Aprenda a usar a Matriz Ansoff para planejar sua estratégia empresarial

matriz ansoff O planejamento estratégico é essencial para estabelecer objetivos, metas e para traçar o melhor caminho para sua marca. Uma das ferramentas que pode ser usada para planejar estratégias de crescimento é a Matriz Ansoff.

Desde o início do plano de negócio são usadas ferramentas interessantes para organizar a empresa, como por exemplo a análise SWOT. Uma delas é a Matriz Ansoff, utilizada para que o empreendedor conheça oportunidades e consiga estabelecer quais rotas de ação devem ser seguidas.

O desenvolvimento empresarial é muito beneficiado pelo uso da ferramenta. Por meio de quatro pilares, a Matriz Ansoff é um jeito de criar um plano tático que auxilia no alcance de resultados mais positivos.

Agora, você vai entender o que é a Matriz Ansoff, como ela funciona e de que maneira pode ser usada no seu negócio.


DefiniçãoO que é a Matriz Ansoff e onde ela surgiu?

A matriz tem esse nome por causa de seu criador, o professor de Engenharia e Matemática Igor Ansoff, que viveu até o século XX. O profissional ficou famoso como o pai da gestão estratégica, além, é claro, da criação do modelo que leva seu sobrenome.

A visão de Igor era diferente das de outros profissionais da gestão. Enquanto os pioneiros acreditavam que uma organização precisa resolver os problemas de crescimento de maneira interna, Ansoff acreditava que isso só seria possível ao olhar para todo o contexto. A partir disso, a empresa conseguiria crescer.

Essa ideia foi o primeiro passo para a criação do que se tornaria uma ferramenta muito conhecida no meio empresarial: a Matriz Ansoff.

O professor elaborou o modelo para projetar caminhos considerando a realidade macro. Dessa forma, a empresa conseguiria se desenvolver e ter sucesso.

Com um design bem simples e que tem apenas dois eixos (mercados e produtos), o modelo cruza elementos que são capazes de criar novas oportunidades para o negócio. Além disso, existe a possibilidade de ampliar e explorar as que já existem.

O segredo está na diversificação e expansão de mercados e produtos, sejam eles novos ou já existentes. Para isso, existe a combinação de 4 cenários – 4 estratégias que podem ser aplicadas de acordo com a realidade empresarial.


Na práticaComo funciona e para que serve essa ferramenta?

A Matriz de Ansoff é uma ferramenta simples, ou seja, que pode ser aplicada independentemente do perfil da empresa. De modo geral, é só preencher a tabela com as informações do seu negócio para perceber onde está a sua vantagem competitiva.

As diferentes combinações ajudam a entender o contexto e dão insights interessantes para as tomadas de decisões. Essa é uma ferramenta de análise, planejamento e gestão que otimiza a criação de um plano de ação.

Traçar a matriz da sua empresa significa que os gestores terão uma visão mais ampla dos cenários. Assim, é possível reconhecer e explorar os pontos fortes e trabalhar nos pontos fracos.

Portanto, a ferramenta consegue ajudar na construção de ideias e aponta alternativas para seguir e evitar problemas. Porém, tudo isso varia conforme o tamanho da empresa, o nicho de atuação e as características do negócio.

A matriz também é conhecida como Tabela de Expansão de Mercado, utilizada para fazer análises e planejar as estratégias de negócios. Por fim, veja as 4 ações desse modelo.

Penetração de mercado

A penetração combina um mercado e um produto que já existem. O objetivo é fazer com que a empresa consiga captar leads e fidelizar seus consumidores para abocanhar uma fatia maior do mercado.

Desenvolvimento de mercado

Diferentemente da penetração de mercado, o desenvolvimento é a combinação de um produto existente em um mercado novo. A ideia é levar produtos que a empresa já oferece para outros lugares — como na abertura de um um estabelecimento em outra cidade, por exemplo.

Desenvolvimento de produtos

Aqui temos um novo produto em um mercado já existente. Portanto, é a inserção de novidades, como novas linhas de produtos ou serviços com a intenção de suprir as necessidades dos consumidores.

Diversificação

Por último, temos a combinação de um novo produto em um novo mercado. O cenário desafiador costuma apresentar riscos maiores, pois as variáveis são maiores — bem como os esforços para fazer dar certo. A diversificação existe em dois tipos:

  • Diversificação relacionada: quando há conexão com o segmento inicial
  • Diversificação não relacionada: quando a empresa tenta entrar em um novo segmento e lança produtos não relacionados com sua atividade inicial

matriz ansoffComo aplicar a Matriz Ansoff?

Algumas etapas são bem importantes na aplicação do modelo Ansoff, por isso, confira como colocá-lo em prática:

  • Reúna as informações e dados sobre a sua empresa, o mercado e a concorrência
  • Entenda o que colocar em cada quadrante da matriz
  • Avalie a aceitação dos seus produtos que já estão no mercado
  • Analise o mercado, construa seu plano de marketing e as ações que devem ser executadas
  • Estude qual a melhor alternativa entre as 4 estratégias disponíveis (penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto ou diversificação)
  • Verifique se está na hora de inovar para se destacar no mercado e se a empresa tem condições para a execução do projeto
  • Entenda o ciclo de vida do produto e utilize recursos para otimizar processos
  • Identifique as melhores oportunidades e veja quais ativos pode explorar
  • Avalie continuamente as ações para fazer ajustes e melhorar a experiência dos clientes
  • Observe cada um dos aspectos da matriz e monte uma tática mais assertiva para a sua tomada de decisões

O crescimento empresarial é o sonho de qualquer negócio. Nesse sentido, o uso da Matriz Ansoff é uma das ferramentas mais interessantes para elaborar estratégias que levem ao desenvolvimento da empresa. Por meio desse recurso, os gestores conseguem enxergar as alternativas com maiores chances de sucesso, algo essencial antes de colocar o planejamento em ação.

Se você gostou desta ferramenta, veja então como criar um plano de continuidade de negócios em 5 passos!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: