Em meados da década de 1980, a internet começou a ganhar forma e se difundiu rapidamente para diferentes propósitos. Cada vez mais, a web é usada para questões comerciais e, assim, o web marketing também começou a se desenvolver devido a mobilidade e interatividade. Com isso, é mais fácil ampliar os negócios da sua marca.
Contudo, o planejamento estratégico é fundamental para garantir a eficiência das ações. Aos poucos, isso foi sendo aprimorado, o que levou a uma melhor estruturação do web marketing.
Acompanhe este post para entender o que é web marketing, quais suas vantagens e como criar uma boa estratégia!
O que é web marketing?
De modo geral, o web marketing surgiu antes do que hoje conhecemos como marketing digital. Dessa forma, são usadas estratégias e ferramentas de comunicação estabelecidas na internet. O intuito é promover produtos, serviços, personalidades e muito mais por meio da rede mundial de computadores.
Isso soa bem familiar, não é mesmo? Pois é, o web marketing está estreitamente relacionado com o marketing digital. Os dois termos podem parecer similares e até mesmo sinônimos, mas há uma diferença primordial: os canais utilizados.
Podemos dizer que o web marketing faz parte do marketing digital, mas eles não são a mesma coisa. O web marketing usa ações na internet como canal, a exemplo da otimização de sites, e-mail marketing, entre outros. Enquanto isso, o marketing digital investe em ações em diversos canais, inclusive para TV digital e outros meios digitais.
Também chamado de marketing na web, e-marketing ou marketing na internet, as ações são classificadas como “ativas” ou “receptivas”. A abreviação WWW (World Wide Web) refere-se à navegação por uma interface multimídia. Ao usar o sistema, você consegue acessar infinitas possibilidades, como:
- textos;
- imagens;
- vídeos;
- links;
- páginas;
- formulários;
- músicas e muito mais.
Então, o conceito web marketing está mais relacionado ao tipo de utilização da internet, que pode ser feita por celulares, computadores e outros modelos de dispositivos digitais.
Como fazer uma estratégia de web marketing
Existem muitas maneiras de aplicar as técnicas de comunicação digital por meio do web marketing. Algumas estratégias consistem em otimizar seu site para ter um melhor posicionamento ou criar anúncios que promovem a sua marca. Ou seja, as ações são complementares ao marketing digital.
Graças à internet, a comunicação se tornou mais fácil, eficiente e tem escala global. Além disso, as empresas já não têm total poder, uma vez que o público já não consome conteúdos de forma passiva. Ou seja, a interatividade é um aspecto de destaque e os usuários da web ganharam voz.
Com esse poder em mãos, as marcas precisam utilizar as ferramentas certas para continuar mantendo uma boa estratégia de comunicação. Por isso, confira o que não pode faltar em seu planejamento no web marketing.
Mídias sociais
Marcar presença nas redes sociais já é uma estratégia indispensável se você quer estar na internet. As mídias sociais ultrapassam barreiras e se estabeleceram como boas ferramentas no marketing.
Muito provavelmente você já procurou conhecer mais sobre alguma empresa procurando pela página dela nas redes sociais, certo? Criar perfis faz com que a sua marca tenha mais visibilidade, promove o relacionamento com os clientes, serve como SAC e ainda tem muitas outras vantagens.
Além de tudo, as mídias sociais são um tipo de investimento considerado baixo e com bons retornos. Se você notar, as plataformas estão até investindo em shoppings dentro das redes, o que facilita a compra pelos usuários. Ou seja, é uma oportunidade para você gerar mais vendas.
Outro ponto muito interessante é que você pode criar anúncios segmentados para atrair mais leads. Portanto, confira em quais redes sociais seu público-alvo está presente e comece a investir em conteúdos para sua audiência.
E-mail marketing
Já imaginou ter um canal de comunicação direta com seus leads para nutrí-los com seus conteúdos e ofertas? O e-mail marketing é a ferramenta perfeita para isso, além de ter um custo baixo com um ótimo ROI (Retorno Sobre Investimento).
O e-mail foi uma das primeiras formas de comunicação na web. Mesmo que já tenham se passado décadas, continua sendo uma ferramenta muito útil e indispensável nas estratégias, sobretudo no web marketing.
Esses variados tipos de e-mail marketing que você pode adotar em diferentes contextos. Seja em datas comemorativas, para mostrar novidades, apresentar ofertas e muitas outras possibilidades. São muitos benefícios e você ainda pode contar com ferramentas de automação para otimizar ainda mais suas campanhas. Baixe o ebook de como vender com Email Marketing
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Otimização SEO
Quando falamos sobre web marketing, uma das estratégias mais importantes diz respeito à otimização. Colocar em prática as técnicas de SEO são essenciais para que as páginas sejam facilmente encontradas nos mecanismos de buscas. Portanto, para que seu site fique no topo dos buscadores, essa ferramenta é importantíssima.
Cumprir os requisitos técnicos de otimização On Page e Off Page é o caminho para que suas páginas atraiam maior tráfego orgânico. Afinal, a quantidade de acessos contribui para que outras estratégias possam performar melhor.
Nesse sentido, o marketing de conteúdo tem um papel fundamental, pois a criação de blogposts, vídeos, e-books e outros materiais servem como porta de entrada. Dessa forma, novos leads podem chegar e entrar no funil de marketing.
Campanhas de anúncios
Apesar dos esforços para otimizar páginas e conquistar resultados organicamente, é possível melhorar ainda mais com a criação de anúncios. O investimento em mídia paga é bem interessante no web marketing, pois é uma ferramenta para atrair clientes tanto no Google quanto em redes sociais.
O tráfego pago serve para que você crie campanhas que aumentam a visibilidade da sua empresa. Além disso, os anúncios têm um bom alcance e você cria ações bastante segmentadas. Ou seja, a campanha impacta o público que tem mais chances de compra.
O uso de campanhas de anúncios gera mais valor e ajuda a maximizar seus resultados. Assim, você desperta a atenção dos consumidores, gera mais autoridade para sua marca e pode conquistar novos clientes.
Conheças as principais vantagens do web marketing
O web marketing beneficia desde empresas de grande porte até negócios menores, que ainda estão começando e não sabem muito bem como se firmar no mercado. Conquistar um espaço online é o início para que outras estratégias de vendas sejam colocadas em prática.
Confira a seguir algumas vantagens de se investir em web marketing!
- Você entende melhor seu público;
- Tem a possibilidade de conquistar mais clientes;
- Recebe feedbacks dos seus clientes;
- Posiciona seu negócio de forma mais eficiente;
- Melhora o relacionamento com o público;
- Segmenta seu público de acordo com os dados obtidos;
- Gera mais leads e oportunidades de vendas;
- Destaca seus diferenciais competitivos;
- Educa o mercado no seu nicho de atuação;
- Aumenta o alcance e o conhecimento de marca;
- Maior interatividade com o público;
- Tem maior fidelização dos clientes.
A implementação do web marketing entrega muitos benefícios ao seu negócio. Portanto, conhecer as ferramentas e saber desenvolver boas estratégias fazem toda diferença. Então, aproveite o mundo digital e comece a construir sua presença online e melhorar a performance da sua marca!
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