Mundo VUCA: o que é e como se adaptar a ele!

Nós poderíamos começar esse texto dizendo que o mundo está em constante mudança e que a habilidade de adaptação é, hoje, uma das mais valiosas no ambiente empresarial. Mas vamos combinar que você já sabe disso, não é mesmo? O que você talvez não saiba é que o Mundo VUCA surgiu como uma teoria para entender e lidar com esse fenômeno.

Hoje traremos um dos assuntos mais requisitados pelo público com um olhar especial ao que ele pode ensinar aos profissionais do marketing e das vendas. Juntos, vamos entender como é possível identificar padrões de transformações significativas a nível mundial e preparar a sua marca para se sair bem em qualquer cenário.

Qual é o conceito de Mundo VUCA?

“Mundo VUCA” é uma expressão com origem na década de 90 e foi criada U.S Army War College com o intuito de descrever a intensidade das mudanças presentes no ambiente militar. No entanto, não demorou muito para que o universo empresarial se apropriasse desse conceito e o adaptasse para os desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas.

Agora que você sabe o contexto, vai ficar mais fácil de entender o significado de “VUCA”. Volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity) foram as palavras escolhidas pelos estudiosos que criaram essa teoria para explicar o fluxo de oscilações aos quais somos expostos diariamente. A seguir, você entenderá cada um desses pontos.

Volatilidade

François de La Rochefoucauld, um importante moralista francês, disse uma vez que a única coisa permanente na vida é a mudança. Essa ideia bate perfeitamente com os argumentos do Mundo VUCA, que entende a volatilidade como um valor constante.

E não é apenas a quantidade de constantes mudanças no cenário global que chama atenção, já que a velocidade com que elas se instalam vem aumentando a cada dia. Enquanto antigamente uma tendência nascida na Europa demorava alguns meses para chegar até a América Latina, a internet e a globalização chegaram para permitir que possamos nos atualizar em tempo real ao que está acontecendo em qualquer parte do mundo.

Imagine que você tem uma marca de roupas de banho e se preparou para oferecer uma linha impecável aos seus clientes. No entanto, há apenas uma semana do lançamento da sua nova campanha, duas coisas acontecem:

  • Uma personalidade famosa usa um biquíni diferenciado que simplesmente encanta o público e se torna um item extremamente requisitado.

  • O tempo muda e chuvas constantes passam a reduzir o número de banhistas.

Perceba que esses dois cenários são totalmente realistas para os dias de hoje e, apesar de não necessariamente estarem ligados ao seu setor em específico, podem representar a volatilidade do mercado. Voltaremos a esse exemplo em breve.

Incerteza

O ser humano nunca foi capaz de prever o futuro. Ainda assim, é válido pensar que, há algumas décadas, era muito mais fácil criar um cenário imaginário de como as coisas poderiam estar em alguns meses ou anos.

Elementos como guerras, mudanças climáticas, comércios aquecidos e divergências políticas podem parecer distantes, mas acabam influenciando diretamente as práticas do mercado. E muitas vezes, o fato de que esses acontecimentos estão totalmente fora do nosso controle faz parecer que nós não podemos fazer nada além de esperar e aceitar.

Mas como a teoria do Mundo VUCA vai mostrar, a realidade não precisa ser assim. Mesmo com incertezas, é preciso tomar decisões inteligentes e ter resiliência nos aspectos internos e externos da sua gestão. Continue lendo para conhecer algumas dicas.

Complexidade

Se você já assistiu filmes como “O Efeito Borboleta”, de 2004, vai entender o que a complexidade do Mundo VUCA representa. Um detalhe cria uma ação, que gera um novo pensamento, que intensifica uma tendência e por aí vai.

É evidente que a complexidade aumenta a dificuldade na decisão de estratégias de marketing, mas ela está longe de ser uma razão para que você não invista na gestão da sua marca. O que ajuda muito nesses momentos é usar recursos visuais como o mind mapping para entender exatamente o que está acontecendo e clarear as muitas variáveis que estão atingindo a sua gestão.

Ambiguidade

Voltando ao nosso exemplo anterior, imagine que a venda de um modelo específico de biquínis está bombando no comércio. Há quem pense que o motivo disso foi justamente o fato de uma grande celebridade utilizá-lo, mas será que essa é a única alternativa possível? Ou será que o fato das cores e dos padrões terem a ver com a estação que está chegando?

Na maioria das vezes, o marketing pode – e vai – ter mais de uma interpretação possível. Isso pode se aplicar ao fator micro, com pequenas decisões tomadas entre a sua equipe e o entendimento das estratégias que você impõe. É por isso que a transparência é um valor tão importante para quem quer aumentar a lucratividade.

Estratégias para conseguir ter sucesso em um Mundo VUCA

Se depois de ler sobre as quatro palavras que guiam o VUCA você está com um frio na barriga, não se preocupe. Essa teoria não serve para gerar preocupações, e sim para ajudar a combater essas dificuldades e proporcionar mais clareza na tomada de decisões de marketing.

Aqui estão algumas estratégias que podem ser usadas:

  • Agilidade e flexibilidade: com uma cultura organizacional que valoriza e promove a capacidade de adaptação e com estruturas flexíveis, fica muito mais fácil sobreviver às transformações no cenário mundial.

  • Inovação contínua: evitar o estacionamento da inovação é, com certeza, uma obrigação para quem quer ter mais efetividade no mercado contemporâneo.

  • Aprendizado contínuo: estimular cursos, workshops e reflexões entre colaboradores, bem como investir em programas de treinamento é uma forma de estar em constante evolução.

  • Rede de parcerias: conversar com outras instituições é uma maneira de enfrentar desafios em comum com mais força.

  • Gestão de riscos proativa: ao invés de ficar esperando os problemas acontecerem, crie planos de contingência para lidar com o mundo em vários cenários possíveis

  • Foco no cliente e na experiência do usuário: hoje em dia, quem não pensa nessas ferramentas vai ficar para trás. Satisfação é essencial, mesmo em um ambiente VUCA.

  • Liderança resiliente: desenvolver líderes com inteligência emocional e comunicação transparente é um passo em direção à estabilidade.

  • Utilização Estratégica da Tecnologia: tecnologias disruptivas podem aumentar a eficiência operacional e permitir novas formas de interação.

  • Pensamento estratégico de longo prazo: mesmo quando um problema exige soluções imediatas, é preciso ter estratégias de longo prazo em mente.

  • Criação de reservas de recursos: se o mundo está mudando, nada mais justo do que estar preparado com recursos flexíveis e que podem ser realocados.

A automatização como ferramenta transformadora em um Mundo VUCA

Não é à toa que a automatização vem ganhando relevância no universo do marketing digital. Ter a estabilidade de sistemas que trabalham em prol da sua equipe é, com certeza, um diferencial competitivo e tanto para quem quer se destacar.

Com soluções estáveis e com inteligência de última geração, plataformas como a Dinamize estão ajudando centenas de empresas a manterem – e aumentarem – os seus padrões de qualidade sem serem afetadas pelas mudanças de um Mundo VUCA. Se você quer saber um pouco mais sobre isso, vale a pena conferir os serviços oferecidos pela marca.

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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