As grandes marcas perceberam, há bastante tempo, que os consumidores também são fortes influenciadores. Afinal, pessoas comuns passam mais confiança ao falar sobre suas experiências com serviços ou produtos das empresas. Dessa forma, o UGC (User Generated Content) é uma tática essencial.
O trabalho com Marketing Digital apresenta desafios diários, como você já deve ter notado. Por isso, ficar de olho nas tendências é uma das alternativas para estar sempre por dentro das novidades.
Entretanto, além dos serviços internos, você já considerou como seus clientes são peças valiosas nesse cenário? Já pensou em adicioná-los como produtores de conteúdos para promover sua marca? Pois é, saiba que essa é uma estratégia cada vez mais usada no mundo digital.
Quer entender o que é o UGC (User Generated Content), principais vantagens e como aplicá-lo no seu e-commerce? Então, continue a leitura que você está no caminho certo!
O que é UGC (User Generated Content)?
O UGC nada mais é do que o Conteúdo Gerado pelo Usuário. Ou seja, é quando o consumidor da sua marca produz algum tipo de conteúdo, principalmente no ambiente digital. Assim, é possível influenciar outros usuários de forma positiva ou negativa.
Esse tipo de conteúdo se tornou ainda mais comum com a popularização da internet. Então, eu, você e qualquer outra pessoa que acessa a rede mundial de computadores começa a perceber o poder que se tem em mãos.
Quem nunca ficou muito interessado em algo e, depois de ver reviews de outros consumidores na internet, optou por comprar ou, em outros casos, até mesmo desistiu da aquisição, não é mesmo?
É aí que você percebe o poder que os usuários têm em mãos.
Dessa maneira, qualquer pessoa que utiliza a internet pode influenciar outras na tomada de decisão. Nesse sentido, por que não utilizar isso a favor da sua marca?
Veja alguns tipos de Conteúdo Gerado pelo Usuário comumente usados:
- Vídeos;
- Comentários nas páginas de produtos;
- Fotos;
- Posts;
- Publicações em redes sociais;
- Avaliações de clientes.
No e-commerce, comentários e avaliações de outros clientes são ferramentas poderosas para influenciar outros consumidores. As compras pela internet costumam despertar dúvidas, afinal existe muita propaganda enganosa.
Contudo, quando o usuário percebe que outros consumidores já realizaram a mesma compra e estão felizes com o resultado, as chances dele fechar o pedido é muito maior. Portanto, esse é um exemplo de UGC que pode ser muito benéfico para seu negócio.
Como o Conteúdo Gerado pelo Usuário pode ser usado na sua estratégia?
O compartilhamento de conteúdo é uma das coisas mais comuns na internet. Em qualquer página que abrimos, ou nas redes sociais, vemos usuários opinando e contando suas experiências com produtos ou serviços adquiridos.
No contexto da internet, esses conteúdos se tornam quase como verdades absolutas. Então, que tal usar isso a favor do seu e-commerce?
O UGC é uma forma orgânica que pode entregar maior engajamento. Além disso, essa influência é muito vantajosa para incentivar a compra e promover os produtos do seu e-commerce. Tudo isso com menos esforço e sem gastos elevados com marketing.
Confira como usar o UGC na sua estratégia de marketing digital para e-commerce!
Incentive avaliações e comentários no e-commerce
Quando os clientes deixam comentários nas páginas de produto após as compras, eles ajudam na tomada de decisões. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, cerca de 52,5% dos consumidores afirmam que comentários e avaliações são decisivos no momento da escolha.
Por isso, integrar a caixa de comentários e avaliações para que os clientes que já efetuaram a compra escrevam suas opiniões é fundamental. Além disso, permita a adição de fotos e vídeos, pois isso também auxilia para que aumente a credibilidade da sua loja virtual.
Portanto, este tipo de Conteúdo Gerado pelo Usuário agrega valor ao e-commerce. Dessa forma, uma alternativa para incentivar que clientes deixem avaliações e comentários é fazer alguma oferta em troca, como um cupom de desconto ou brinde.
Aproveite as redes sociais para impulsionar o UGC
As mídias sociais são um dos maiores exemplos de UGC. Ali, os consumidores têm mais liberdade para dar opiniões e interagir com outros usuários. Por isso, você também deve aproveitar esses espaços e incentivar que seus clientes criem conteúdos falando do seu negócio.
Redes sociais são pontos estratégicos, pois são lugares em que você pode ampliar o alcance e se conectar mais com o público. Portanto, esses espaços são indispensáveis para incentivar que os promotores da sua marca digam o que pensam.
A visibilidade nas mídias sociais é maior e o alcance também, já que outros usuários visualizam, compartilham, comentam e descobrem mais sobre seu e-commerce.
Assim, os perfis da sua marca nas redes sociais não devem apenas apresentar seus produtos, mas mostrar o que as pessoas podem fazer ao adquiri-los.
Crie uma relação próxima com seus clientes
Se a sua loja virtual tem uma relação próxima com os clientes, será mais fácil para que eles interajam com a marca. Afinal, eles se sentem mais à vontade para dar opiniões e dialogar com a sua empresa.
Às vezes, os clientes amam tanto a sua loja que já foram fidelizados e se tornaram promotores. Desse modo, eles ajudam outros usuários com dicas e sugestões, o que reduz o seu trabalho no atendimento, certo?
Estabelecer esse espaço de contato transforma o relacionamento entre empresa e clientes. Ao passo que a relação se fortalece, mais conteúdo será gerado pelo usuário e mais benefícios para o seu negócio.
Quais as vantagens do UGC para a sua marca?
O uso de Conteúdo Gerado pelo usuário tem grande impacto no seu e-commerce. Afinal, os clientes ficam mais satisfeitos quando percebem que podem contribuir com a marca. Existem diversas formas de aplicar o UGC, e essas estratégias entregam muitos benefícios.
Venha conhecer algumas das vantagens e para aplicar o UGC na sua estratégia de marketing digital!
Maior credibilidade para o e-commerce
É bem comum que os consumidores tenham receio de comprar em uma loja virtual pela primeira vez. Entretanto, quando observam que outras pessoas já fizeram compras no site e que tudo correu bem, eles se sentem mais seguros para também comprar.
Portanto, os relatos de experiências de outras pessoas torna o seu e-commerce mais confiável. Nesse sentido, incentivar a criação de conteúdos é um ótimo benefício. Você pode criar uma hashtag para que os clientes marquem a loja ao receberem suas compras, por exemplo.
Aumento do engajamento
Manter uma audiência leal e que sempre interage com a sua empresa é fundamental para aumentar o engajamento. Colocar o usuário no papel central da produção de conteúdos engaja e também exerce influência sobre outros clientes, aumentando a confiança.
Dessa maneira, os consumidores criam uma identificação com a marca. Como consequência, eles ficam mais próximos e têm maiores chances de se tornarem clientes. Ou seja, é uma força interessante para sua estratégia de marketing e vendas.
Outras vantagens do UGC são:
- Conteúdos gratuitos e valiosos;
- Investimento baixos e com bons retornos;
- Coleta de dados e ideias dadas pelos usuários;
- Gera buzz e brand awareness;
- Gatilho de prova social.
Portanto, aproveite o UGC (User Generated Content) para aproveitar todos esses benefícios para aumentar o alcance do seu e-commerce. Quando essa estratégia é bem aplicada, você perceberá os resultados nas métricas do seu negócio.
Além de entender o valor dos usuários para sua estratégia, veja também como atrair e converter clientes utilizando o Inbound Marketing para e-commerce!