O que é o e-mail marketing institucional?
Antes de mais nada, é interessante saber o que diferencia o e-mail marketing institucional das outras categorias. A resposta é muito simples: uma peça institucional transmite valores, ideais e projetos de uma instituição, sem necessariamente conter uma mensagem de venda imediata.
Mas isso significa que um e-mail marketing institucional não lhe fará vender mais? Não. Na verdade, é muito pelo contrário. Apesar de não ter um caráter comercial em um primeiro momento, essa categoria de e-mail visa fortalecer a relação entre consumidor e marca, criando um laço de confiança que, mais tarde, terá um forte impacto na escolha de consumo do público-alvo.
O que pode ser abordado em um e-mail marketing institucional?
Talvez você esteja se perguntando qual é o conteúdo de um e-mail marketing institucional, já que ele não apresenta diretamente uma oportunidade de negócio para o leitor. Mas existem muitas formas de se aproximar do público sem vender e, no e-mail marketing institucional, o objetivo é justamente esse.
Você pode compartilhar projetos que fazem parte do seu escopo, diferenciais presentes no DNA da sua empresa, os valores que os movem e, principalmente, conteúdos que sejam do interesse do público.
É possível, por exemplo, divulgar uma nova iniciativa da sua marca, contando brevemente os motivos que os levaram a trazer essa novidade ao consumidor e como ele poderá se beneficiar com isso.
Também é válido celebrar datas e momentos especiais, materializando o tom da sua empresa em mensagens que, apesar de não oferecerem um produto, demonstram que vocês estão presentes em todos os momentos do ano. Baixe o ebook sobre Cores no Email Marketing
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Como chamar atenção com e-mail marketing institucional?
É preciso considerar que, quando distribuímos um e-mail marketing institucional, estamos trazendo um conteúdo que não necessariamente oferecerá uma vantagem ao consumidor em um primeiro momento.
Mas essa é justamente a vantagem dessa categoria, desde que saibamos como usá-la. Em tempos em que a caixa de entrada dos internautas está abarrotada de promoções e ofertas criadas a partir da automação de marketing, é refrescante encontrar um conteúdo que de fato tenha sido feito para criar um diálogo genuíno.
Então, use isso como um diferencial. Conheça algumas das nossas técnicas para melhorar os resultados do seu e-mail marketing institucional:
Comece com o pé direito
Dar as boas-vindas a um novo cliente é uma maneira de começar a relação do jeito certo. Por isso, um e-mail receptivo é indicado logo depois que o seu usuário se registrou como um lead ou realizou um cadastro no seu site. Mas lembre-se de fazer isso de um jeito inovador. Traga razões pelas quais o consumidor fez uma boa escolha ao se cadastrar, listas de conteúdos que você oferece como benefício e vantagens que ele terá ao acompanhar seus e-mails.
Realize testes A/B constantemente
Assim como nas redes sociais e nos e-mails tradicionais, realizar testes A/B em suas réguas de e-mail de marketing institucional é essencial. Esse recurso lhe ajudará a entender quais detalhes proporcionam um desempenho melhor aos seus projetos.
Mantenha o diálogo aberto
Quando você se comunica, quer ser respondido. Com o e-mail marketing institucional, não é diferente. Apesar de não estar oferecendo um produto, é possível ter um retorno do seu consumidor através dessa modalidade de mídia.
Afinal, uma boa estratégia é trazer assuntos que permitam que as pessoas, de alguma forma, continuem com o diálogo. Seja de uma forma literal, em que você faz perguntas e pede para que as pessoas compartilhem experiências, ou de uma maneira mais subjetiva, como induzindo o leitor a ler uma matéria completa no seu blog ou o encaminhando para outra fase do funil de vendas.
Use o Storytelling
O Storytelling é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo empresarial. Essa prática consiste em trazer técnicas narrativas para o ambiente das marcas, criando uma história para chegar ao seu público de uma maneira mais humana e genuína.
Para isso, é essencial pensar em um “começo, meio e fim”. Ou seja: inicie uma jornada ao lado do leitor, traga desafios que gerem curiosidade nele e que, por fim, terão um desfecho interessante para ambos os lados.
Você pode criar, por exemplo, uma série de e-mails que recontam a história da sua empresa de um jeito envolvente. Se a redação e a arte forem bem produzidas, seu leitor criará curiosidade para saber o que virá depois e seguirá abrindo seus e-mails e criando um vínculo com a sua empresa.
Deixe seus produtos e serviços sempre nas entrelinhas
O fato de não ser um e-mail comercial não quer dizer que seu e-mail marketing institucional não pode dar indícios de como seus produtos ou serviços são úteis. O segredo para um bom e-mail marketing institucional é conseguir, de maneira orgânica, introduzir seu catálogo dentro das narrativas sem que isso soe forçado.
Por exemplo: você pode contar a história de um cliente satisfeito e como ele se relacionou com a sua empresa e, no meio dessa narrativa, falar sobre como o seu produto fez a diferença para ele.
No entanto, o foco deve permanecer no protagonista dessa jornada e nos valores da sua marca.
Termine sempre com um Call To Action
Talvez você esteja se perguntando como terminar um e-mail marketing institucional. Apesar de não indicar necessariamente um produto, ele deve sim levar o cliente a algum lugar com um Call To Action. Você pode convidá-lo a conhecer seu site, visitar uma Landing Page, saber mais sobre seus produtos ou até mesmo interagir com vocês de alguma maneira.
Além disso, o botão será importante para que você possa avaliar quantas pessoas chegaram ao fim do seu e-mail e optaram por clicar na ação indicada por você.
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Como um e-mail marketing institucional pode aumentar as vendas da sua empresa?
Com o tempo, se sua linha de e-mail marketing institucionais forem condizentes e atraentes, seu cliente passará a ter uma visão mais realista sua e perceberá que a relação que ele tem com você não precisa se limitar ao processo de compra.
Ele notará que você se posiciona como um parceiro e que é possível ter um diálogo com você sem que isso resulte necessariamente em um custo. Ele passará, portanto, a relacionar sua marca com um alto padrão de qualidade em serviços e produtos e, quando surgir a demanda de investir em algum deles, ele lembrará de você.
A parte mais estratégica desse recurso é justamente essa: pode ter contato com o público mesmo que ele não esteja em uma fase quente do funil de vendas.
Exemplos de e-mail marketing
Nós separamos alguns exemplos de e-mail marketing institucional para lhe inspirar. Confira:
Pet Love
O e-mail do Dia Mundial da PetLove trouxe listas de produtos eco-friendly, brinquedos reciclados e muito mais.
Bidu Seguros
Já a Bidu Seguros optou por trazer conteúdo relevante, dando dicas de como comprar uma casa sem entrada.
Genera
A Genera celebrou o Dia do Café com um texto criativo e com uma relação ao seu serviço.
Agora é a sua hora de usar essa estratégia de marketing digital
Com todas essas dicas, você tem tudo para criar um excelente modelo de e-mail marketing institucional.
Se você precisar de uma ajuda, não se preocupe: a Dinamize está aqui para isso. Possuímos diversos serviços de automação que facilitarão sua chegada aos consumidores. Somos especialistas em marketing digital e temos soluções inovadoras para que você consiga aumentar suas vendas online.
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