Reunimos 35 dicas para ajudar você a ser mais eficiente e obter maiores resultados no gerenciamento e monitoramento do Instagram. São, primeiramente, dicas para criação de buscas, estruturas de tags, análise de perfis e muitas outras que podem ser aplicadas em uma plataforma de monitoramento e gestão tanto do Instagram como em outras redes sociais.
Além disso, fizemos uma seleção de alguns apps bem legais que ajudam muito na edição de imagens, vídeos para Instagram e aplicações como Fisheye que emula lentes olho de peixe ou a app Boomerang que faz vídeos curtos.
Vamos as dicas de social media
Iniciando uma estratégia de gerenciamento do seu Instagram
1 – Em primeiro lugar, defina um objetivo para o monitoramento: gestão da reputação da marca, análise da concorrência, análise do mercado, etc. Definir um objetivo vai ajudar muito na organização da estrutura de buscas criadas e principalmente na leitura de relatórios.
2 – Faça um briefing de expressões completo com: equipe de marketing, comercial, atendentes, usuários, consumidores da marca. Descubra quais são as hashtags que tenham alguma relação com a marca, mercado e concorrentes com a finalidade de possibilitar a criação de buscas.
3 – Faça uma relação de perfis influentes no segmento, por exemplo: perfis das marcas concorrentes, presidentes, diretores, gestores e demais profissionais influentes da marca e concorrentes e perfis influentes do mercado. Esse gerenciamento do segmento no Instagram permite que você entenda não só quem são os influentes, mas também a forma como eles se comunicam com o público.
4 – Crie regras de automatizações de alertas para os perfis mais influentes, pois assim você pode interagir com os posts dos mesmo de forma imediata e com isso gerar mais engajamento com o público foreseguidor desses perfis.
5 – Utilize estrutura de tags para perfis monitorados no Instagram. Ao criar tags que tenham relação com profissões, comportamentos, personas e aplicar essas tags aos perfis relacionados, você conseguirá, de fato, identificar quais públicos são mais engajados, que comentam mais, que curtem mais e que são mais influentes.
6 – Pense bem na descrição da sua biografia, pois em muitos casos ela pode ser determinante para conseguir ou não um novo seguidor.
7 – A dica anterior também serve para a foto do perfil, portanto dedique tempo, utilize filtros, retoque se for preciso, mas deixe ela digna de representar a mensagem do seu perfil.
Organizando o que já existe de conteúdo
8 – Faça uma relação de expressões positivas e negativas com o propósito de auxiliar na criação de automatizações de classificação de sentimentos.
9 – Crie uma estrutura de tags e subtags para medir volume de itens por assunto, por exemplo: estrutura de tags para reclamações, onde você possa criar subtags como reclamação de cliente, ex-cliente, não-cliente e usuário impactado por campanha.
Analisando conteúdos disponíveis
10 – Identifique as principais hashtags, assim você pode criar automatizações para receber um alerta sempre que um determinado item coletado no monitoramento do Instagram que contenha uma expressão importante, como um elogio por exemplo e, com isso, interagir de forma imediata com os usuários.
11 – Faça um ranking dos 100+ evangelizadores da marca no Instagram, para isso você precisa automatizar por meio de tags o volume de itens por evangelizadores e, dessa forma, você conseguirá obter mais dados deles interagindo com a marca.
12 – Faça um ranking dos 100+ influenciadores e, assim como nos evangelizadores, automatize por meio de tags o volume de itens por evangelizadores.
Monitoramento do Instagram
13 – Acompanhe o crescimento de seguidores comparando com o crescimento de publicações. Assim você pode identificar quais conteúdos têm mais engajamento e proporcionam um aumento de seguidores.
14 – Descubra com o monitoramento as hashtags utilizadas por outros usuários que tenham relação com a imagem que você está compartilhando e passe a utilizá-las junto às suas publicações.
15 – Descubra a média de postagens diária, semanal e mensal dos usuários mais influentes através do monitoramento no Instagram.
Assim você consegue ter uma ideia de uma produtividade de conteúdo para Instagram.
