Um dos canais com maior retorno sobre investimento do mercado, o email marketing é essencial para qualificar o relacionamento com os consumidores e vender mais. Quer saber como criar um email marketing da forma correta para conquistar o público? Então, nós ajudamos você!
Vamos explicar:
- Antes do envio: criando sua base de leads;
- Como criar um email marketing de sucesso;
- Dicas para otimizar a peça de email;
- Depois do envio: analisando os resultados.
Antes do envio: criando sua base de leads
Gerar leads é uma tarefa indispensável para quem está começando a fazer email marketing, mas que não deve ser esquecida por quem já conta com um público formado. Afinal, quanto mais consumidores interessados em receber novidades da sua marca, melhor!
Se você pensou em comprar listas de email, saiba que esta é uma prática extremamente prejudicial para a reputação da sua marca. Ao enviar mensagens para pessoas que não solicitaram o recebimento e para emails inválidos, as chances de receber denúncias de spam aumentam e, com isso, as taxas de entrega serão impactadas.
Para atrair mais consumidores para a sua lista de emails, use canais como site, redes sociais e outros tipos de landing pages. Ao levar mais pessoas para esses canais, seja por meio de ações de marketing de conteúdo ou investindo em anúncios, basta contar com um formulário de cadastro em que os usuários informem o email, produtos de interesse e outros dados demográficos.
Se você já possui uma lista de contatos, crie ações para certificar-se de que eles seguem interessados, além de analisar o nível de engajamento e mudanças quanto às preferências deles.
Como criar um email marketing de sucesso
Então, você já tem uma ideia de como criar e manter uma lista de emails. Veja portanto quais medidas devem ser tomadas para garantir que os envios de email conquistem as caixas de entrada do público.
Defina o objetivo de cada ação
Profissionais de marketing e vendas precisam planejar, de forma prévia, os objetivos de cada ação a ser executada. Por isso, defina quais emails serão realizados e como eles se encaixam nos interesses dos consumidores, para saber como criar um email marketing de sucesso.
Além disso, você só vai mensurar a efetividade de cada envio se definir os objetivos deles.
Digamos que você faça um envio para gerar acessos ao seu site; o email criado conta com taxa de visualização alta, mas o número de cliques nos links da peça (que levariam o público ao site), é baixo. Com o objetivo definido, fica fácil perceber que medidas devem ser tomadas para solucionar o número baixo de cliques.
O email marketing é um canal efetivo para fazer com que cada consumidor avance no funil de vendas, ou seja, que depois de uma nutrição de leads efetiva, eles se tornem clientes fidelizados.
Criar fluxos de automação de marketing ajuda você a elaborar uma sequência de ações, não apenas com emails, mas também de atualizações cadastrais. Esse tipo de automação pode ser usada, por exemplo, para identificar os contatos mais engajados e criar comunicações personalizadas para eles.
Crie uma experiência multicanal
Outro fator é o tipo de interação que você espera do usuário que abre o envio de email. Além de aumentar o tráfego no site, como mencionado anteriormente, é possível levar os usuários às redes sociais, loja virtual, blog, podcast, entre outros canais.
Além de saber como criar um envio de email marketing com taxa de conversão satisfatória, é preciso ter em mente que os consumidores não estão apenas no email, mas em diversos canais.
Uma estratégia de marketing multicanal ajuda você a atender todas as necessidades dos consumidores, compartilhando conteúdo relevante e mantendo uma comunicação efetiva com eles.
Crie um call to action para incentivar o clique na peça de email e fazer com que o público fique ainda mais conectado com você.
Faça envios segmentados
Atrair o maior número de pessoas para a sua lista não quer dizer que você deve enviar a mesma mensagem para todas elas. Com a ajuda de uma ferramenta de email marketing, você divide o público de acordo com produtos de preferência, interações em envios realizados anteriormente e muito mais.
Você vende produtos para consumidores de diversas regiões? Se a resposta for “sim”, experimente criar ações específicas para cada local, personalizando a comunicação para que o consumidor sinta-se ainda mais conectado com a mensagem enviada.
Se você não sabe tantas informações sobre o comportamento do público, é possível identificar preferências a cada ação realizada, atualizando dados cadastrais sempre que alguma interação nova for identificada.
Outro benefício da segmentação de contatos é a possibilidade de identificar os contatos menos engajados com seus emails. A partir do momento que você sabe quem são essas pessoas, crie ações de reengajamento para elas, com um assunto chamativo e oferecendo benefícios especiais para que voltem a interagir.
Guia completo da Segmentação de Contatos
Diferentes formas de segmentar seu público.
Ações de reengajamento para uma base de contatos inativa
Faça envios regularmente
Para que a sua comunicação gere bons resultados, você deve garantir que os emails sejam enviados com alguma frequência e que o público saiba qual é essa recorrência.
