Um dos maiores desafios dos profissionais que atuam no digital é como aumentar o tráfego orgânico. Afinal, contar com práticas de SEO para impulsionar seu site pode gerar bons resultados e, além de reduzir as despesas com mídia paga.
Contudo, o que fazer para aumentar o tráfego do seu site ou blog de forma orgânica? Melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca é a resposta que deve passar pela sua cabeça. No entanto, apenas estar na primeira página do Google não garante que você conseguirá ter mais conversões.
Gerar tráfego por si só não é a grande questão. O mais importante é atrair visitantes para que eles entrem no seu funil de vendas, certo?
Nesse caso, há mais trabalho a ser feito. Agora, você vai entender como aumentar o tráfego orgânico de suas páginas!
1. Invista na otimização SEO do seu site
É claro que a otimização seria o primeiro ponto desta lista. Afinal, é impossível falar de tráfego orgânico sem mencionar as estratégias de SEO.
Esse é o primeiro passo para atrair potenciais clientes e aumentar o tráfego do seu site. O SEO é o processo de otimização para que as pessoas encontrem com mais facilidade suas páginas nos buscadores.
Por isso, a atração de visitantes é basicamente o mesmo que atração de leads, pois a partir do momento que o usuário abre o seu site ou blog ele está mais perto de ser convertido.
O Google conta com mais de 200 fatores de ranqueamento para decidir qual página ficará no topo de seu mecanismo de pesquisa. Nesse sentido, é fundamental investir em SEO on Page e SEO off Page, já que são otimizações complementares de conteúdo e do seu site.
2. Crie conteúdos relevantes
Você tem certeza que os conteúdos criados no seu blog são úteis para a sua persona? As últimas atualizações do Google estão mais focadas em responder as dúvidas dos usuários e, por isso, materiais mais relevantes têm preferência para ficar no topo do buscador.
O tempo que o usuário passa dentro do seu blog é um dos fatores importantes para o ranqueamento do Google. Então, se o visitante abre uma página e sai rapidamente, isso é mal visto pelo buscador.
Portanto, se seus conteúdos tiverem qualidade e forem realmente relevantes, com certeza o usuário deverá ler para encontrar as respostas que precisa. Além disso, aspectos como escaneabilidade e gramática também são essenciais para que seu blog ganhe mais autoridade e o visitante perceba que a sua marca é confiável. Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.
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3. Invista em divulgação nas redes sociais
As redes sociais constituem uma base indispensável para a divulgação de conteúdos. Dessa maneira, há um aumento no tráfego orgânico do seu site ou blog quando você usa essas mídias para compartilhamento.
Essa é uma técnica bem interessante para intensificar as visitas em seus conteúdos. As redes sociais são espaços de interação e divulgação, e você deve aproveitar para publicar as novas criações da sua marca, sejam blogposts, conteúdos ricos e o que mais for do interesse da sua persona.
4. Crie conteúdos de diferentes tipos e formatos
A diversificação de canais e formatos de conteúdos costumam ter resultados muito positivos para atrair mais tráfego.
É só fazer uma pesquisa no Google que você verá os tipos de conteúdos que estarão listados: blogposts, vídeos no YouTube, posts de redes sociais, infográficos e outros formatos. Assim, o usuário terá a possibilidade de escolher o que quer ver com base em suas preferências. Se a pessoa prefere vídeos, você precisa entender isso e deve passar a investir mais nesse formato, por exemplo.
5. Escreva títulos atrativos e que convertam
Quem nunca leu apenas o título de uma matéria e desistiu de ler, que atire a primeira pedra!
Os títulos são como uma isca para captar o interesse do usuário — que recebe uma enxurrada de informações o tempo todo por diversos meios. Nesse sentido, a escolha de palavras usadas faz toda diferença, por mais que nem sempre seja uma tarefa fácil.
Por isso, em meio a tantos conteúdos que aparecem no resultado de buscas, o seu título deve se destacar. Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave e analise o volume de buscas, os termos mais procurados e outros dados.
6. Conheça muito bem sua persona
Toda a estratégia de marketing digital deve ser estruturada para atender a quem seria seu cliente ideal — ou seja, a sua persona!
Portanto, esse é um aspecto fundamental, seja para criar conteúdos para o blog, trabalhar a segmentação e jornada de vendas e até mesmo pequenos detalhes, como um story no Instagram. Tudo deve girar em torno da sua persona.
Qualquer tipo de conteúdo, campanha ou estratégia digital precisa ser desenvolvida com foco em alguém, certo? O público-alvo é uma definição muito ampla, e por isso no marketing é usado o conceito de persona como ponto de partida para a criação das ações certas.
7. Trabalhe o linkbuilding no seu blog
A linkagem interna é uma das melhores estratégias para manter o visitante por mais tempo navegando no seu blog. Portanto, em um conteúdo sobre marketing de conteúdo, por exemplo, você pode adicionar links que tenham relação com o tema. Isso faz com que a pessoa comece a ir de uma página para outra para aprender mais sobre o assunto.
A vantagem disso é que o visitante fica mais tempo no seu blog, o que aumenta a autoridade do domínio e tem outros benefícios para o ranqueamento. Ou seja, é importante guiar o usuário para que ele permaneça no seu site e também aumenta as visitas orgânicas.
8. Invista em automação de marketing
As ferramentas de automação de marketing já são fiéis aliadas dos profissionais de marketing. Elas auxiliam nas mais diversas tarefas do dia a dia, como disparar e-mails, agendar posts e muito mais.
Com este tipo de ferramenta, você consegue conhecer muito mais sobre o seu usuário. Afinal, é possível saber quem visita seu site, por quanto tempo, quais páginas ele visualizou e outros dados relevantes.
A automação permite uma comunicação personalizada com leads e clientes e, com isso, ajuda você a aumentar o tráfego orgânico.
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