Estar bem posicionado no Google é imprescindível para atrair leads e gerar novos clientes. E atualmente, com tantos competidores procurando atingir o topo, apenas produzir conteúdo de qualidade não é mais o suficiente para garantir que seu site vai rankear bem.
Por isso, é essencial realizar estratégias de link building, que nada mais são do que táticas desenvolvidas para construir linkagem interna e externa em um site. E para obter mais especificamente a linkagem externa, você precisa da ajuda de backlinks provenientes de outros sites.
Nesse post, explicaremos o que são os backlinks e como consegui-los de modo que o seu SEO melhore ainda mais. Continue lendo sobre:
- O que são backlinks;
- 5 tipos de backlinks na web;
- Como conseguir backlinks da maneira correta.
Vamos lá!
O que são backlinks?
Backlinks são links colocados em uma página para direcionar o leitor a outra página com informações relevantes que estão relacionadas ao texto. Eles servem para enriquecer a experiência do usuário e ao mesmo tempo gerar tráfego de qualidade.
Atualmente, o Google e outros motores de busca consideram que os backlinks funcionam como “votos” para outra página. Quanto mais votos você tiver, melhor. Portanto, eles influenciam diretamente nos algoritmos de Pagerank do Google, sendo um dos três fatores mais importantes para conquistar o topo dos resultados de pesquisa, segundo o site Search Engine Land.
Contudo, não basta ter apenas uma grande quantidade de backlinks se eles não tiverem qualidade e não estiverem inseridos em um contexto. Muitos sites tentam hackear o sistema usando vários links duvidosos, mas hoje em dia, o Google penaliza essas tentativas.
Os 5 tipos de backlinks na web
Para que você entenda melhor esse assunto, é importante conhecer os principais tipos de backlinks que existem na web. Vamos ao trabalho!
Link Juice
O link juice é um tipo de linkagem que traz o leitor de um site para outra página ou artigo. Ele ajuda a aumentar a autoridade de um domínio, já que o algoritmo do Google conta o link juice como um “voto” no momento de organizar o ranking.
Para conseguir um link juice, foque na qualidade dele, pois como já falamos, não adianta ter uma estratégia de link building que não esteja inserida no contexto do conteúdo seu site.
Dofollow Links
Os links dofollow são todos aqueles que permitem serem adicionados ao seu site como um link válido. Mas então, quando é que um link se torna nofollow? Veja abaixo!
Nofollow Links
Os links que possuem a tag de “nofollow” não permitem que haja uma ligação válida entre o site e a página linkada. Ele está ali, mas não pode ser rastreado pelos algoritmos como um backlink real.
Geralmente, essa opção é utilizada nos comentários dos blogs, já que esse tipo de linkagem é considerada questionável pelo Google.
Low Quality Links
Esses são os chamados links de baixa qualidade. Eles costumam ser gerados por spammers, hackers, sites pornográficos ou quando são comprados por alguém. Então, não compre links em nenhuma hipótese, pois essa é considerada uma prática Black Hat SEO.
Internal Links
Os links internos são backlinks que direcionam para artigos ou outras páginas dentro de um mesmo domínio. Essa estratégia é ótimo para o SEO de um site e deve ser realizada para que o Google entenda que o seu domínio possui um conteúdo que contribui com a jornada do usuário.
Root Domain Links
Os root domain links referem-se ao número de backlinks que apontam para o seu site a partir de um único domínio. Por exemplo, se um blog de culinária inserir diversos links que sinalizam para os seus posts, todos esses links serão contados como apenas um backlink.
Como conseguir backlinks da maneira correta?
Bom, agora entraremos no tópico central deste artigo. Vamos apresentar algumas estratégias para que você consiga backlinks da forma mais ética possível. Assim, você não corre o risco de ser penalizado pelo Google.
1. Poste conteúdo de qualidade
Ninguém vai querer linkar para o seu site se ele não tiver conteúdos de qualidade que sejam linkáveis. Mas, afinal, o que são conteúdos linkáveis?
Conteúdos linkáveis podem ser artigos, vídeos, quizzes ou pesquisas. Eles são todo o tipo de conteúdo que é útil e, portanto, tem potencial para ser linkado. Por isso, é importante elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para aliar às estratégias de backlinks.
2. Faça networking com outros blogs
Uma das maneiras mais eficientes de criar uma estratégia de linkbuilding é através do networking. Por que não conversar amigavelmente com outro blog do seu nicho e sugerir uma troca de backlinks?
Tenha em mente, entretanto, que soa extremamente interesseiro você simplesmente entrar em contato pedindo uma parceria sem nunca ter interagido no blog antes. Portanto, comece seu networking aos poucos e não passe para a etapa de parcerias logo do início.
3. Construa backlinks a partir de roundups
Já ouviu falar em link roundups? Basicamente, link roundups são artigos que fazem uma compilação de links para outros conteúdos de qualidade. Geralmente, eles são escritos em forma de lista. E são muito comuns.
Leia também: As 11 melhores ferramentas de SEO para você rankear no topo dos buscadores
Para conseguir participar de uma lista de link roundups do seu nicho, faça o seguinte:
- Pesquise no Google uma palavra-chave do seu nicho e adicione o termo “link roundup” ou “lista de sites/empresas/produtos”;
- Entre em contato com o redator do blog e pergunte gentilmente se você poderia ser linkado na lista.
Simples, não? Se seu site se encaixar perfeitamente no roundup, você conseguirá um backlink de muita qualidade!
4. Faça Guest Post
O guest post é um tipo de artigo escrito em um blog por um autor convidado, ou seja, ele não é um conteúdo feito pelo próprio dono do blog. É uma ótima estratégia para aumentar tráfego e também para aprimorar seu SEO.
Mas porque o guest post é vantajoso para o SEO de um site? Bem, a resposta é simples: em um guest post, o autor convidado sempre deixa o link do seu site disponível ao fim do artigo. Dessa forma, automaticamente, o autor estará criando um backlink em outro domínio que não é o dele! Então, não deixe de investir nos guest posts para construir seu link building.
E não preciso nem falar que a parceria deve envolver sites de nichos similares, não é? Afinal, não faz sentido falar de maternidade em um blog de investimentos!
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