Para saber como criar, não apenas um envio de email marketing de qualidade, mas uma comunicação contínua com os usuários, faça ao menos um envio por semana. Isso, é claro, se você não souber qual a disponibilidade do público para receber suas mensagens. Afinal, se os consumidores manifestam interesse em receber mais emails, é importante adaptar sua comunicação para atender a demanda.
Já no email marketing de boas-vindas, ou seja, na primeira mensagem que você enviar aos usuários depois deles confirmarem o interesse em receber seus conteúdos, compartilhe qual deve ser a recorrência. Se preferir, é possível questionar os usuários sobre a frequência ideal no momento em que eles se cadastram, criando um campo específico para isso, por exemplo.
Automatize a comunicação por email
Aqui está um tipo de recurso essencial para garantir uma comunicação contínua com os consumidores e, acima de tudo, personalizada. Com os fluxos de automação de marketing, você usa a interação do público com a sua marca como ponto de partida para novas ações, como por exemplo os envios de email.
Criando um fluxo de relacionamento automatizado, você vai direcionar a sua comunicação com base no nível de interesse de cada consumidor. Ou seja: a automação permite identificar quem está mais próximo de comprar um produto, quais tipos de produtos interessam e estabelecer uma comunicação útil para os contatos.
A automação permite também verificar interações como visualizações em envios de email realizados anteriormente e links da peça que o usuário clicou. Caso ele clique em conteúdos sobre produtos específicos, você pode incluí-lo em um fluxo de automação para receber mais promoções e detalhes sobre estes produtos.
A navegação dos usuários no site também pode ser usada para personalizar sua comunicação. É possível criar automações a partir da navegação dos usuários em páginas específicas do site ou considerando produtos que foram inseridos no carrinho de compras, mas não foram adquiridos.
Email de carrinho abandonado: como criar
Dicas para otimizar a peça de email
Após definir os objetivos gerais da sua estratégia de marketing digital e como o email marketing vai ajudar você a alcançá-los, é o momento de pensar no conteúdo da mensagem. Veja então algumas dicas do que você precisa pensar na hora de criar seus emails!
Assunto do email
O impacto causado pelo assunto no consumidor vai definir o desempenho do envio de email, e isso vale tanto para pontos positivos quanto negativos. Afinal, um assunto que motiva o usuário a clicar na peça, mas não entrega aquilo que prometeu, pode decepcionar os leitores, gerando denúncias de spam e descadastros.
Conforme os seus emails são classificados como spam, a reputação do seu domínio é impactada. Isso porque os provedores de email acompanham os emails enviados por domínio para identificar mensagens impróprias e, se seu domínio recebe muitas denúncias e é pouco visualizado, você pode ser impactado negativamente.
Dessa forma, o assunto deve ser chamativo, mas sem utilizar termos inadequados ou que não correspondam ao conteúdo que você pretende divulgar.
Evite expressões com foco apelativo para venda, como por exemplo “grátis”, “desconto”,
“promoção”, “imperdível”, entre outros. Além disso, alguns termos que provocam sensação de urgência devem ser evitados, tais como “última chance”, “tempo limitado” e “não perca tempo”.
Veja como criar um assunto para o seu envio de email marketing:
Saiba tudo sobre as palavras-chave proibidas no email marketing.
Layout
A forma como você vai distribuir os elementos na peça de email também é decisiva para gerar engajamento, independente do seu objetivo final. Com as diversas possibilidades de personalização de conteúdo, inserir apenas uma imagem na peça ou então um texto longo não é a melhor forma de gerar engajamento.
É aí que entra a importância de elaborar um layout que combine imagens e textos, facilitando a leitura por parte do consumidor e apresentando todas as informações de forma simples e objetiva.
Mensagens compostas apenas por imagens, por exemplo, podem ser classificadas como spam simplesmente pelo fato de não contarem com conteúdo em texto. Isso porque os provedores analisam o texto da mensagem para identificar a confiabilidade dela.
Outra questão que deve ser considerada ao criar o conteúdo do email é a responsividade, ou seja, garantir que a mensagem seja reproduzida de forma adequada nos mais variados dispositivos (computadores, tablets e outros). Utilize uma ferramenta de email marketing para criar peças responsivas, com a ajuda do editor de email drag and drop. Este tipo de editor facilita a criação de peças de email e não exige conhecimento em HTML, por exemplo.
Tudo sobre email marketing responsivo.
Por fim, uma dica extra para saber como criar um email marketing com boa proporção entre imagem e texto: insira texto alternativo em cada uma das imagens inseridas no conteúdo. Com isso, sempre que uma imagem da sua peça não for exibida no dispositivo dos destinatários, ele terá acesso a um texto que explique o conteúdo apresentado nela.
