O formulário é um item essencial das estratégias de marketing de conteúdo, podendo ser usado para coletar leads em troca de iscas digitais. Há vários tipos de iscas que você pode oferecer, como ebooks, workbooks, webinários, pesquisas e infográficos.
Contudo, nessa etapa, geralmente surge algumas uma dúvidas. Como entregar as iscas? Como enviar um email após conversão em formulários, independente do tipo? Bem, esse tipo de email se chama follow up e ele é extremamente importante para conquistar clientes.
Se você quer se aprofundar mais sobre esse assunto, vamos explicar:
- Por que formulários são importantes;
- O que é um email após conversão em formulários;
- 5 dicas para você criar um email após conversão em formulários.
Vamos nessa?
Por que formulários são importantes?
Dentro de uma estratégia de marketing digital, os formulários são essenciais na etapa de captação de leads. O objetivo de um formulário em uma landing page é coletar os dados necessários para que você envie um conteúdo bem segmentado para aquele lead e aqueça a sua audiência.
Sem esse aquecimento, é muito mais difícil transformar leads em clientes e gerar vendas. Por isso, com um formulário, é possível pedir pelo endereço de email do usuário em troca de algum material valioso no qual ele possa se interessar.
Nem sempre você precisa enviar um material rico – depende da estratégia. Talvez o seu lead apenas se interesse em receber a sua newsletter e, com isso, enviar um email de boas vindas já é o suficiente para começar a comunicação.
O que é um email enviado após conversão em formulários?
Um lead que se inscreveu em algo através de um formulário é um potencial cliente um pouco mais “quente” que já está muito interessado na sua empresa, pois ela foi atrás dela sozinho e, portanto, tem grandes chances de se tornar um comprador. Ele não é um “lead frio”, mas pode ser ainda mais aquecido através de conteúdo.
Uma das melhores maneiras de aquecer esse lead é enviando um email logo após a conversão no formulário. É possível fazer isso através de ferramentas de automação de marketing. Quanto mais rápida e precisa for a entrega desse email, melhores serão os resultados.
Um lead que enviou seus dados por um formulário espera que alguém o contate de volta, seja para receber uma isca ou não. Contudo, é preciso ter cuidado: enviar uma mensagem muito genérica pode ser um tiro no pé.
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5 dicas para criar um email após conversão em formulários
Para não cair na velha história de criar um template de email simples com mensagens genéricas, nós vamos te dar algumas dicas. Com elas, você vai aprender a escrever e enviar um email após conversão em formulários. Veja abaixo!
1. Envie o email com rapidez
Quando se fala em follow up após um formulário, é imprescindível que você se atente ao tempo do envio. Para capturar a atenção do lead, dispare o email o mais rápido possível. Enviando muito tempo depois, pode ser que ele se esqueça de você ou simplesmente ignora a mensagem.
Para isso, existem as plataformas de automação de marketing que enviam fluxos de emails automáticos. Na Dinamize Automation, é possível integrar um formulário no seu site e criar uma automação após conversão. Desse modo, tudo é feito de forma bem ágil.
2. Evite insistir demais
Apesar do lead ter fornecido suas informações de contato, isso não te dá liberdade para enviar centenas de emails o tempo todo. Com certeza, exagerar nos disparos pode te prejudicar, já que isso vai apenas irritar o lead, possivelmente levando ao descadastro da lista e à marcação de spam.
Você não quer ser marcado como spam, não é? Então, não insista demais nos seus emails. Se mostre disponível, use CTAs que convertem, mas não espere que a conversão aconteça logo de início. Tudo é um processo.
3. Personalize o email
A personalização de emails é a chave de tudo. Enviar um “obrigado” sem qualquer toque pessoal e customizado não vai convencer o cliente a confiar e notar a sua marca.
A personalização, contudo, vai além de simplesmente inserir o nome do lead antes da mensagem. Para criar emails personalizados, você precisa entender mais sobre os interesses e hábitos dos seus prospects. Isso só é possível analisando a jornada e o comportamento deles no seu website.
Mas como aplicar tudo isso? Criando um funil de leads, é claro.
4. Crie um funil de leads
Ao criar uma base e inteligência sobre os leads, você consegue enviar um email após conversão em formulários muito mais pessoal e customizado. Um funil de leads te ajuda a saber como você deve conversar com aquele lead, tornando a experiência do cliente muito melhor.
Para criar um funil, você deve inspecionar alguns detalhes sobre o lead e anotar cada etapa pela qual ele passou dentro do seu site.
Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas
Veja algumas perguntas que você deve fazer para melhorar o seu funil:
- Como é o tráfego até o formulário? É orgânico, pago, interno (posts do blog e qualquer link interno) ou externo (redes sociais, backlinks, patrocínio)? Mensure isso com o Google Analytics;
- O que o representante de vendas sabe sobre o lead? Examine com ele se você precisa coletar mais dados ou ter diferentes formulários para cada ocasião;
- Como é a copy do formulário? Como isso pode te ajudar a escrever a copy do email? Evite ser repetitivo e crie conteúdos que se complementem;
- O que mais o lead fez no seu site? Quais páginas ele acessou? Essas são informações essenciais para otimizar o funil.
5. Conscientize e quebre objeções
É importante que no seu email você conscientize o lead de seu problema e responda quaisquer dúvidas que ele ainda tenha ao se registrar pelo formulário. Afinal, pode ser que ele ainda não tenha certeza de que você é a solução certa para ele.
Além disso, procure entregar muito mais do que o lead esperava. Se ele esperava por um ebook ao submeter o formulário, entregue outro material junto. Gerar surpresa é uma estratégia de marketing de relacionamento muito eficiente.
Como criar fluxos automáticos de envios a partir das conversões de landing pages na prática
Para criar um fluxo automático de envios de email marketing a partir da conversão em uma landing page, pop-up e até através do Facebook Lead Ads na plataforma de automação de marketing da Dinamize é muito fácil, vamos aos passos:
Passo 1 – Criação de uma captação de leads
Tenha uma landing page, pop-up, formulário ou formulários do Facebook Lead ADS já configurados. Ainda não tem um? Não se preocupe, pois separamos abaixo um tutorial para cada um destes meios de captação de leads:
- Como criar uma landing page;
- Como criar um pop-up no site;
- Integrando formulários no site;
- Como configurar automaticamente formulários já existentes em seu site;
- Facebook Lead ADS: como integrar.
Passo 2 – Criando um envio automático após a conversão
Agora que seus leads já estão sendo incluídos diretamente na ferramenta da Dinamize, você pode criar comunicações de email automáticas após a conversão.
Para isso, acesse o menu Fluxos no canto esquerdo e então, nos modelos de fluxos, marque a opção Conversão.
Neste passo, é necessário selecionar o formulário que deseja vincular com o envio automático do email.
Agora é a parte em que você cria o conteúdo do seu email que será enviado automático.
Você pode programar um fluxo com diversas ações automáticas após a conversão destes leads, seja ela de Email, SMS, Push (caso possua um aplicativo) ou até uma atualização cadastral destes leads.
E aí, gostou? Então, leia também:
Carrinho abandonado: como criar um email de carrinho abandonado que converte
Referências:
Follow up after a form submission: how to convert inbound leads into sales vol 2
3 tips for what to do after someone submits a form