O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão e meio de contas ativas. A cada 10 brasileiros conectados, 8 estão utilizando o Facebook. Ou seja: se você é uma empresa, pode ter certeza que seu público estará lá.Obviamente, para atrair e interessar seu público no Facebook, é preciso ir além da criação de uma página. A produção e gestão de conteúdo nas redes sociais, por exemplo, são essenciais para trazer resultados tangíveis.
No entanto, tudo começa com um passo simples: criar uma página no Facebook. E pensando nisso, criamos esse tutorial pra orientar você, mesmo que esteja começando do zero.
Nós vamos falar sobre:
- Por que usar uma fanpage no Facebook e não um perfil?
- Como criar uma página no Facebook: tutorial fácil.
Continue lendo para saber mais!
Por que usar uma fanpage no Facebook e não um perfil?
Primeiramente, vamos esclarecer uma dúvida comum: por que é necessário criar uma página, ao invés de um perfil? Bem, o Facebook afirma em seus termos de serviço que cada pessoa pode ter um único perfil e ele deve ser de cunho pessoal.
Dessa forma, qualquer perfil de empresa estaria ferindo os termos dessa rede social, o que faz com que ela seja passível de ser removida a qualquer momento. Além disso, os perfis possuem um limite máximo de amigos, enquanto as páginas não.
Seus fãs e seguidores também poderão mencionar sua fanpage de sua empresa fazendo check-in nela ou marcando-a em fotos, posts e vídeos. Isso é um recurso totalmente restrito nas contas pessoais, já que é impossível alguém fazer check-in em um perfil.
Viu só todas as vantagens em ter uma página no Facebook? Agora, vamos ao que interessa!
Como criar uma página no Facebook: tutorial fácil
Como explicamos antes, primeiramente você deve fazer é criar uma página no Face, e não um perfil pessoal. Antes de mais nada, clique neste link para criar uma página no Facebook. Depois disso, selecione o tipo de página que você deseja criar:
A página de negócios ou marca é específica para empresas. Depois de clicar em começar, você terá que escolher um nome para sua fanpage e uma categoria que se encaixe com o seu nicho.
Pronto! Sua página está criada. Logo após isso, você verá um passo a passo no próprio Facebook para você começar a configurar sua página. Vamos ver isso em detalhes a seguir.
1. Foto de perfil e de capa
A foto de perfil é a imagem mais importante da sua página no Facebook, afinal, quando suas publicações aparecerem no feed de alguém, é essa foto que vai estar ali representando sua empresa. Portanto, coloque seu logotipo.
A foto de capa também pode representar sua empresa: insira uma imagem com seu slogan ou com conceito visual relacionado à sua identidade. Você também pode colocar alguma foto dos colaboradores ou de uma oferta. Aqui, use e abuse da criatividade.
Essas são as características de dimensões ideais das fotos:
- Foto de perfil: 180px x 180px;
- Foto de capa: 851px x 315px.
2. Sobre a empresa
Depois de ajustar suas fotos, o próximo passo é escrever um pequeno resumo sobre sua empresa no campo “Sobre”. É importante que você informe todos os dados relevantes para seus clientes, como informações de contato, endereço, site e horário de funcionamento.
Explique também quais serviços sua empresa oferece e qual o seu objetivo. Há um campo para “produtos”, no qual você pode especificar seus diversos produtos, e um campo onde você pode descrever suas conquistas e prêmios. Veja a imagem abaixo:
Depois que você atingir um determinado número de curtidas, poderá também personalizar sua URL para que ela fique com uma cara mais profissional.
3. Guias personalizadas
Ao criar uma página no Facebook, atente-se também às guias personalizadas. Elas são abas ou categorias que ficam abaixo da sua foto de perfil e você pode escolher dentre 30 opções diferentes.
Você já deve ter percebido que muitos blogs possuem essa funcionalidade. Esse “menu de categorias” é importante para que o visitante não se perca e consiga acessar os conteúdos com facilidade.
Por exemplo, se um usuário está em busca de ofertas e sua página possui uma categoria com esse mesmo nome, sua empresa já vai sair na frente de muitos concorrentes. Portanto, aproveite bem as guias e use-as sabiamente!
4. Botões Call-to-Action
Uma das grandes vantagens de criar uma página no Facebook é a possibilidade de adicionar botões call-to-action abaixo da imagem de capa. Muitas empresas utilizam-no como um botão de envio de mensagem, mas você pode transformá-lo em outras coisas.
Veja alguns tipos de CTAs disponibilizados pelo Facebook:
- Fale conosco: essa é uma boa opção para negócios que trabalham muito com SAC. Portanto, você pode direcionar o usuário diretamente para enviar mensagens pelo Messenger ou para um chat no seu site;
- Ligue agora: ideal para empresas que usam o atendimento telefônico. Se o visitante estiver acessando a página por um celular, ele pode realizar uma ligação ao clicar no CTA;
- Reserve agora: útil para negócios que lidam com reservas, como hotéis, cinemas, empresas de transporte e eventos;
- Enviar mensagem: esse CTA direciona o usuário para o Messenger do Facebook;
- Enviar email: opção para empresas acostumadas a fazer suporte e atender através de email;
- Whatsapp: com esse CTA, o visitante pode enviar uma mensagem para a sua conta comercial do Whatsapp;
- Cadastre-se: se você deseja captar leads, use esse CTA para que seus clientes se cadastrem em sua newsletter ou em uma lista de promoções;
- Saiba mais: use essa opção quando você quiser direcionar seu cliente ao seu site;
- Comprar agora/Ver ofertas: ideal para enviar o usuário para uma compra no seu ecommerce ou aplicativo;
- Usar aplicativo: esse CTA é ótimo para empresas desenvolvedoras de apps. Ele normalmente ajuda a gerar mais conversões;
- Jogar: é útil para enviar um visitante a uma página de jogos ou a um app de jogos;
- Assistir ao vídeo: postar vídeos na página no Facebook é uma das melhores maneiras de gerar engajamento na rede. Portanto, use esse botão para aumentar ainda mais as suas visualizações.
Depois dos primeiros passos, o conteúdo…
Após criar sua página no Facebook seguindo os passos acima, só falta criar e compartilhar conteúdo! E aí, você pode avançar ainda mais fazendo anúncios pelo Facebook Business e impulsionando suas publicações.
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