Há vezes em que uma lista de contatos de email pode contar com leads que não estão realmente interessados na sua empresa. Isso prejudica a sua taxa de engajamento, arruinando a performance das suas campanhas. Então, o que fazer? Para melhorar a qualidade da sua lista, você precisa realizar algumas ações. Entre elas, está o double opt-in, que não é nada mais do que a dupla confirmação de emails. Esse recurso garante que apenas emails válidos entrem na sua base de contatos.
Nos próximos parágrafos, portanto, você vai entender melhor o que é o tal do double opt-in e como ele pode otimizar a sua lista para melhores resultados. Acompanhe:
- O que é double opt-in?
- Por que utilizar esse sistema?
- Como configurar o envio de double opt-in na Dinamize Automation?
- Bônus: o que é opt-out?
Continue lendo para saber mais!
O que é double opt-in?
Double opt-in ou dupla confirmação de email é um sistema que envia um email automático para os leads que se cadastraram na sua lista por algum formulário. Basicamente, depois que o usuário se inscreve, ele recebe um email confirmando seu interesse.
Para que o lead faça parte da sua base de contatos, ele precisa clicar no email de confirmação e confirmar seu interesse no seu conteúdo. Portanto, esse processo é diferente do single opt-in.
O single opt-in é diferente do double opt-in porque, no primeiro, tudo o que o usuário precisa fazer é se cadastrar através de um formulário. Então, ele passa a fazer parte da lista de contatos automaticamente. A dupla confirmação de email, por outro lado, adiciona uma segunda etapa no processo de inscrição.
Leia também: Email após conversão em formulários: como criar um?
Por que utilizar a dupla confirmação?
Alguns profissionais de marketing acreditam que esse recurso pode dificultar e limitar o processo de inscrição. Contudo, é inquestionável que o resultado dessa prática é uma lista mais qualificada com maior engajamento.
Vamos ver então mais algumas vantagens do double opt-in abaixo.
1. Contatos mais qualificados
Usar um envio de dupla confirmação garante que você terá endereços de emails válidos cadastrados na sua lista. Isso impede que as pessoas digitem um endereço de email errado ou que algum espertinho digite um email que nem ao menos é seu, causando erros de envio.
Portanto, o double opt-in te dará uma segurança de que todas as pessoas na sua lista realmente querem estar ali. Para não confundir seu lead, recomendamos que após o cadastro do formulário, você notifique no próprio formulário que um email de confirmação será enviado.
Dessa forma, seu lead vai entender que precisa confirmar seu cadastro para entrar na lista e há menos chances dele não ver ou ignorar o email.
2. Boa entregabilidade
Envios double opt-in evitam que você tenha hard bounces, já que todos os seus contatos precisam confirmar a inscrição. Portanto, as chances de seu email cair em spamtraps ou ser enviado para endereços inválidos são quase nulas.
E no fim, todos esses fatores vão te levar a ter uma boa reputação de remetente, e a entregabilidade das suas campanhas ficará ainda melhor.
Além disso, a dupla confirmação entrega seus emails somente para pessoas que estão muito interessadas no seu conteúdo. Assim, cada vez menos usuários vão te marcar como spam ou vão se descadastrar. Isso também só vai melhorar sua entregabilidade.
3. Menos problemas com o GDPR e a LGPD
A norma GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estabelecem que as empresas que não seguirem suas normas serão multadas. Ambas as leis têm a intenção de ampliar os direitos das pessoas aos seus dados.
Algumas exigências das leis são: garantir a proteção de dados, a privacidade das informações, notificar o usuário quanto à finalidade desses dados, entre outros. E com o double opt-in, você consegue provar que os contatos na sua base foram aprovados, evitando problemas com as leis.
4. Construção de relacionamento
Em um single opt-in, o primeiro email que você envia para sua base de leads é o primeiro email da sua campanha ou newsletter. No entanto, no double opt-in, seu primeiro email será o de confirmação. E nele, você pode investir em uma linguagem mais pessoal e íntima, mesclando algumas palavras de boas-vindas com a confirmação do cadastro.
Dessa forma, você consegue se aproximar mais dos seus contatos. Nossa dica é que você fale um pouco sobre sua marca e inclua uma mensagem mais personalizada.
Como configurar o envio de double opt-in na Dinamize Automation?
Para realizar a configuração do double opt-in no Dinamize Automation, siga os seguintes passos:
- Vá no menu Configurações> Integração> Double opt-in. Nesse momento, você vai configurar todas as informações relacionadas ao email de confirmação enviado para o contato.
Defina os seguintes parâmetros:-
- Email de remetente: o e-mail de quem está enviando essa confirmação, o seu e-mail;
- Nome do remetente: o nome de quem está enviando esse e-mail;
- Email de resposta: Aqui, defina o e-mail que receberá as respostas desse envio;
- Assunto: o assunto deste e-mail de confirmação;
- Conteúdo: onde você irá criar o seu e-mail de confirmação.
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- Crie uma landing page indo em Canais> Landing Page> Nova Landing Page;
- Escolha o modelo que você deseja e selecione editar;
- Clique em configurar formulário. Preencha o formulário, sem se esquecer de nenhum campo;
- Vá em Double Opt-in e selecione a caixinha “enviar solicitação de confirmação de registro“;
- Escolha se você vai enviar uma mensagem de texto ou uma URL;
- Configure as demais informações e finalize!
Veja o vídeo abaixo para entender como configurar em detalhes.
Bônus: O que é opt-out?
É importante que você também deixe todos os seus leads à vontade para se descadastrar da sua lista a qualquer momento. Às vezes, uma pessoa que quis se cadastrar em um primeiro momento pode simplesmente perder o interesse ou achar alguma outra solução mais interessante.
Mas o que fazer nesse momento? Permitir que o lead se descadastre através de um botão. Se você não inserir um link para descadastros, você corre o risco de ser marcado como spam. Afinal, as pessoas se irritam muito com marcas que enviam dezenas de emails o tempo todo e não deixam você pular fora.
Ou seja, ser marcado como spam pode ser muito danoso para a sua entregabilidade.
Agora, você já deve ter entendido por que é necessário qualificar a sua lista de contatos, não é? Mais do que números, o importante é o seu engajamento. Portanto, desapegue da quantidade e foque em qualidade!
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