Como criar um site: principais ferramentas, dicas e muito mais!

Certas dúvidas parecem estar no ar há tantos anos que passamos a achar que só nós não conhecemos a resposta. Saber como criar um site é com certeza uma delas. Apesar da disseminação dos sites e da importância desse recurso para aumentar vendas e se comunicar com clientes, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como chegar até ele.

Hoje vamos dar um fim nas suas inseguranças. Até o final deste artigo, você saberá como criar um site bonito, responsivo, informativo e dinâmico. Você também vai notar que essa tarefa pode ser muito mais fácil do que você pensa e que seu site pode estar no ar antes do que você imaginou.

Antes de mais nada, é possível aprender como criar um site sozinho?

Você se lembra dos sites antigos? Aqueles que demoravam cerca de dez minutos para carregar completamente, eram cheios de gifs estranhos e tinham um exagero de textos?

Gif de bebê dançando
Nota da redação: se quiser saber mais sobre a história dele, aqui está (via TechCrunch)

Se você viveu na internet dos anos 90 e até do início dos anos 2000, vai se lembrar de imagens como a desse bebê dançando. Para além do saudosismo e da ótima oportunidade de usar esse gif, trouxemos esse tópico para te lembrar do quanto avançamos nesse assunto.

Hoje em dia, o foco de como criar um site está em montar algo minimalista, que informe tudo no menor tempo possível e que entregue usabilidade ao usuário – que deve encontrar o que procura sem dificuldades.

E quando os resultados esperados para um recurso mudam, o modo de fazê-lo também é alterado. Apesar de sites mais complexos exigirem a ajuda de um profissional da área de tecnologia, interfaces mais simples podem ser construídas por pessoas sem experiência em programação.

O segredo está em conhecer as ferramentas adequadas e saber quais tendências vieram para ficar na construção de sites.

Introdução ao desenvolvimento de sites

Se você está lendo esse artigo, já sabe o que é um site. Mas talvez você ainda não saiba de tudo que ele pode oferecer. Muito mais do que uma página online, ele é uma maneira de marcar presença digital e apresentar produtos e serviços aos seus clientes.

É como se você juntasse a vitrine da sua loja, a personalidade de todos os seus vendedores e o seu SAC em um único lugar. Portanto, seja sucinto, direto ao ponto, entregue um visual que traga conforto visual aos olhos do usuário e pense na experiência de compra a todo o momento.


Planeje seu site

Ok, você quer um site. Mas com qual objetivo?

Ele pode ser um comércio online, uma landing page criada com um propósito específico, uma comunidade, um local para divulgação de um evento, um portfólio online e muito mais.

Entender o propósito do seu site é o primeiro passo para pensar nas abas que você incluirá nele e como esses elementos vão se integrar. Por exemplo: caso esteja expondo produtos, focar em um modo de busca e categorização é interessante.


Escolha uma plataforma de criação de sites

Nós já comentamos que para criar um site de vendas, não é necessário investir em grandes quantias de dinheiro. Mas como isso é possível?

Bom, a resposta está nas plataformas disponíveis online para criar, gerenciar e publicar seu site. Basicamente, elas oferecem ferramentas que facilitam e simplificam o que antes só era possível através da programação de alta complexidade. Separamos alguns exemplos para você.

  • WordPress

O WordPress permite criar, personalizar e gerenciar conteúdo de forma intuitiva e flexível. Com uma ampla variedade de temas e plugins disponíveis, ele oferece benefícios como facilidade de uso, escalabilidade, otimização para mecanismos de busca e uma comunidade ativa de desenvolvedores.

  • Wix

O Wix é uma plataforma que permite criar sites profissionais com facilidade, sem a necessidade de conhecimento técnico em programação. Ele oferece recursos de arrastar e soltar, uma ampla variedade de modelos e aplicativos, além de hospedagem e suporte ao cliente.

