Você certamente já deve ter se machucado e pedido por um band-aid na farmácia, ao invés de um curativo, não é? E, ao ir no supermercado, também já deve ter colocado uma gilette na sua lista de compras, ao invés de lâmina de barbear. Esses dois termos citados são chamados de marcas genéricas, ou seja, são marcas que trabalharam tão bem o seu brand awareness que elas se tornaram sinônimos de uma classe de produtos.
É claro que realizar o mesmo feito dessas marcas é bem difícil e complexo, especialmente para pequenas empresas. Contudo, isso não significa que você não pode trabalhar a sua consciência de marca e ganhar outros inúmeros benefícios.
Neste artigo, vamos explicar o que é esse tal de brand awareness e quais estratégias você pode colocar em prática para aumentá-lo e atrair ainda mais consumidores. Continue lendo para saber:
- O que é brand awareness;
- Quais são os seus benefícios;
- Como aumentar o seu brand awareness.
Vamos lá?
O que é brand awareness?
O brand awareness, ou consciência de marca, mede o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores, indicando se as empresas são associadas com seus produtos. Aumentar a consciência de marca significa fazer com que ela ganhe reconhecimento, notoriedade e credibilidade.
O brand awareness está diretamente ligado ao branding. O diferencial de uma marca é essencial para que ela não passe despercebida e, por isso, deve-se trabalhar o universo da marca. Quanto maior a consciência de marca, mais valor percebido ela terá no mercado e menos ela terá que depender de fatores como preço, características técnicas e conveniência.
Quais são os seus benefícios?
Ao trabalhar a sua consciência de marca, você ganha muitos benefícios, afinal, uma marca forte e conhecida agrega em muito para uma empresa. Vamos ver abaixo quais são as principais vantagens do brand awareness.
Maior alcance da marca
Marcas que elevam sua consciência de marca naturalmente chegam em mais pessoas, expandindo seu alcance. Quando uma marca está mais exposta tanto no online quanto no offline, ela se torna cada vez mais presente na vida dos consumidores. Por isso, é importante investir em estratégias de marketing digital e de outbound marketing.
Muitas vezes, são os próprios clientes da marca que contribuem para esse aumento de alcance, indicando a empresa para amigos e familiares e postando suas impressões nas redes sociais. Isso se chama referral marketing e ele também é fundamental para o aumento do valor da marca.
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Mais vendas
Quando uma marca se encontra entre as mais lembradas em seu nicho, ela automaticamente atrai mais clientes e gera mais vendas do que aquelas que são pouco recordadas. Por esse motivo, ser uma marca referência vai ajudar a alavancar as suas vendas e inspirar mais confiança nas pessoas.
Na praia, quando há uma barraquinha de crepe vazia e outra com fila, em qual você escolhe ir? A maior parte das pessoas escolhe a que está com fila, é claro. Isso acontece justamente porque o consumidor tende a confiar naquele produto que já é conhecido e consumido pelos outros.
Gestão de crise mais fácil
Toda marca que cresceu muito vai passar por uma crise de imagem em algum momento. Isso já aconteceu com Coca-Cola, Pepsi, Mc Donalds, Kit-Kat e muitas outras empresas. Na Era Digital, boatos se espalham com ainda mais força e facilidade, e qualquer erro pode viralizar.
Contudo, com um brand awareness forte, você gerencia uma crise de forma bem menos sofrida. Como as pessoas já possuem uma percepção positiva da sua marca, elas acabam perdoando e acreditando nas intenções da empresa mais facilmente.
Como aumentar o seu brand awareness?
Tornar uma marca mais conhecida e lembrada pelas pessoas não é moleza, mas existem algumas ações de marketing que podem te ajudar nesse processo. Vamos ver a seguir!
1. Crie uma identidade visual diferenciada
Como já comentamos antes, para gerar brand awareness, você precisa trabalhar o seu branding. E um dos itens essenciais que fazem parte do branding é a identidade visual. Sem uma identidade marcante, é difícil se tornar uma referência no mercado.
Para fazer isso, pense no seu universo de marca. O que você deseja transmitir para as pessoas? Que emoções e percepções você quer que elas sintam? Que mensagem a sua marca deve passar?
Com isso decidido, você já pode selecionar sua paleta de cores, elementos gráficos, logotipo e tudo o que faz parte de uma identidade visual.
2. Trabalhe o posicionamento e a personalidade da marca
Tão importante quanto à identidade é ter uma personalidade e um posicionamento de marca fortes. Veja a Pepsi, por exemplo: eles sabem que não são uma Coca-Cola da vida, mas usam isso a seu favor, brincando com muito humor com a frase “Pode ser Pepsi?”.
Sua personalidade é jovem, descontraída e descolada – um contraste à Coca-Cola, que é uma marca família. Esses valores diferenciam a Pepsi da concorrência e reforçam uma memória afetiva na mente de seus consumidores.
3. Tenha um programa de indicações
Uma das coisas que mais ajudam no aumento da consciência de marca são programas de indicações. Com essa estratégia, você recompensa seus clientes por indicarem a sua marca para amigos e conhecidos.
Foi o caso do aplicativo Tik Tok, que entrou no mercado e, para aumentar seu alcance, premiava seus usuários com gift cards a cada convite enviado para um amigo.
4. Faça marketing de influência e patrocínios
Os patrocínios são um tipo de ação de marketing que geram muito valor para as marcas. Associar o nome de uma empresa a uma celebridade em ascensão imprime uma percepção positiva no público do artista. O mesmo acontece com empresas que patrocinam atletas no mundo dos esportes.
Veja o caso dos influencers digitais, por exemplo. Com audiências gigantescas, os influencers têm esse nome justamente porque conseguem influenciar pessoas. Marcas que firmam parcerias com influencers conseguem elevar seu brand awareness em alto grau, aumentando o desejo pelo produto e, consequentemente, as vendas.
5. Faça marketing de conteúdo
Por último, mas não menos importante, está o marketing de conteúdo. Ações digitais são extremamente importantes para a sua empresa, já que cada vez mais as pessoas pesquisam sobre o produto que desejam comprar na Internet antes de tomar a decisão de compra.
Dentro das estratégias de conteúdo, você pode fazer:
- Produção de conteúdo para redes sociais;
- Produção de conteúdo para blog;
- SEO;
- Guest post;
- Podcasts;
- Concursos e premiações nas redes sociais.
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Referências:
18 sneaky ways to build brand awareness
How to increase brand awareness: full guide and strategy