empresa!
1. Blog
Criar o seu próprio blog é essencial se você deseja se destacar nos buscadores de pesquisa. Segundo estudos, antes de realizar uma compra em loja física, 97% dos consumidores pesquisam no Google para se informar melhor sobre um produto. Como a exigência aumenta a cada dia, não é de se espantar.
Veja algumas dicas para ter um blog de sucesso:
- Otimize seu texto para SEO;
- Crie um planejamento de pauta;
- Poste com frequência;
- Faça estratégias de link building e guest post para ganhar autoridade.
2. Materiais Ricos
Você pode usar materiais ricos para atrair o interesse do lead e captar seus dados para enviar emails. Além disso, quando um cliente se depara com um material gratuito tão completo, ele passa a ver muito mais valor na sua empresa.
Veja alguns exemplos de materiais ricos para disponibilizar em seu blog ou nas redes sociais:
- Ebooks;
- Workbooks;
- Templates;
- Infográficos;
- Webinars;
- Ferramentas.
3. Conteúdo para redes sociais
As redes sociais se tornaram as principais mídias de consumo da década, concentrando pessoas de todos os tipos e oferecendo possibilidades de segmentação muito melhores que as mídias de massa.
Para começar a criar conteúdo para as redes sociais, você precisa definir quem é sua persona e em quais canais digitais ela se encontra. Após criar sua página na rede social adequada, você pode produzir conteúdo a partir da seguinte matriz:
- Conteúdo educativo;
- Conteúdo de entretenimento;
- O conteúdo inspiracional;
- Conteúdo de vendas.
É importante que os seus conteúdos mais focados em vendas façam parte apenas de 10% da sua linha editorial. Todo o resto deve transitar entre os outros 3 tipos de conteúdo da matriz, afinal, você não quer parecer um vendedor chato, não é?
4. Email Marketing
Por último, mas não menos importante, vem o email marketing. Esse recurso é um dos principais motores do marketing hoje em dia e, se usado com sabedoria, pode render muitos resultados.
O email vai muito além de notificações e ofertas. Isso porque, através desse canal, você pode construir um relacionamento genuíno com o cliente e oferecer conteúdos que sejam relevantes para ele.
Veja então alguns tipos de conteúdo para criar bons envios de email marketing:
- Ofertas e promoções;
- Newsletter do seu blog ou da sua página em rede social;
- Distribuição de materiais ricos e gratuitos;
- Atualizações sobre sua empresa;
- Confirmação de transação;
- Estratégias de remarketing.
4 dicas para criar conteúdos de qualidade
Agora que você já sabe tudo sobre criação de conteúdo, vamos a algumas dicas para produzir conteúdos de sucesso que te diferenciem no mercado.
Conheça sua persona
Se você não entregar o que sua persona quer, dificilmente terá resultados. Defina portanto quem é sua persona, quais são seus interesses, desejos e dores. Vá a fundo com pesquisas: você pode fazê-las nas próprias redes sociais ou então offline.
Conhecer sua persona vai te ajudar a moldar sua linha editorial da melhor forma possível. Afinal, você deve criar pensando no seu cliente.
Defina sua linha editorial
A linha editorial é muito importante na produção de conteúdo e planejá-la é fundamental. Portanto, categorize os seus conteúdos em temas ou assuntos. Depois que fizer isso, defina com qual frequência você vai falar sobre cada um desses temas e como vai alternar entre eles.
É importante que os diferentes assuntos escolhidos tratem de diferentes dores e necessidades da sua persona (desde que os assuntos estejam relacionados ao seu nicho). Dessa forma, aproveite todas as oportunidades de ajudar o seu público em todos os sentidos e direções.
Capriche na copy
Um conteúdo com uma copy ruim acaba gerando menos valor, menos vendas e menos interesse. Além disso, no caso dos blogs e emails, um texto de má qualidade pode acarretar em um bounce rate alto.
Por isso, capriche no copywriting, esteja você nas redes sociais, blogs ou em outras plataformas. E lembre-se de incentivar as pessoas a interagirem com seus posts, pois engajamento é tudo.
Faça estratégias de inbound marketing
Além de criar conteúdo de qualidade, você deve aplicar estratégias de inbound marketing para que o seu conteúdo faça sentido para os clientes. Por exemplo, se um visitante ou seguidor não sabe nada sobre o seu produto e nicho, como ele poderá se beneficiar de um conteúdo avançado demais?
Entender em qual estágio do funil de vendas os seus leads estão é necessário para ter bons resultados.
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