Qualquer empreendedor com um negócio ativo atualmente sabe da importância de investir em estratégias digitais. A pandemia de Covid-19 escancarou ainda mais a necessidade das marcas estarem presentes na web, principalmente quando fomos obrigados a nos isolar em casa.
Naquele momento de distanciamento e isolamento social, as compras em e-commerces dispararam. Foi um crescimento de 40% em um ano de pandemia, segundo dados da agência Conversion.
Nesse contexto de alta nas compras online, a forma como os usuários encontram produtos podem influenciar na decisão de compra. O Google Shopping já é uma ferramenta conhecida por quem costuma comprar em lojas virtuais, uma vez que é um grande facilitador para achar os melhores produtos com menores preços.
O Google Merchant entra como uma alternativa para melhorar a experiência de compra dos consumidores. Então, confira neste post o que é, as vantagens da ferramenta e como configurá-la.
O que é Google Merchant?
Sabe os produtos que aparecem no Google Shopping quando você pesquisa no mecanismo de buscas? Pois bem, esses itens só aparecem na página porque eles foram adicionados no Google Merchant Center.
Portanto, o Google Merchant é a ferramenta em que são feitos uploads de dados de produtos para que eles apareçam no Google Shopping. Dessa forma, o serviço é oferecido pelo Google Ads e são criados anúncios para que os itens sejam exibidos na lista.
Quando o cadastro dos produtos é realizado no Google Merchant, as informações são disponibilizadas para os compradores. Ou seja, os dados sobre a loja virtual e as mercadorias são visíveis quando um usuário faz a pesquisa no Google.
A ativação por meio do Google Merchant permite a exibição de dados em diversas plataformas do Google, como anúncios no Shopping, Shopping Actions e outros serviços disponibilizados pela empresa.
Quais as vantagens de usar a ferramenta?
O uso do Merchant Center tem alguns benefícios notáveis na estratégia de vendas. Uma das vantagens que merece destaque é o custo menor, uma vez que o custo médio por clique no Shopping pode ser mais barato do que os valores praticados no Adwords.
Outro grande benefício é que o Merchant tem a opção de remarketing dinâmico. Dessa maneira, a ferramenta analisa os produtos que já foram visitados e mostra novamente para os consumidores. Além disso, você pode adicionar mensagens personalizadas para aumentar as chances de venda.
O Google Merchant é o início das etapas para começar a divulgar produtos e criar campanhas no Shopping Ads. Depois de ativado, você consegue editar o inventário de itens e as informações fornecidas nos anúncios.
Como ativar o Google Merchant Center?
A primeira etapa para começar é criar uma conta no Google Merchant Center. Não há mistérios, pois isso é feito de forma prática e bem intuitiva. Confira os passos que você deve seguir:
- Crie um e-mail Google (de preferência, use o mesmo utilizado na conta Adwords);
- Abra o navegador e acesse o site do Merchant Center;
- Insira os dados de contato e as informações comerciais pedidas;
- Escolha o modo de finalização de compra;
- Prepare os dados sobre seus produtos ou sincronize com a sua plataforma de comércio eletrônico;
- Insira as informações sobre os produtos;
- Escolha as preferências de e-mail;
- Aceite os Termos de Serviço do Merchant Center.
Como configurar Google Merchant Center?
Para usar bem a ferramenta e todas as suas funcionalidades é preciso fazer a configuração na plataforma. A criação de anúncios no Google Shopping tem muitas vantagens e pode fazer com que suas vendas tenham um bom aumento. No entanto, a parte de configurar as campanhas é extremamente importante para ter uma boa performance.
Se você configurar adequadamente o Merchant Center, os anúncios dos seus produtos serão mais atrativos e podem alavancar as vendas da sua loja virtual. Portanto, alcançar os consumidores de uma maneira mais ágil e que seja eficiente não é nada difícil, é só saber fazer as configurações certas para seu público.
Dito isso, aqui estão algumas dicas de como você pode fazer a configuração do Google Merchant para aproveitar ao máximo as funcionalidades dessa ferramenta.
Frete e impostos
Existem algumas configurações que são essenciais, como as informações de frete e impostos. Sem esses dados, o Google não permitirá que as suas campanhas do Shopping sejam exibidas.
Assim como em outras configurações, ajustar essas informações é bem fácil. Primeiro, clique na opção “impostos” que fica no menu de navegação que fica à esquerda e configure.
Já as configurações de frete são ajustadas na aba de envio. Entretanto, a edição é um pouco mais complexa, pois exige informações como preços, locais, pesos e opções de envio das mercadorias.
Feed de produtos
Depois de configurar as opções de frete e os impostos, chega a etapa de criar o seu feed de produtos. Essa parte é importante para selecionar as mercadorias que serão mostradas no Shopping.
- Vá na aba de “produtos”, localizada no menu à esquerda;
- Clique na opção “feeds”;
- Carregue o arquivo que tem as configurações dos produtos (pode ser em formato “.txt” ou “.cvs”);
- Selecione a opção de conectar o feed pelo API Content for Shopping;
- Por fim, inclua o seu novo feed em um URL que as informações são atualizadas de forma dinâmica.
Depois de concluir esses passos, espere até 72 horas para verificar se o feed foi aceito, reprovado ou se ainda está pendente.
Os produtos precisam ter uma boa descrição (não esqueça de usar palavras-chave!), imagens de qualidade e informações sobre a mercadoria como por exemplo:
- Fabricante;
- Preço;
- Link para página do produto;
- Atributos (cor, tamanho, gênero etc);
- Valor do frete e outras informações.
Adicionar novas listas de produtos
Depois de concluir as configurações iniciais, você pode adicionar outros produtos. Para fazer isso, veja abaixo quais passos seguir:
- Conheça as políticas para fazer listas de produtos;
- Conheça as políticas para fazer anúncios de inventário local;
- Escolha a opção de fazer upload do feed de produtos e também do inventário de produtos locais;
- Clique em listar produtos locais para selecionar o feed de forma gratuita.
Como anunciar as listas do Merchant Center?
Depois que as suas listas de produtos estão prontas, é hora de anunciar as mercadorias. Assim como nas outras etapas, a criação de anúncios é bem simples.
- Comece com o cadastro dos produtos;
- Selecione a opção de vincular os itens cadastrados ao Google Adwords;
- Faça o login no Google Adwords;
- Escolha a opção “campanhas”;
- Clique no botão (+) para adicionar;
- Selecione a criação de nova campanha;
- Na guia tipo de campanha, escolha a opção “shopping”;
- Marque os objetivos da campanha;
- Por fim, configure o orçamento dos anúncios e salve.
Essa é uma ferramenta indispensável se você trabalha com vendas online. O Google Shopping é uma alternativa fácil e eficiente para fazer a comparação de produtos e até mesmo conhecer novos estabelecimentos. Então, o melhor a se fazer é aproveitar todo o potencial que a plataforma oferece.
Agora que você já sabe como fazer todas as configurações no Google Merchant Center, comece a criar campanhas de sucesso no Google Shopping. Você verá como isso será importante para impulsionar as vendas e também atrair mais usuários que podem se tornar seus clientes.
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