Endomarketing: motive a sua equipe e crie uma cultura organizacional positiva

EndomarketingUma empresa sem colaboradores engajados e motivados dificilmente terá um desempenho além da média. Afinal, toda empresa é feita de pessoas e se existem problemas internos, eles se refletem externamente na jornada do cliente. Sabe aquele funcionário que te atendeu mal no supermercado? Pois é!

Para evitar que esse ruído aconteça, as empresas utilizam estratégias de endomarketing. Essa tática ajuda a atrair profissionais altamente qualificados e a reduzir o índice de turnover (rotatividade dos funcionários).

Antes de mais nada, é preciso saber que o marketing começa de dentro pra fora. Dessa forma, sem estratégias eficazes de endomarketing, você percorre um caminho difícil. Por isso, decidimos dar algumas dicas para você implementar essa tática com maestria. Você vai saber:

  • O que é endomarketing;
  • Por que ele é importante;
  • 5 estratégias de endomarketing para criar um ambiente de trabalho saudável e motivador.

Então, vamos lá?


EndomarketingO que é endomarketing?

O endomarketing, também chamado de marketing interno, é uma estratégia de marketing institucional voltada para a parte interna da organização. Ele é feito para os colaboradores e pode envolver ações de engajamento, incentivo profissional, reconhecimento, entre outras.

O principal objetivo do endomarketing é melhorar a imagem da empresa perante os funcionários, contribuindo com um ambiente organizacional mais saudável e, portanto, mais motivado. Segundo pesquisas, colaboradores desmotivados usam apenas 8% de sua força produtiva, enquanto aqueles que estão mais motivados usam 60%.

Para que as pessoas ajudem uma empresa a crescer, elas devem estar satisfeitas e engajadas. Por isso, as marcas devem investir em estratégias de marketing interno.


EndomarketingPor que ele é importante?

Já falamos um pouco sobre o conceito de endomarketing e seus objetivos. Mas por que essa estratégia é tão importante assim e como ela pode afetar a sua empresa? Veja abaixo.

1. Mais motivação

Por estarem inseridos em um local que preza pelo bem-estar e a qualidade de vida, os funcionários se sentiem mais motivados e satisfeitos em seu trabalho. Além disso, muitas ações de endomarketing têm o objetivo de incentivar e estimular os colaboradores a se superarem.

2. Alta produtividade

Uma das consequências da motivação é a alta produtividade. Quando os colaboradores se sentem mais motivados e felizes, eles executam o trabalho de forma mais proativa e produtiva. Com isso, você terá mais resultados.

A motivação pode até mesmo influir na criatividade dos funcionários que estão naquele ambiente, tornando-os mais propensos a pensar fora da caixa.

3. Colaboradores leais

Outro grande benefício do endomarketing é a lealdade e o compromisso dos colaboradores. Pense o seguinte: se você trabalhasse em uma empresa que fosse aberta às suas ideias e aceitasse as suas sugestões, você se sentiria acolhido, não é?

É dessa forma que as empresas tornam seus funcionários verdadeiros fãs da marca. É então que eles passam a acreditar realmente nos valores e bandeiras da organização, o que aumenta o seu desempenho.

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4. Menos rotatividade

A motivação e a satisfação que uma estratégia de endomarketing causa também influencia na rotatividade de funcionários. Empresas com um ambiente agradável e uma boa imagem se tornam locais onde as pessoas aspiram trabalhar. Com isso, os funcionários pensarão três ou quatro vezes antes de abandonar seu emprego ali.

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Endomarketing5 estratégias de endomarketing para ter um ambiente de trabalho saudável e motivador

Antes de começar a aplicar a sua estratégia, lembre-se de que você precisa realizar um trabalho de pesquisa que compreenda as dificuldades e os problemas das pessoas que formam a sua empresa. É nessa hora que entra o RH: para levantar informações sobre o que os funcionários pensam.

Feito isso, é hora de estruturar as estratégias. Vamos dar uma olhada?

1. Transforme a cultura da empresa

Uma das principais mudanças que deve haver na organização está relacionada com a cultura e a comunicação interna. Se a cultura da sua empresa continuar sendo rígida, inflexível e muito baseada em hierarquias, não adianta nada aplicar outras ações.

Portanto, é importante transformar as relações dentro do local em uma via de mão dupla e abrir o diálogo. Os colaboradores precisam sentir que são ouvidos e que têm voz dentro dos processos internos da empresa. Uma cultura mais aberta e flexível faz com que eles se sintam mais valorizados e, com isso, a motivação deles aumenta.

2. Invista em confraternização

Investir em iniciativas de confraternização é sempre uma ação muito positiva de endomarketing. Incentivar a proximidade e a amizade entre os colaboradores vai tornar o ambiente muito mais saudável e divertido. Afinal, o ser humano é um ser sociável que precisa se sentir acolhido.

Veja alguns exemplos de iniciativas de integração:

  • Festas de fim de ano;
  • Comemorações dos aniversariantes do mês;
  • Happy hours;
  • Grupos de estudos ou de exercícios;
  • Retiros.

3. Organize eventos e palestras

Outra coisa que pode auxiliar na motivação e no crescimento pessoal de cada trabalhador são os eventos e palestras. Você pode contratar palestrantes motivacionais para aumentar o autoconhecimento dos seus colaboradores, ajudando-os a estabelecer objetivos e metas para si naquele ano.

Além disso, palestras e eventos contribuem com o desenvolvimento e a capacitação profissional dos colaboradores. Por fim, saiba que é super importante estar sempre atualizado quanto ao que está acontecendo no mercado, e eventos desse tipo elevam o conhecimento de todos.

4. Crie programas de benefícios

Muitas empresas criam ações de endomarketing que oferecem benefícios aos seus colaboradores. Mas nós não estamos falando daqueles benefícios básicos e obrigatórios que toda empresa deve dar, como o vale-alimentação e vale-transporte. Estamos falando de benefícios extras que motivem os funcionários.

É muito comum que esses prêmios sejam dados como bonificação por uma meta atingida ou então um determinado desempenho alcançado. No caso de empresas que não trabalham com metas, eles podem ser oferecidos em sorteios.

Veja então alguns exemplos de benefícios que muitas marcas usam:

  • Ingressos de cinema ou de show;
  • Vale-academia;
  • Cupons de desconto em SPAs, salões de beleza, barbearias, acupunturas, sessões de massagem;
  • Passagem para uma viagem;
  • Produtos como canecas, mochilas, bolsas, kits de beleza etc.

5. Estabeleça um plano de carreiras

Empresas que prezam por um plano de carreira são muito bem vistas pelas pessoas, justamente porque elas passam essa imagem de valorização do profissional. Com um plano de carreira, você poderá motivar ainda mais os seus colaboradores, pois eles enxergarão possibilidade de crescimento e de realização.

O endomarketing é um setor pouco valorizado dentro do marketing, mas como você leu por aqui, sua importância é enorme. Afinal, trabalhar para melhorar o bem-estar de todos deve ser uma das principais prioridades das marcas.

Mas aí, gostou deste conteúdo? Então, leia também:

O que é Balance Scorecard e por que ele importa para o futuro da sua empresa?


Referências:

What is endomarketing and why is it important?

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