As carreiras digitais estão em alta há bastante tempo. As carreiras em marketing digital são bastante diversificadas, desde a criação de conteúdos até as estratégias de vendas mais complexas para lojas virtuais. No meio disso, o analista de e-commerce tem papel fundamental no funcionamento de empreendimentos do comércio eletrônico.
O profissional do e-commerce tem imensa importância quando falamos de venda online. Aliás, durante a pandemia as vendas pela internet cresceram 27%, gerando uma receita de R$ 161 bilhões em 2021. Portanto, não há dúvidas que esse modelo de compras veio para ficar.
Dado esse contexto, a importância do analista de e-commerce fica ainda mais evidente, pois ele contribui na gestão e nas operações de um e-commerce. Para que um empreendimento online tenha sucesso, a administração do negócio é fundamental.
Diante disso, venha entender o que um analista de e-commerce faz e qual a importância do profissional para a eficiência de uma loja virtual!
O que o analista de e-commerce faz?
De maneira geral, o analista de e-commerce é a pessoa responsável por todas ações relacionadas à operação de uma loja virtual. Dessa forma, o profissional realiza uma grande diversidade de atividades e, por esse motivo, deve entender bem do funcionamento do comércio eletrônico.
Entre as atividades que o analista de e-commerce realiza no dia a dia estão o cadastro de novos produtos na plataforma, por exemplo. Essa é a atuação mais básica da função, mas também existem outras atribuições — entre elas a criação de campanhas de marketing digital para divulgar a marca e seus produtos.
Portanto, dominar as boas práticas e conhecer bem o funcionamento das redes sociais é um requisito essencial para ocupar o cargo. Além disso, essa atividade não para por aí, o analista também precisa entender sobre anúncios na web, bem como a análise de métricas nas mídias sociais.
Na plataforma de e-commerce, uma das funções mais básicas é cadastrar, editar e acompanhar os produtos disponíveis na loja virtual. O profissional processa os pedidos, gera relatórios de vendas, fica por dentro das tendências do setor para aplicá-las no negócio e também tira dúvidas dos consumidores.
A partir dessas atividades, o analista de e-commerce consegue analisar dados e apresentar para os gestores como está o andamento da loja virtual, os pontos fortes e fracos, a lucratividade e outras informações.
Portanto, o profissional mede o sucesso do empreendimento virtual e busca soluções para otimizar os processos e melhorar a experiência dos consumidores dentro do e-commerce. Baixe o KIT da Jornada de Compra
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Quais são as principais atividades desse profissional?
As responsabilidades de um analista de e-commerce podem mudar bastante. De maneira geral, é importante conhecer a empresa como um todo e ter uma visão 360º do negócio, entendendo os processos internos.
No entanto, estamos falando aqui de um profissional que seria completo — mas as atividades podem variar de acordo com a área de atuação do analista. A divisão é feita entre os que atuam na performance e cuidam da parte relacionada a campanhas e análise de métricas, os que trabalham com o atendimento aos clientes e buscam soluções para os problemas apresentados, entre outros segmentos dentro de uma loja virtual.
Ou seja, as atividades são diversificadas e dependem muito da atuação do analista dentro da empresa. Os empreendimentos de menor porte nem sempre têm orçamento para investir em um profissional para cada área, por exemplo, e então é necessário buscar alguém mais completo e que atenda a variadas demandas.
Ainda assim, constam entre as atribuições de um analista de e-commerce as seguintes atividades:
- conhecimento sobre gestão de vendas
- entender sobre processos do varejo online
- conhecer sobre marketing digital e estratégia online (anúncios, campanhas de e-mail, mídias sociais, relatório de métricas etc.);
- atendimento e relacionamento com clientes;
- entender sobre plataformas e software de e-commerce;
- analisar design e outros aspectos relacionados à responsividade e usabilidade da loja virtual;
- prever as necessidades dos consumidores e identificar as oportunidades;
- cadastrar produtos, acompanhar estoque e entrega de produtos;
- entendimento sobre logística e logística reversa.
Qual a importância do analista de e-commerce em uma loja virtual?
Como já deve ter ficado evidente, o analista de e-commerce é uma contratação indispensável em qualquer loja virtual que deseje que o negócio realmente dê certo. Por mais que pareça simples, vender na internet exige conhecimento sobre uma série de assuntos.
Além do mais, as lojas virtuais estão crescendo muito nos últimos anos. Por isso, ter um profissional que tenha conhecimento sobre estratégias de vendas na web e entenda da parte técnica é fundamental.
O que buscar em um analista de e-commerce?
Os clientes que compram em lojas virtuais estão acostumados com outras experiências, diferentemente daquelas que temos ao comprar em lojas físicas. Portanto, entender como funciona o meio online e o que os consumidores querem e esperam do seu empreendimento faz toda diferença.
Ou seja, não é qualquer pessoa que sabe gerenciar um e-commerce.
O cliente de lojas virtuais geralmente faz pesquisas antes de decidir se vai comprar ou não um produto. O comportamento do consumidor online está muito ligado à experiência e, consequentemente, à satisfação de comprar naquele empreendimento.
Por isso, é necessário entender o perfil dos consumidores para proporcionar uma experiência agradável e enriquecedora em todas as etapas da jornada do cliente. Afinal, isso é imprescindível para garantir a fidelização da clientela e, melhor ainda, destacar a loja virtual em meio a tantas concorrentes.
A compreensão sobre a utilização de plataformas de e-commerce, quais são as suas funcionalidades e como aproveitá-las ao máximo também é fundamental entre as competências de um bom analista.
Somente os softwares não são capazes de aumentar as vendas da sua loja virtual, é preciso alguém que saiba o que fazer com as ferramentas disponíveis — e essa pessoa é o analista de e-commerce.
O analista de e-commerce é o profissional mais qualificado para auxiliar na construção de estratégias para lojas virtuais. Esse profissional tem as habilidades certas para entender as necessidades do público e usar essas lacunas para oferecer o produto certo na hora certa. Portanto, não há como um empreendimento virtual crescer o conhecimento de um bom analista.
Percebeu a importância desse profissional? Agora, entenda por que investir em automação para e-commerce e os principais recursos disponíveis nessa ferramenta!
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