O trabalho como jornalista se estende a diversas áreas. Afinal, o jornalismo é uma área ampla, que abrange meios como rádio, TV, sites, jornais, revistas, assessoria de imprensa e outros. No caso da assessoria de imprensa, o profissional faz uma ponte entre a empresa em que trabalha e os veículos de comunicação. No entanto, a internet fez com que esse cenário se modificasse.
A assessoria de imprensa se adaptou aos diferentes formatos e canais. Portanto, com tantas mudanças, a transformação digital fez com que o gestor de comunicação também mudasse. Agora, os ambientes são mais dinâmicos, o público mudou e há muitas outras modificações na área.
Por isso, venha entender o que é a assessoria de imprensa e como ela mudou nos últimos anos devido às transformações que aconteceram no meio digital!
O que é assessoria de imprensa?
Para muitas pessoas, a assessoria de imprensa é apenas uma área que tem o dever de criar boas relações com os canais de comunicação. Parece simples, mas a verdade é que esse setor é mais complexo do que imaginamos — sobretudo agora, em que o marketing digital tem lugar de destaque.
A assessoria de imprensa faz parte da comunicação (interna e externa) de uma empresa ou instituição. Desse modo, a área tem por objetivo buscar mídia espontânea para divulgar novidades sobre a empresa assessorada.
Ou seja, é uma forma viável e que contribui para aumentar o alcance da marca e dar mais credibilidade a ela. Assim, a assessoria envia releases para os meios de comunicação com detalhes sobre eventos ou outras informações relevantes aos responsáveis pelas publicações.
Além disso, o setor também é o responsável por melhorar a imagem da empresa e lidar com o gerenciamento de crises que podem surgir. Dessa forma, a assessoria deve lidar com problemas, críticas e manter uma boa relação com o público e outros canais de comunicação.
O que faz um assessor de imprensa?
A peça-chave por trás de todo o trabalho da assessoria de imprensa está um profissional, que geralmente é jornalista ou relações públicas: o assessor de imprensa.
Na assessoria, o profissional fica responsável por todo o processo de relacionamento da empresa em que trabalha com a mídia. No entanto, os trabalhos realizados são bem diferentes dos feitos por um publicitário, por exemplo.
O publicitário compra espaços nas mídias para divulgar um produto ou serviço. Já o assessor de imprensa tem como objetivo conseguir estes espaços de maneira espontânea, nas áreas de notícia do veículo no qual ele tenta promover o release criado.
Desta forma, conhecer profundamente a empresa em que se deseja divulgar um release é essencial para o assessor. Além disso, o profissional deve ter facilidade para lidar com os veículos de comunicação, entender sobre a concorrência e as características do mercado. Portanto, entre suas atribuições estão:
- Elaborar estratégias de comunicação;
- Escolhe veículos de divulgação;
- Cria editoriais para a imprensa;
- Produzir press releases de produtos e serviços lançados;
- Produzir press releases de eventos;
- Acompanhar entrevistas;
- Fazer follow up com jornalistas.
Como funciona a assessoria de imprensa na era digital?
Falar em assessoria de imprensa é pensar em veículos tradicionais como TV, rádio, jornais e outros meios. Porém, já sabemos que atualmente a audiência acessa informações de diferentes fontes, principalmente as digitais.
O trabalho jornalístico mudou, assim como muitas outras áreas. A era digital nos trouxe mudanças significativas, e os veículos que não se adaptam correm o risco ficar para trás.
Nos últimos anos, vimos muitos jornais e revistas migrarem para o digital para evitar que fechassem as portas. Nesse contexto, a assessoria de imprensa também viu essa transição acontecer. Afinal, o assessor precisa compreender as particularidades de cada mídia e, acima de tudo, de cada empresa com a qual ele deseja entrar em contato para promover notícias sobre seus assessorados.
