Antigamente, os clientes eram atraídos apenas por meio de ações em outdoors, TV, rádio e outros meios — o tal Outbound Marketing, ou marketing tradicional. Entretanto, isso foi mudando no ritmo que a internet ganhava mais espaço e as empresas percebiam que aquele era um bom espaço para buscar consumidores.
Assim, o mundo digital cresceu e foram desenvolvidas outras estratégias adaptadas, como é o caso do marketing digital. Nesse meio tempo, surgiu uma nova metodologia em que os consumidores seriam mais ativos e descobririam as marcas, servindo como um imã. Esse método é o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.
Caso você ainda esteja começando na área, não se preocupe, pois esse rápido guia de Inbound Marketing para iniciantes vai ajudar você. A partir desses conhecimentos, será ainda mais fácil entender o funcionamento da estratégia para ter resultados melhores.
Neste artigo, veja como iniciar a sua empreitada de aprendizado para entender mais sobre Inbound Marketing!
A metodologia do Inbound Marketing
Os modelos mais tradicionais de marketing eram bem mais invasivos e costumavam interromper as pessoas — como as propagandas de TV. A grande diferença da metodologia Inbound é que ela faz totalmente o oposto. Ou seja, o objetivo é atrair o contato das pessoas para que elas comecem a conhecer e se interessar pelo produto.
A partir da atração, outras etapas se seguem. Isso ocorre para levar o consumidor até o momento da compra e, posteriormente, fidelizá-lo para que ele volte a comprar com a empresa.
Isso acontece porque o Inbound Marketing se estrutura nos seguintes pilares: conteúdos relevantes, segmentação do público, automação de processos e análise de resultados.
Conheça os 4 passos da metodologia Inbound Marketing
Esses 4 passos também constituem o que chamamos de funil de vendas, em o visitante passa por cada fase até estar preparado para efetuar a compra.
Atração
A primeira fase usa ferramentas e estratégias para atrair o público. Dessa forma, primeiro é criada a persona, que é feita com base nas características de quem seria o cliente ideal da marca. O foco é entender os interesses e necessidades das pessoas e mostrar como o produto ou serviço da empresa pode ajudar nisso.
Outro processo essencial é a otimização, em que são utilizadas as técnicas de SEO para que os usuários encontrem a marca na web. Nesse sentido, são usadas palavras-chave para aumentar a visibilidade das páginas, tanto no site quanto no blog.
As redes sociais também são importantes para a etapa de atração, pois muitas pessoas descobrem marcas novas por meio delas. Por isso, é fundamental criar conteúdos relevantes e ter um cronograma de postagens. Além disso, a interação com o público é outro aspecto indispensável para ter mais engajamento e impacto nas mídias.
Conversão
A etapa de conversão é quando já houve o primeiro contato — que acontece principalmente por meio do blog. Assim, é preciso convertê-los em leads.
Após atrair a persona, o objetivo é fazê-la criar um relacionamento mais longo com a marca. Para isso, deve-se fazer uma troca de contato, em que são pedidas informações de e-mail ou número de telefone por meio de estratégias como a assinatura de newsletter, cadastro em landing page, oferta para baixar materiais ricos, call to actions e outras alternativas.
Quando o lead fornece suas informações de contato ele entra no funil de vendas e começa a ser nutrido. A nutrição é feita com o envio de e-mail marketing que contenham conteúdos separados através da segmentação. Dessa maneira, a estratégia é personalizada e as chances do lead seguir para a próxima do funil é ainda maior. Baixe o KIT da Jornada de Compra
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Fechamento
O fechamento é o momento mais importante dentro do Inbound Marketing. Primeiro, a identificação das oportunidades de vendas é fundamental para guiar os leads até essa fase. Não é qualquer lead que está preparado para ser abordado pelo time de vendas.
Portanto, deve-se utilizar ferramentas de automação e técnicas de lead scoring para analisar o engajamento dos leads e entender se está na hora de tentar a venda. Uma ferramenta de automação é indicada para separar os leads de acordo com seu preparo e, assim, distinguir as melhores oportunidades de vendas por meio do histórico de navegação, páginas visitadas e muito mais.
Encantamento
Por fim, chega a hora de encantar o cliente e fidelizá-lo. O último estágio do Inbound Marketing é tão importante quanto os demais, uma vez que assim a clientela têm ainda mais chances de voltar a comprar na empresa.
A relação com o consumidor não deve acabar após a venda. A etapa de encantamento é a fase de criar relacionamentos de longo prazo e fazer com que os clientes se tornem promotores da marca. Assim, além de comprarem novamente, eles ainda atraem outros clientes para o negócio.
Conhecimentos necessários para começar a trabalhar com Inbound Marketing
A partir do momento que você entende como funciona a metodologia Inbound Marketing ficará mais fácil aprender por onde começar. Essa é uma estratégia que garante excelentes resultados quando é bem planejada e aplicada, e não é à toa que muitas marcas a utilizam atualmente.
Nesse contexto, existem conhecimentos que são básicos para começar na estratégia Inbound. Portanto, venha descobrir o que estudar e o que você deve saber para começar a trabalhar com Inbound Marketing!
- Persona
- Marketing de conteúdo
- SEO
- Blog;
- Site;
- Mídias Sociais;
- Landing Pages;
- Formulários;
- Call to actions (CTA);
- CRM;
- CRO;
- E-mail marketing;
- Automação;
- Sucesso do Cliente
Assim como outras estratégias que são baseadas no meio digital, o Inbound Marketing precisa ser acompanhado e mensurado. Cada uma das ações podem ser analisadas por meio das métricas, que apontam os resultados das campanhas.
É dessa forma que você poderá ver o que está indo bem, quais pontos precisam ser mudados e outros dados e informações importantes. O uso de ferramentas é essencial para acompanhar as métricas, automatizar processos, reduzir custos e otimizar a estratégia.
Por meio da construção de relacionamentos mais duradouros com os clientes, a marca consegue uma expansão ainda maior. Esse guia de Inbound Marketing para iniciantes é apenas um apanhado sobre essa metodologia que faz tanto sucesso. Se quiser aprender mais, há muitos conteúdos no nosso blog que ajudarão nessa trajetória de aprendizado.
Agora que você sabe mais sobre Inbound Marketing, que saber como utilizar a automação de marketing em sua estratégia?