Criar campanhas é uma tarefa complexa que exige muito planejamento e estratégia. E uma boa parte desse processo envolve o plano de mídia. Sem ele, você corre o risco de perder tempo com as plataformas erradas e de perder dinheiro com resultados ruins. Afinal, não basta estar em todas as mídias: é preciso ter estratégia.
Para que as suas ações de marketing digital sejam certeiras, você precisa definir suas táticas e escolher as mídias ideais para a sua empresa. Fatores como por exemplo público-alvo, objetivo da empresa e métricas devem ser analisados em totalidade.
Portanto, criar um plano de mídia não é moleza. Mas nós vamos te ajudar com um guia simples que vai facilitar o seu entendimento dessa área. Dessa forma, continue lendo para saber mais sobre:
- O que é um plano de mídia?
- Como fazer um bom plano de mídia?
- Quais métricas devem ser analisadas em um plano de mídia?
Então, vem com a gente!
O que é um plano de mídia?
Um plano de mídia determina as principais mídias e plataformas onde uma campanha será veiculada. Hoje, com a transformação digital e a Era Big Data, existem tantas opções para as marcas que se tornou ainda mais necessário criar uma estratégia de mídia.
A partir do plano de mídia, o profissional de marketing consegue analisar o mercado, identificar o melhor direcionamento a ser seguido e posicionar a marca adequadamente em diversos canais. Com esse planejamento, também é possível entender melhor o consumidor e otimizar a verba de marketing.
Todas as questões de cronograma da campanha, horários, período e orçamento devem ser detalhados no plano de mídia, além das estratégias e táticas de marketing que serão utilizadas.
Como fazer um bom plano de mídia?
Um plano de mídia eficiente deve envolver diversas questões, como análise de mercado, posicionamento, público-alvo, objetivos, orçamento, entre outros. Vamos ver a fundo cada um desses itens a seguir.
1. Análise de mercado
Antes de mais nada, você deve analisar o mercado onde sua empresa está inserida. Isso porque ter uma visão geral do seu setor vai te ajudar a compreender melhor quais são as oportunidades e ameaças, as tendências que estão por vir, o cenário geográfico e político, e as legislações.
Por exemplo, se há uma tendência específica em crescimento dentro do seu nicho que pode ser relacionada com o Pinterest, por que não investir nessa plataforma?
Leia também: Análise SWOT – como fazer um planejamento estratégico
2. Posicionamento
O profissional de mídia deve entender qual é o posicionamento da marca para agir e criar estratégias de mídia. Sem essa compreensão, é impossível realizar um planejamento consistente.
Estudar os valores, a missão, a visão da empresa e a personalidade de marca é imprescindível para atuar em canais que estejam em sintonia com o branding.
3. Objetivos
Outra questão importante do plano de mídia é definir os objetivos da empresa e alinhá-los com as ações. Pergunte-se: quais são os objetivos principais da campanha? Quais metas devem ser alcançadas?
Veja alguns exemplos de objetivos:
- Aumentar o brand awareness;
- Vender mais;
- Fidelizar clientes;
- Garantir autoridade no mercado.
4. Público-alvo
O público-alvo é um dos critérios mais essenciais de um plano de mídia. Afinal, se você não sabe quem são seus clientes, como vai saber onde eles estão e como se comunicar com eles?
Você pode definir o seu público-alvo e a sua persona através de um estudo completo ou de uma pesquisa de mercado. Quanto mais dados você coletar sobre essas pessoas, melhor, pois assim vai saber em quais mídias elas estão presentes, quando mais usam e quais tipos de conteúdos mais consomem.
5. Orçamento
Depois de resolver e definir os itens acima, o próximo passo é analisar o seu orçamento. Você precisa saber quanto a sua empresa pode gastar em marketing para começar a pensar nos canais e nas mídias.
Lembre-se de que nem sempre uma mídia cara vai ser garantia de um retorno positivo. Desde que aplique as estratégias e ações adequadas para a sua marca, você pode sim investir em canais que otimizem o seu orçamento e que gerem bons frutos.
6. Canais e mídias
Chegou o momento de selecionar as mídias que você vai utilizar para veicular a campanha. Com todos os itens acima prontos, você está preparado para decidir as melhores opções de canais pra sua empresa.
Veja abaixo alguns exemplos:
- Televisão;
- Mídia impressa, como revistas e jornais;
- Rádio;
- Outdoors e outras mídias externas;
- Mídias digitais, como redes sociais, links patrocinados, social ads, mídia programática, blogs e email marketing.
7. Cronograma
Para organizar melhor o seu plano de mídia, crie um cronograma com todos os horários, períodos e datas da veiculação do seu conteúdo. Muitas vezes, as campanhas não são independentes: elas se complementam em diferentes canais e, portanto, é necessário estabelecer uma ordem de veiculação para cada uma, de forma que tudo faça sentido.
Assim, você mantém a curiosidade do público acesa e realiza campanhas transmídia de forma fantástica.
8. Estratégias e ações
O passo final é definir as estratégias e ações que serão implementadas. Elas devem ser trabalhadas de acordo com os objetivos do plano, o público-alvo e o posicionamento da marca.
Por exemplo, se você quer criar um perfil no Instagram para vender mais, defina quais conteúdos serão ideais para a sua audiência, quais estratégias vai usar para crescer e como pode incentivar a mídia orgânica por parte dos seguidores.
Quais métricas devem ser analisadas em um plano de mídia?
Para ter certeza de que as suas estratégias estão trazendo os melhores resultados ao mesmo tempo em que otimizam o seu orçamento ao máximo, você deve acompanhar alguns indicadores. Isso porque são eles que vão medir o retorno das suas ações de marketing.
Então, olha só quais são esses indicadores:
- Alcance;
- Frequência;
- Taxa de conversão;
- CPM (custo por mil);
- CPP (custo por ponto);
Esses são KPIs gerais, então, é claro que você pode incluir outros na sua lista e adaptar para a realidade da sua marca. Sem as métricas, portanto, você dá apenas tiros no escuro, correndo o risco de sair no prejuízo. Então, fique atento e sempre acompanhe os resultados das suas campanhas e estratégias.
Criar um plano de mídia é definitivamente trabalhoso, mas com os métodos certos, você consegue elaborar estratégias eficientes para ter uma campanha de sucesso!
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