Ofereça incentivos para a compra
Se você quer gerar novas vendas, ou então atrair consumidores para o site, pense em como isso pode ser destacado no seu email.
Benefícios como códigos promocionais para a primeira compra, frete grátis e descontos especiais são os exemplos mais comuns do que pode ser incluído no conteúdo do email. No entanto, se não for possível incluir esse tipo de benefício nas suas ações, pense em fatores que evidenciem a qualidade dos produtos oferecidos.
No caso daqueles consumidores que já compraram produtos da sua marca, uma alternativa eficiente é oferecer compras complementares, ou então atualizações destes itens. Esse tipo de conteúdo pode ser utilizado para retomar uma aproximação com clientes de longa data.
Saiba como criar um email marketing de recompra.
Para identificar quais são as preferências dos consumidores de forma geral, crie envios apresentando novos produtos e itens adquiridos com maior frequência. Use os recursos da peça de email para mostrar os produtos, além de uma descrição objetiva e um call to action que direcione os consumidores até a página de compra.
Faça testes para saber como criar um email marketing de sucesso
Se você quer entender como identificar a efetividade da sua peça e criar um email marketing que gere alto engajamento, o teste A/B é indispensável!
O teste A/B permite a criação de diversas versões de um mesmo email, com o objetivo de identificar qual a melhor estrutura para o conteúdo que será enviado. Podem ser testados o assunto do email, remetente, formatação da peça de email (ordem de disposição dos conteúdos, por exemplo), melhor local para inserir os links da peça e outros itens.
Basta estabelecer o objetivo da análise, criar as versões do conteúdo e definir uma parcela dos consumidores que devem recebê-las. Depois disso, a plataforma de email vai analisar qual versão teve maior engajamento e, por fim, ela será enviada ao restante do público.
Assista o vídeo a seguir para saber como funciona o teste A/B na plataforma da Dinamize:
Depois do envio: analisando os resultados
Assim que entender como criar um envio de email marketing, é preciso analisar a efetividade dele. Com os dados disponibilizados no relatório de email marketing, fica mais fácil compreender quais ações deram certo e o que deve ser otimizado para os envios seguintes.
Veja então algumas das métricas disponíveis no relatório e como elas podem ajudar você a qualificar ainda mais sua comunicação.
Taxa de abertura
Representa o número de vezes que a mensagem foi visualizada, ou seja, indica se sua marca desperta o interesse dos consumidores no momento em que o email chega até eles. A taxa de abertura possibilita ainda entender a eficácia de fatores específicos da comunicação, como assunto e preheader que você optou por utilizar.
Por isso, use os dados obtidos no relatório para identificar a taxa de abertura e pensar em como as chamadas dos seus emails podem ser mais atrativas. Lembre-se que o teste A/B é uma ajuda e tanto quando a tarefa é criar a comunicação ideal.
Erros de entrega
Presentes na taxa de rejeição, os erros de entrega ocorrem por diversos motivos, sendo que alguns deles podem ser resolvidos por parte de quem envia as mensagens.
Os erros de entrega podem ser divididos em permanentes e temporários. Erros permanentes são emails inseridos na sua lista de contatos com algum tipo de erro ou que foram desativados pelos provedores, enquanto os temporários podem ser: caixa de entrada do destinatário cheia ou então erros no servidor de destino, entre outros.
Taxa de cliques
Esta métrica indica a comparação entre o número de usuários que clicam em links da peça e o total de visualizações do envio de email. Com essa verificação, você mensura a efetividade do email marketing para levar os usuários até outros canais.
Caso a taxa de cliques seja alta, você ganha uma garantia de que o conteúdo enviado por email é bem segmentado. Boa parte das plataformas disponibilizam um recurso chamado mapa de cliques, que indica quais locais da peça de email receberam mais cliques.
Número de descadastros
O descadastro é um pedido do usuário para não fazer mais parte da sua lista de emails, por isso, essa informação deve ser analisada sempre que possível.
Uma solicitação de descadastro pode ocorrer por diversos motivos, desde insatisfação com o tipo de conteúdo recebido, alta frequência de mensagens ou até a perda de interesse nos emails. O mais importante é que você saiba o que motivou o descadastro, por isso, solicite aos usuários que clicarem no link de descadastro um último feedback, para entender o que melhorar nas próximas ações.
Denúncias de spam
Uma denúncia de spam ocorre por iniciativa do destinatário, que indica uma mensagem como indevida por não ter dado consentimento para recebê-la.
Por partir do próprio usuário, a denúncia de spam não está relacionada aos provedores de email. No entanto, cada denúncia impacta negativamente a reputação do seu domínio. Isso porque os provedores verificam a quantidade de vezes que as mensagens enviadas por cada domínio foram indicadas como spam e pode, eventualmente, classificar ações futuras da mesma forma.
Veja também: 9 segredos para vender mais com envios de email marketing