Uma das grandes dúvidas de quem faz email marketing é como fazer para inserir anexos nos envios. Descubra porque anexar não é uma boa ideia e conheça também algumas alternativas muito interessantes.
Viável, mas não recomendável. Tecnicamente é possível inserir anexos no email marketing, mas há várias restrições. O Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (CAPEM) define que isso pode ser feito apenas se o remetente obtiver autorização expressa do destinatário para fazê-lo. Mas esses são casos muito específicos, que geralmente envolvem emails confidenciais, vinculados a autoridades de justiça ou de estado, em que o anexo é estritamente necessário como documento legal.
Portanto, a recomendação dos nossos especialistas na área é: Não adicione anexos no email marketing. Mas por quê não? Você já deve ter recebido um daqueles emails que você não conhece nem o remetente, (ou que o remetente sabe-se-lá-como é você mesmo!) com anexos do tipo: minha nota fiscal, fotos dos amigos, vídeo da balada, ou ainda aquele token do banco que você tinha que renovar o mais rápido possível.
Pois então…. provavelmente você viu esse email estranho e já mandou ele direto para a lixeira, ou ainda foi naquele botãozinho “denunciar spam“, afinal, não seria uma boa ideia abrir esta coisa, já que muito provavelmente é um vírus, desses que roubam suas informações pessoais.
É exatamente isso que seu cliente vai fazer se receber um email seu com essas características suspeitas, isso se, de fato ele receber o email na caixa de entrada!
Anexos no e-mail são ruins de carregar pois são muito pesados
Acontece que o arquivo a ser anexado passará a somar o seu próprio tamanho ao corpo do email que você vai enviar, e isso não é bom para entregabilidade. Emails com volume muito alto de bytes sendo enviados a centenas de destinatários a partir de um único remetente, são bloqueados automaticamente pela maioria dos servidores de email, pois esta é uma das características mais típicas da prática de spam. Alternativas ao anexo.
1ª – Coloque os arquivos no seu site: Ao invés de usar anexos, envie links para um conteúdo hospedado, preferencialmente no seu próprio site.
Ao fazer isto, você não só vai diminuir o risco de ser classificado como spammer, como também será muito mais fácil para o destinatário ver o conteúdo do seu envio!
2ª – Use a sua nuvem de preferência
Você também pode usar serviços como o OneDrive, Google Drive ou Dropbox para hospedar os arquivos que você gostaria de colocar como anexos no email marketing. Na maioria das vezes essa é uma solução gratuita e rápida.
3ª – Se você quer incluir vídeos, coloque-os nos principais serviços do mercado:
Além disso, se você precisa enviar um vídeo, considere o usar um link pra o vídeo no YouTube, Vimeo ou Dailymotion, pois além de armazenamento gratuito, vai ser muito mais fácil o compartilhamento deste conteúdo em mídias sociais.
Então use links, não use anexos! Se você seguir esta dica de não usar anexos no email marketing, você vai fazer um email mais leve e agradável, tanto aos olhos do seu remetente quanto dos provedores, e suas taxas de entrega e visualização serão bem mais elevadas.
Até a próxima dica 😉
Por Francis Fussiger – Analista de Marketing Digital