  • Squarespace

O Squarespace possibilita a criação de sites funcionais e elegantes. Conta com vários modelos personalizáveis, tem uma ferramenta de comércio eletrônico e uma hospedagem confiável, gerando uma experiência ainda mais completa de gerenciamento de interfaces.

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Registrando seu domínio

Agora, falaremos de uma parte do desenvolvimento de sites que costumava dar calafrios para muitas pessoas, mas que hoje em dia é bem mais prática. Estamos falando, é claro, de criar um domínio.

Esse passo a passo é necessário para que seu site tenha um nome oficial, como “old.dinamize.com.br”. Uma vez que você faz o processo, é preciso unir esse domínio ao construtor de sites em questão, seguindo o protocolo indicado pela plataforma.

Nossa principal dica é: registre um domínio fácil de usar em comunicações, que tenha uma leitura facilitada e que combine com o momento da sua empresa, mas que também faça sentido por um tempo considerável para evitar mudanças desnecessárias.


Capriche no design do site

Se você já trabalhou na sua identidade visual, lembre-se que o seu site deve estar alinhado com ela. Padronize cores, fontes, grafismos e formatos para criar experiências mais confortáveis aos olhos do usuário.

Além do cuidado com a harmonia, foque também em criar um conceito atraente e pontual. Evite textos muito extensos, exageros em botões ou poluição de imagens. Vá direto ao ponto com leveza e dinamismo.


Otimize seu SEO

Não dá mais para falar de criar um site institucional ou uma loja virtual sem pensar em SEO. Essa sigla define o search engine optimization, um recurso que utiliza palavras-chave de forma estratégica para destacar seu site em mecanismos de buscas como o Google.

Existem diversas regras para ter um melhor desempenho nesse quesito. Mas o mais importante de tudo é pensar em continuidade e em integrar diversas mídias, utilizando suas redes sociais para gerar tráfego pago ou orgânico ao seu site e vice-versa.

Isso nos leva ao nosso próximo tópico: uma vez que seu site está pronto, como é possível garantir que ele estará sempre atraindo clientes em potencial e entregando todas as informações interessantes para o público?

Como aumentar o alcance do seu site

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve ser completa e fazer parte de um ciclo integrado. O alcance orgânico (onde técnicas como SEO e produção de conteúdo são usadas para criar engajamento sem necessidade de anúncios pagos) é uma excelente alternativa para começar essa jornada.

Utilizar canais como e-mail marketing e disparos de WhatsApp para divulgar artigos e blogposts exclusivos do seu site é uma maneira de criar curiosidade no público qualificado, principalmente quando há um conteúdo nichado e condizente com as diferentes etapas do funil de vendas.

Por exemplo: vamos supor que você tenha uma marca de produtos de limpeza. Você pode criar um artigo no seu site com o tema “5 melhores técnicas para limpar varandas” e usar a palavra-chave “limpar varandas” como protagonista do texto.

Aí, vale criar um e-mail marketing para os seus leads contando um segredo sobre a limpeza da varanda e os convidando para ler mais sobre isso no seu site. Lá no fim dessa matéria, você fala da importância de usar os seus produtos para ter mais sucesso.


Quem pode te ajudar?

Nós falamos sobre vários parceiros que podem te ajudar a vender online em um site novinho em folha e sem dificuldades. Agora, é hora de citar quem vai contribuir com a sua evolução diante do público.

Aqui na Dinamize, oferecemos uma gama de soluções para marcas que queiram aumentar sua relevância na internet. Realizamos integrações entre sites e diversos outros canais de comunicação para potencializar suas chances de conversão.

Temos uma grande expertise em alavancar o desempenho de marcas que estão em variadas fases de crescimento digital. Permitimos que você rompa as barreiras da concorrência online e consiga, de fato, alcançar seu público com uma abordagem atraente.

Como sabemos que você tem interesse em evoluir, sentimos que era hora de mostrar o nosso potencial de uma forma que seja positiva também para você. Por isso, oferecemos teste para que você explore todas as nossas funcionalidades.

Esperamos que isso acelere suas vendas e que você aproveite ao máximo esse presente.

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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