Al Ries, um dos principais autores da área do marketing mundial, uma vez disse que “o marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções”. A frase é ousada, mas cabe muito bem para a nossa lição de hoje.
Em tempos em que a atenção do público é disputada em duras competições, ter uma fonte de informação é se posicionar estrategicamente na jornada por conversão e fidelização do público.
É por isso que plataformas como o SurveyMonkey têm recebido tanta notoriedade: através dele é possível criar um canal de conexão com o público e acessar informações que mudarão os rumos do seu planejamento digital e que não poderiam ser adquiridas de outra forma.
Quer saber como esse recurso pode lhe ajudar? Continue a leitura!
O que é o SurveyMonkey?
O SurveyMonkey é uma plataforma digital que permite ao usuário criar pesquisas personalizadas, com uma enorme gama de funcionalidades e com uma fácil disseminação e tabulação.
Desenvolvida ainda em 1999 por Ryan Finley, a empresa se consolidou no mercado assim que uma constatação ficou muito clara entre os profissionais da área: a pesquisa importa. E importa muito! Entender com clareza o ponto de vista e o comportamento do seu público-alvo é abrir portas para um nível completamente novo de comunicação. Mais do que compartilhar publicações em redes sociais, você terá a inteligência e os dados necessários para criar estratégias que atendam em tempo real ao que seus consumidores estão pensando, desejando e recusando.
Por que o SurveyMonkey se destacou?
O ramo de pesquisas de mercado é competitivo e acelerado. Afinal, a opinião do público e a forma como ele se expressa está em constante mudança. Mas ainda assim, o SurveyMonkey conseguiu se manter firme como um dos principais players do ambiente digital. Como isso é possível?
A resposta é simples: através de um sistema que se adapta ao que o usuário realmente precisa e que proporciona uma experiência simples e de fácil manuseio. Em outras palavras, é muito fácil usar o SurveyMonkey para criar pesquisas que vão das mais simples às mais complexas.
A ferramenta tem uma versão gratuita, que é ideal para quem quer conhecer as funcionalidades e se acostumar com a interface do site. Ainda assim, a versão premium é indicada para quem quer desenvolver pesquisas ainda mais eficientes e com questionamentos interativos.
Conheça alguns dos diferenciais oferecidos:
Crie um questionário
Começamos, é claro, falando da principal funcionalidade do SurveyMonkey; a criação de questionários. É possível incrementar seu formulário com perguntas de múltiplas respostas, checkboxes, escolhas de imagens, escalas de pontuação, associação com reações (carinhas felizes, tristes, surpresas, corações, etc), upagem de arquivos, caixas abertas, informações de contato, teste A/B (imagem e texto), mapa clicável e muitas outras.
Ufa! Dá pra ver que a personalização é realmente o ponto forte dessa plataforma. Usar recursos para promover interações em pesquisas é uma maneira de torná-las mais interessantes e atrativas para o público, além é claro de criar respostas mais genuínas, que se adequam perfeitamente ao que você almeja saber.
Se você preferir, pode apenas adaptar o conteúdo dos formulários prontos disponíveis. Esse recurso é indicado para quem está começando a se inteirar no universo das pesquisas e ainda não tem muita experiência.
Envio de formulários
Ter uma boa projeção de perguntas no SurveyMonkey é essencial, mas está longe de ser suficiente para ter sucesso. É preciso pensar também, é claro, no envio desse material. Pare para pensar: quantas vezes você já recebeu pesquisas de mercado ou de satisfação? E quantas dessas vezes você simplesmente ignorou e deixou para depois?
Pois é. Hoje em dia, é muito difícil captar a atenção das pessoas para que elas tirem um tempinho do dia e respondam suas dúvidas. Então, a forma como eles serão recebidos tem um impacto significativo na quantidade de respostas que você terá.
