O Canvas (ou plano de negócios) serve para visualizar de modo geral a sua empresa, quais são as partes envolvidas e , principalmente, como elas estão interconectadas. Sobretudo ele auxiliará na identificação de todos os aspectos da sua organização como, também, na compreensão das suas necessidades principais.
Você já se pegou fazendo uma sessão de brainstorm de ideias e entretanto teve dificuldade de colocá-las no papel e organizá-las? As anotações que você faz sobre seus projetos estão bagunçadas e posicionadas de uma maneira que nem você entende o que está escrito ali?
Dessa forma, se você já se deparou com esses problemas, queremos apresentar uma ferramenta que vai facilitar muito a sua vida. O Modelo Canvas é um diagrama que permite a visualização de todas as estratégias de um plano de negócios em apenas um quadro.
Antes de mais nada, nesse artigo você vai saber como construir o seu projeto através desse modelo de plano de negócio, a partir dos seguintes tópicos:
- O que é o Modelo de Negócios Canvas?
- Quais os benefícios que o Canvas pode trazer para o seu negócio?
- Como usar a metodologia Canvas para construir um plano de negócios;
- Construção do Canvas em 9 etapas.
O que é o Plano de Negócios Canvas?
O Plano de Negócios Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico para definir e comunicar, de forma fácil e rápida, um planejamento de negócio. Esse modelo foi desenvolvido em 2005 por Alexander Osterwalder, pesquisador suíço, mas que contou com a contribuição de mais de duzentos consultores e empresários para a tese de doutorado que originou o modelo.
De forma resumida, o Modelo Canvas propicia uma visão geral da empresa, permitindo que as pessoas avaliem seus processos tradicionais e pensem em como inovar em seus modelos de negócio. A ferramenta permite a criação de uma representação visual de estratégias para montar planos de negócios.
Em síntese, a estrutura do Canvas é formada por um quadro de 9 blocos que ajudam a ilustrar as estruturas das organizações. Com essa estrutura, ele se diferencia do plano de negócio comum, normalmente um documento longo que pode se tornar muito confuso. Dessa forma, a metodologia ajuda na visualização e no design thinking das informações, de forma simplificada e objetiva.
Quais os benefícios que o Canvas pode trazer para o seu negócio?
O Plano de Negócios em modelo Canvas é a ferramenta perfeita para quem está começando a empreender ou quem quer inovar e trazer mudanças para o seu negócio. E um de seus grandes benefícios é a interatividade e a praticidade que um plano de negócios tradicional não proporciona. Em resumo, o modelo Canvas facilita a definição e a organização de ideias de forma gráfica, auxiliando na identificação de propostas de valor específicas para cada etapa do diagrama.
A criação de um plano de negócios em modelo Canvas traz os seguintes benefícios:
- Facilita e agiliza a elaboração estratégica;
- Auxilia na segmentação de clientes;
- Ajuda a avaliar o desempenho do negócio;
- Proporciona organização e objetividade;
- Estimula a criatividade e a inovação;
- Simplifica a comunicação.
Como usar a metodologia Canvas para construir um plano de negócios
Como falado anteriormente, o Plano de Negócios em modelo Canvas é uma ferramenta em forma de um quadro dividido em 9 blocos. Cada bloco será uma etapa correspondente à criação e estruturação da empresa, no qual você deve colar um adesivo colorido com as respostas para a “pergunta” ou “problema” do bloco. O objetivo é respondê-lo com frases curtas.
Agora que você já sabe como modelo funciona, está na hora de entrarmos nos detalhes finais, ou seja, como, de fato, você vai construir um plano de negócios com esse modelo? Quais os passos a seguir e que perguntas responder? Vamos ver abaixo quais são cada um desses 9 blocos que formam o Plano de Negócios Canvas.
1. Proposta de Valor
Pergunta: que valor a empresa entrega ao cliente? Qual necessidade a marca está satisfazendo? Que problema ela está ajudando o seu público a resolver?
Em síntese, pense nos benefícios que a sua empresa oferece para o seu cliente, qual valor ela agrega e o que pode levar as pessoas a se interessarem pela sua empresa.
2. Segmentação de Clientes
Pergunta: quem são os clientes da minha empresa? Que nichos eu quero atingir e quem é meu consumidor mais importante?
Aqui você vai definir qual nicho de mercado a sua empresa deseja atingir. Portanto, pensar em quem são seus clientes e em qual sua necessidade comum é importante para segmentar corretamente as ações futuras.
3. Canais
Pergunta: de que forma atingir o público-alvo? Por qual canal a empresa deve se comunicar com os clientes? Como os canais se integram?
Nessa etapa, pense nos canais de comunicação ideais para alcançar o seu público. Qual deles é o mais adequado e mais usado pelo seu consumidor? Principalmente, use esses canais de comunicação desde o momento da compra até o suporte pós-venda.
4. Relacionamento
Pergunta: que tipo de relacionamento a empresa deve cultivar com o cliente? Como fazê-lo?
Defina como sua empresa vai se relacionar com seus consumidores, como vai mantê-los e fidelizá-los. Certamente, o relacionamento com o cliente é muito importante para estabelecer uma confiança entre consumidor e marca.
5. Receitas
Pergunta: como a sua empresa irá lucrar e quais fontes de receita ela terá? Quais valores os clientes estão dispostos a pagar?
Para preenchimento dessa etapa no plano de negócio, reflita sobre a fonte de renda da empresa, definindo valores. Calcule-a subtraindo os custos. As vendas fazem parte da fonte de receita, mas lembre-se também das assinaturas, licenças, empréstimos e aluguéis.
6. Recursos
Pergunta: quais recursos a empresa requer para ser criada?
Primeiramente, pense em todos os recursos que sua empresa precisa para começar a lucrar. Eles podem ser financeiros (dinheiro e ações), físicos (locais, máquinas, veículos), intelectuais (capacitações e cursos) ou humanos (colaboradores).
7. Atividades
Pergunta: quais atividades a proposta de valor da empresa requer?
As atividades são as ações principais que precisam acontecer para que a empresa funcione. Por exemplo, existem atividades de produção (desenvolvimento de produto, fabricação, entrega), de resolução de problemas e plataformas/redes.
8. Parcerias
Pergunta: quem são os parceiros da empresa? Que atividades eles executam?
Defina quem serão os fornecedores, empresas parceiras e apoiadores necessários para que a empresa se desenvolva de acordo com o desejado.
9. Estrutura de custos
Pergunta: quais os custos mais importantes no seu plano de negócios?
Essa etapa pode ser composta de custos fixos e variáveis. Sendo assim, identifique todos os gastos da empresa, considerando atividades, parcerias e canais utilizados.
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Fontes:
O que é Business Model Canvas e como fazer um? – Guia Empreendedor
Modelo Canvas: o que é e como montar seu + TEMPLATE | Siteware