16 – Descubra através do monitoramento quais são os dias da semana e horários de maior interação. Cruzar essas informações por assuntos por meio de tags pode auxiliar ainda mais no planejamento de publicações.
17 – Descubra com os dados de tipos de conteúdo quais imagens foram mais curtidas e comentadas no Instagram.
18 – Descubra quais assuntos são mais postados pelos usuários no Instagram por meio de dados de perfis monitorados.
19 – Procure pesquisar a fundo sobre os perfis monitorados mais influentes no Instagram. Veja se é prática desses influenciadores repostar fotos e imagens de outros perfis. Se for faça o mesmo mencionando o perfil, aumentando assim seu engajamento e influência entre os demais usuários.
Dicas de mão na massa
20 – Procure interagir com os perfis de usuários que mais se engajam com seu conteúdo no Instagram. Curta e comente o conteúdo desses usuários, retribua o engajamento deles.
21 – Procure obter insights de expressões e hashtags por meio de nuvens de tags. A partir do monitoramento do Instagram, você pode gerar nuvens de tags por buscas, por mídia, por período, e que possibilitam obter esse tipo de leitura.
22 – Automatize suas interações por meio de tickets, você pode, por exemplo, gerar tickets para relacionamento somente para os posts no Instagram que contiverem determinada hashtag que você considera muito relevante, ou posts que tenham um mention para determinado perfil. Dessa forma, ao organizar suas interações por tickets, você irá conseguir visualizar se o tempo entre a coleta e a interação tem impacto no engajamento. Caso a conta do perfil seja institucional de uma marca e mais de uma pessoa seja responsável pelas interações você conseguirá medir o volume por usuário.
23 – Uma outra dica é gerar uma nuvem de tags para os influenciadores com o intuito de identificar quais são os assuntos que eles mais comentam, com isso você pode fazer posts estratégicos contendo esses assuntos e fazendo mentions a esses perfis, aumentando assim a chance de engajamento de perfis influenciadores.
24 – Cuidados com a lente da câmera é muito importante. Geralmente esquecemos desse detalhe e ele pode fazer toda diferença na qualidade das suas fotos.
25 – Crie composições para suas fotos. Só para exemplificar, você não precisa de um estúdio fotográfico para compor um cenário, em muitos casos a mudança de ângulo pode pegar aquele brilho do copo, aproveite também para incluir no quadro outros momentos que estão ao seu alcance. Explore.
Continuando
26 – Brinque com a distância. Muitos objetos ficam muito mais atraentes quando a foto é perto, portanto, faça testes com mudança de ângulos também, você vai se surpreender com os resultados.
27 – A iluminação talvez seja o fator mais importante numa fotografia, isto é, faça testes com o mesmo objeto na sombra e diretamente na luz do sol. Aproveite momento inusitados onde você tem disponível uma iluminação de cor diferente e explore selfies. Você vai ter ótimas surpresas com os efeitos naturais que pode obter.
28 – Conectar seu perfil do Instagram ao do Facebook pode se tornar uma integração poderosa na promoção de conteúdo nas redes sociais. O legal de observar é que com o tempo você percebe que muitos conteúdos são mais curtidos no Instagram do que no Facebook, e o contrário também acontece.
29 – Marcar o local onde a foto foi tirada também pode ser uma boa estratégia para promover o conteúdo e conseguir novos seguidores.
30 – Não podemos esquecer dos vídeos, eles são tão importantes quanto as imagens (ilustrações, fotografias e montagens). Momentos engraçados é uma boa dica para registros em vídeos.
31 – Utilize o Conte sua história para transmissões rápidas de eventos, festas e viagens por exemplo. Procure equilibrar a postagens de vídeo com suas histórias, não vale a pena perder a postagem de um vídeo que vale ser guardado para um momento da sua linha do tempo das suas histórias que vão se perder com o tempo.
32 – Fazer post pré-eventos, pré-lançamentos pode ser uma boa estratégia para gerar engajamento e expectativa nos seguidores. Aproveite também para começar o monitoramento das hashtags no Instagram antes mesmo evento.