Assim, o vocabulário que antes fazia parte do marketing digital passou a ser aplicado, e palavras como alcance orgânico, engajamento e muitas outras passaram a fazer parte do trabalho do assessor de imprensa.
Dessa forma, a reinvenção do trabalho jornalístico para as novas mídias é fundamental para a sobrevivência da profissão. Veja alguns pontos que agora são importantes no setor:
- Gerenciamento e monitoramento de redes sociais;
- Criação de conteúdos para blog, site e redes sociais;
- Análise de concorrência;
- Relacionamento com diferentes públicos;
- Identificar pautas de interesse;
- Gerenciar crises;
- Produção de conteúdos com linguagem adaptada para cada canal;
- Conquistar visibilidade e engajamento;
- Criar laços com o público da marca;
- Fortalecer a imagem do assessorado (pessoa, empresa ou instituição);
- Fidelizar clientes;
- Fazer análise de dados e métricas.
Como ser um bom assessor de imprensa na era digital?
Como você viu anteriormente, as atribuições do assessor de imprensa mudaram bastante nos últimos tempos. O curso de jornalismo ainda é uma base indispensável para a formação de bons profissionais. No entanto, nem sempre a graduação ensina como lidar com essas transformações da era digital.
Manter a imagem do assessorado diante do público é um trabalho minucioso. Por isso, saber como atuar e escolher as melhores estratégias são fatores importantíssimos. Diante desse contexto, confira algumas qualidades essenciais de um bom profissional de assessoria de comunicação no meio digital.
Prezar pelo bom relacionamento com a imprensa
O papel do assessor é fazer essa ponte entre a empresa em que trabalha com o restante da imprensa. Portanto, manter o bom relacionamento com veículos de comunicação é essencial para ter sempre um espaço neles.
Com um bom relacionamento, você pode ter mais facilidade para apresentar os releases com novidades da empresa aos jornalistas responsáveis pelas publicações.
Dominar a língua portuguesa
Essa é uma regra de ouro para profissionais da comunicação, seja nos meios tradicionais ou nas mídias digitais. Ter domínio da escrita é uma habilidade obrigatória, pois isso também é um requisito que constrói a imagem da marca. Já imaginou produzir um release e enviá-lo para algum veículo de comunicação com erros ortográficos?
Portanto, prezar pela língua portuguesa é essencial para apresentar todas as informações de maneira adequada e manter a alta qualidade nos conteúdos são atribuições indiscutíveis para um bom assessor.
Agir de forma estratégica
Ter um olhar estratégico para encontrar as melhores alternativas de divulgação, os veículos mais atrativos e outras estratégias também é uma competência super importante para um bom assessor. Afinal, o profissional deve saber como transmitir a mensagem em cada situação.
Por exemplo, dependendo do tipo de conteúdo, será que vale mais a pena divulgar em portais de notícia ou nas redes sociais da empresa? Essas avaliações devem fazer parte da rotina e precisam de um planejamento estratégico.
Mensurar e analisar os resultados das ações
Os números precisam ser parte da rotina do assessor de imprensa a partir do momento que ele começa a trabalhar com o digital. As ações precisam ser mensuradas, e as métricas passam a ser o jeito de medir os resultados.
A realização de clipping pode ser verificada por meio das métricas e, assim, o assessor avalia quanto conquistou com a mídia espontânea. Nesse caso, é possível comparar o valor que seria gasto em anúncios com os ganhos da empresa a partir da publicação por conta do release divulgado. Ou seja, o ROI é avaliado e pode ser apresentado para o gestor.
A assessoria de imprensa na era digital é bastante diferente daquela que conhecíamos. Essa mudança é fundamental, e os profissionais precisam se adequar para garantir seu lugar no mercado de trabalho. Portanto, o assessor agora está bastante envolvido com o marketing digital e saber trabalhar na área garante melhores resultados.
Então, aproveite para conferir como se qualificar para começar a sua carreira em marketing digital!