7 Dicas para gerenciamento e monitoramento no Facebook

Hoje o Facebook conta com mais de 1,7 bilhões de usuários, 108 milhões de brasileiros. Toda essa quantidade de usuários impulsionam as marcas a terem um posicionamento na rede social. Gerenciar o Facebook de uma forma mais completa depende de metodologias, planejamento e estratégias bem definidas. O monitoramento de redes sociais pode ajudar você neste gerenciamento.

O monitoramento de redes sociais vai permitir a você obter diversos dados e insights, tais como: melhores horários e dias da semana para publicação, usuários mais engajados, principais evangelizadores da marca, etc.


A IPSOS realizou uma pesquisa no final de 2016 (Holiday Survey) em que consta que 66% dos entrevistados se disseram influenciados pelo Facebook na decisão de suas compras de Natal.

Mas só 34%, diz o mesmo sobre o Instagram.


Reunimos 7 dicas de gerenciamento e monitoramento:

1) Faça um mapa de fan pages para monitoramento

Faça uma relação de todas as fan pages que você deseja monitorar. Separe elas por perfis oficiais, perfis concorrentes, perfis do mercado (aquelas que falam do mercado e segmento), perfis de mídia (aquelas que são de revistas, jornais e demais mídias consideradas importantes). Organizar os perfis vai possibilitar a você fazer diversos comparativos.

2) Acompanhe a evolução das principais métricas

Verificar o crescimento de likes na fan page, além do volume de comentários, histórias, reações e demais métricas vão permitir medir o resultado das suas campanhas e, também, nas ações no Facebook que tenham a fan page como principal meio de comunicação.

3) Melhores horários e dias da semana

Saber quais horários e dia da semana de maior interação poderá ajudar muito você na gestão e planejamento da produção de conteúdo. Essas informações também vão ser úteis na hora de definir dias, horários para impulsionamento e anúncios no Facebook.

4) Facebook vs Outras mídias

Dependendo da campanha pode ser necessário comparar o engajamento dos usuários em diversas mídias. Isso pode decidir investimentos e produção de conteúdo na continuidade da campanha. Você vai conseguir também identificar diferentes comportamentos entre as redes sociais, identificando que uma pode ser mais utilizada como SAC, outra com maior interação de usuários evangelizadores, outra mais utilizada por influenciadores. Cada rede social acaba definindo muito o comportamento do usuário e isso influencia diretamente a comunicação da marca.

5) Alerta para reclamações

Muitos usuários acabam recorrendo a fan page da marca para expressar alguma insatisfação. Identificar possíveis reclamações de forma automática irá auxiliar na gestão de crises, minimizando o impacto negativo nos demais usuários. Quanto menor o tempo de resposta em uma reclamação, maiores são as chances de reverter em um atendimento positivo. Através do monitoramento você pode automatizar alertas por status, por tags e até mesmo por e-mail.

6) Agendamento de publicações

Muitas marcas publicam conteúdos regulares como: mensagens de bom dia, depoimentos, mensagens de datas comemorativas, etc. Geralmente estes conteúdos são produzidos com certa antecedência. Com uma ferramenta de gestão de redes sociais profissional você conseguirá agendar a publicação desses conteúdos.

7) Gerenciamento do inbox da fan page

A interação que mais nos exige rapidez na resposta é, com certeza, as mensagens por inbox no Facebook. Além disso, é a interação mais segura no Facebook e por isso acaba sendo o meio por onde os usuários podem enviar documentos e informações pessoais para resolução de algum problema ou para alguma solicitação. Gerenciar o inbox por tickets e tags pode trazer diversas informações que vão apontar melhorias no atendimento como: quais mídias geram mais tickets, o tempo médio de finalização do ticket, quais assuntos geram mais dúvidas nos usuários, quais produtos geram mais reclamações. As informações são diversas e o controle das interações por inbox, através do uso de tickets, é com certeza a melhor opção para o gerenciamento no Facebook.


Todas as dicas aqui apresentadas podem ser colocadas em prática agora mesmo.

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Fontes
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Thiago Blauth Ferreira

Thiago é Analista de Markting com certificações do Google. Social media, atua com Gestor de Comunidades, Palestrante, Consultor de marketing digital; curte musica, tecnologia e danças de salão :)

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