33 – Posts em forma de quizzes podem estimular o engajamento dos seguidores. A dica é utilizar fotos que demonstrem que você pode estar em dúvida, como duas garrafas de bebidas diferentes, dois livros diferentes, uma roupa ou outra, existem diversas possibilidades para criar um quizz. Você também pode utilizar apps como Layout from Instagram para fazer posts com esse objetivo, colocando dois objetos lado a lado.
34 – Você pode promover concursos de fotografias, que tenham como critério de participação mencionar seu perfil. Pense em um prêmio legal, utilize hashtags que podem fazer com que seu concurso seja visto pelo máximo de pessoas possíveis. Faça muitos posts pré-lançamento do concurso mostrando o prêmio em diferentes fundos, mencionando alguns dos seus principais seguidores. Depois, no monitoramento, você vai conseguir perceber o nível de engajamento do público no Instagram e outras redes que fizerem parte da sua campanha.
35 – Se você estiver participando de eventos, se engaje com o conteúdo dos demais participantes do evento, curtindo, comentando. Utilize a hashtag oficial do evento ou aquela que os participantes estão mais utilizando.
Ferramentas para edição de sua publicação no Instagram
Indicamos a partir de agora uma série com dicas de aplicativos que podem ser usados para turbinar o uso do Instagram.
Filtros
1 – Prisma – App que possui filtros muito legais para aplicar nas fotografias e imagens antes de publicar no Instagram.
2 – Afterlight – Outro app que possui filtros muito legais para aplicar nas fotografias e imagens.
3 – InstaSize – App que possui diversos filtros para edição de imagens.
4 – Retrica – App de câmera para gravar e compartilhar suas experiências. Faça colagens, vídeos e até GIFs. Capture o que você vê na tela com mais de 100 filtros instantâneos. Use o Stamp™ exclusivo do Retrica para decorar suas fotos e selfies.
5 – Photo Filter – App com filtros muito legais. Aplique filtros com estilos de Van Gogh, Picasso, Dahl, Munch e outros.
6 – Fisheye – App com emulação de lente olho de peixe, emulação de 4 câmeras fisheye profissionais, dezenas de efeitos lomo, swith entre a câmera fisheye câmera frontal e traseira fisheye além de 18 efeitos de filtros.
7 – Candy Camera – O app possui filtros para selfies, recursos de beleza (afinador, branqueador, corretivo, batom, blush, delineador e máscara), adesivos, câmera silenciosa e colagem.
Utilitários
8 – Repost for Instagram – App muito utilizado para repostar fotos e imagens de outros perfis no Instagram.
9 – No Crop para Instagram – Você pode publicar fotos inteiras no Instagram, sem recortá-las. Gire, vire e redimensione suas fotos. Escolha entre mais de 200 modelos de fundo gratuitos. 30 filtros para tornar suas fotos mais incríveis. Mais de 400 adesivos gratuitos para personalizar suas fotos.
Edição
10 – Quick – app utilizado para colocar texto nas fotografias e imagens.
11 – Flipagram – App que transforma fotos em vídeos com áudio.
12 – Boomerang – App do Instagram que cria vídeos de um segundo. Bem legal para vídeos engraçados.
13 – Layout from Instagram – App que organiza as imagens ou fotografias em layouts, dando a possibilidade de fazer uma única imagem com várias fotos.
14 – Insta square snap pic collage – Aplique efeitos especiais e sensíveis. Faça colagens com outras imagens.
15 – Textgram – Aplique filtros, tags, quadros e escreva em cima das fotos. Possui uma loja com grande quantidade de fundos gratuitos, quadros e fontes que você pode baixar e usar.
16 – Vecteezy – A Vecteezy é uma das maiores comunidades de gráficos vetoriais do mundo. A maior parte dos arquivos podem ser baixados gratuitamente e, dependendo da licença, podem usar nos seus projetos.
Esperamos que as dicas e ferramentas sejam bastante úteis para sua estratégia! E até a próxima dica 🙂