Além do método clássico de e-mails, o SurveyMonkey também permite que você envie links, compre respostas e mais. Um ponto interessante é que o entrevistado pode salvar seu andamento para terminar depois, o que aumenta ainda mais a taxa de retorno.
Já que estamos falando de tempos digitais, vale ter a facilidade de enviar sua pesquisa por e-mail, Messenger, Whatsapp, site, SMS ou o que você achar melhor. Ah, e para tornar tudo ainda mais prático, é possível contar com sistemas de integração como a Dinamize. Por aqui, acreditamos que tudo está conectado. Por isso, você pode ligar os dados que você tem no SurveyMonkey às funcionalidades da Dinamize. Assim, fica muito mais rápido e simples desenvolver uma estratégia de marketing baseada em números e fatos concretos.
Fazer essa integração é muito simples. Confira o passo a passo aqui.
Acesse resultados tabelados
A tabulação de resultados de pesquisa é um detalhe capaz de dar calafrios até mesmo nos profissionais mais experientes da área. Afinal, o processo manual pode ser extremamente complicado: é necessário contabilizar resultados, separá-los, cruzá-los, projetá-los em gráficos e só assim será possível ter um resultado claro e uma interpretação do seu público.
O SurveyMonkey entende a complexidade desse processo e investiu em uma maneira de solucioná-lo: por se tratar de um sistema totalmente digital e integrado, os dados podem ser acessados com muito mais facilidade. Basta entrar na sua pesquisa e definir a forma como você deseja vê-los. Gráficos, tabelas e porcentagens estarão disponíveis para que você possa analisá-los e combiná-los para criar insights únicos sobre a percepção do público acerca de determinado tema.
Outras ferramentas interessantes
Não poderíamos deixar de citar outros benefícios do SurveyMonkey, como a criação de equipes corporativas, onde os envolvidos podem colaborar em tempo real com um formulário, definições de método de pagamento em versão premium, compartilhamento facilitado de resultados e funcionalidades exclusivas para empresas.
Por que eu devo usar o SurveyMonkey?
Mas afinal, será que compensa usar o SurveyMonkey, ou é mais interessante apenas seguir com outros programas similares e gratuitos? A resposta depende do nível de precisão que você pretende ter com o seu questionário. Para questões mais básicas, é possível que os formatos mais básicos sejam suficientes.
Mas se você quiser transmitir uma imagem mais séria, legítima e profissional, pode ser interessante optar pelo SurveyMonkey. Principalmente se os resultados tabulados servirão para contextos muito específicos, em que a tabulação deve ser feita com perfeccionismo e detalhismo.
Se você ainda está em dúvida, nossa sugestão é fazer um teste A/B entre a versão gratuita do SurveyMonkey e uma plataforma concorrente de pesquisas. Dependendo do seu resultado, você entenderá qual marca proporciona uma experiência mais precisa e se é interessante comprar o modo Premium de alguma.
Com a SurveyMonkey, você pode definir a buyer persona do seu negócio, detectar falhas no seu processo, prever tendências, entender inseguranças dos consumidores e, principalmente, encontrar oportunidades de negócio que outras empresas do seu segmento nem sonham em ter, justamente por não terem feito as mesmas perguntas que você fez.
Muitas vezes, com o avanço da tecnologia, esquecemos de um dos métodos mais básicos, porém eficazes do marketing: um simples questionamento. Mostrar ao público que você se interessa e que quer ouvi-lo também é, por si só, uma grande estratégia de comunicação.
Quem pode lhe ajudar?
Muitas vezes, ter os resultados não é suficiente se você não soube o que fazer com eles. É aí que uma rede de apoio vem a calhar. A Dinamize entende perfeitamente o quão importante é ter um suporte para potencializar os dados sobre o seu público e oferece um sistema integrado para o SurveyMonkey. Se você quiser, pode conferir esse e todos os nossos serviços em um teste gratuito e sem compromissos. É uma excelente forma de descobrir até onde seu marketing digital pode ir, e garantimos que você vai se surpreender!