O envolvimento dos colaboradores na empresa pode ser o primeiro grande salto para o seu negócio decolar. Afinal, o engajamento dos funcionários reflete muito sobre a marca e também pode engajar o público.Os valores da empresa são diferenciais e influenciam colaboradores e clientes. Nesse quesito, o employer branding é como seus funcionários enxergam a empresa e, assim, formam a reputação do negócio.
A questão é: se você não é capaz de engajar os próprios colaboradores, como pretende fazer isso com seus clientes?
O employer branding está associado ao sucesso no recrutamento e seleção de colaboradores. Ou seja, os talentos da empresa e as medidas para retê-los. No entanto, a gestão de pessoas é uma parte importante disso.
Vamos entender o que é o employer branding e como aplicá-lo no seu negócio?
O que é employer branding?
Se os seus próprios colaboradores são embaixadores da marca, as chances de conquistar clientes com a ajuda deles são maiores.
O employer branding é uma estratégia para engajar seus colaboradores, promover o bem-estar e reter talentos. Desse modo, a imagem da sua empresa é construída de forma mais positiva. Em tradução livre, significa “marca do empregador”. Ou seja, consiste em técnicas e ferramentas para que melhoram a percepção do mercado sobre o seu negócio.
Colaboradores satisfeitos passam essa energia para os clientes. Por isso, nem precisa se esforçar para criar uma imagem favorável da marca, isso fica claro desde o primeiro contato.
Encontrar talentos que façam a diferença no seu time nem sempre é uma tarefa fácil. Reter os colaboradores mais valiosos é uma medida fundamental, pois torna o crescimento mais acelerado e destaca a marca em meio às concorrentes.
De que maneira isso impacta na sua empresa?
O cenário competitivo do mercado exige que as empresas se esforcem cada vez mais para reter seus talentos. Diante disso, o employer branding é a estratégia ideal para mostrar aos colaboradores que a sua empresa é a melhor opção para as carreiras deles.
Mostrar que eles podem atingir todo o potencial produtivo, ter valorização profissional e maior satisfação no trabalho são apenas alguns dos impactos de estruturar o employer branding. O resultado são equipes de alta performance que tornam-se defensores da sua empresa.
Essa é uma estratégia de branding interno que é usada para reforçar os aspectos positivos da organização. Nesse sentido, há um fortalecimento da imagem da empresa, que acaba por atrair mais talentos — e também novos clientes que aparecem interessados em entender por que os colaboradores gostam tanto de trabalhar no seu negócio.
Falando em termos financeiros, o employer branding também tem um impacto considerável. Quando os funcionários estão contentes, o nível de turnover diminui. Dessa maneira, há uma redução de custos em relação à seleção de talentos, contratação, treinamentos e outros processos.
São muitos os impactos para a sua empresa, mas isso não acontece do dia para noite. Por isso, o employer branding é considerado uma estratégia de longo prazo.
Vantagens do employer branding
Mostrar o valor da sua marca para o mundo gera inúmeras vantagens. Portanto, o employer branding é uma tática excepcional e que contribui para o crescimento da organização. Dito isso, confira quais são os benefícios dessa estratégia:
- atração e retenção de talentos;
- redução do turnover;
- diminuição de custos com recrutamento e seleção;
- divulgação espontânea;
- reconhecimento de marca;
- aumento do brand awareness;
- colaboradores satisfeitos e bem-sucedidos;
- diferenciação de mercado;
- aumento da produtividade;
- reputação positiva.
Como criar uma estratégia de employer branding?
As possibilidades para implementar o employer branding são bem diversificadas. Cada empresa pode criar a sua estratégia de acordo com suas características, afinal é preciso levar em conta as especificidades do negócio.
Porém, alguns passos são os mais comuns e podem ajudar na construção do employer branding do seu negócio.
Tenha um objetivo e comece a planejar a estratégia
A estrutura para implementar o employer branding é uma das principais etapas, pois isso servirá como um dos pilares da mudança. Nesse sentido, deve-se definir quem serão os responsáveis pelo projeto, quais táticas e ferramentas serão usadas e outros quesitos.
Tenha um objetivo definido, como atrair talentos, melhorar o ambiente de trabalho ou outras demandas. A partir disso, comece a envolver as lideranças e escolha quais indicadores serão usados para acompanhar o andamento do projeto e conferir a eficiência da estratégia.
Defina os valores e políticas da empresa
A definição da missão, visão e valores da empresa é algo que precisa acontecer desde o plano de negócio. Além disso, essas características mostram muito sobre a cultura da empresa e são uma parte importante do employer branding.
As políticas e os valores devem guiar a organização e são capazes de mudar a percepção dos colaboradores e também dos candidatos que querem trabalhar na empresa. Por isso, esses pontos precisam ser bem delineados.
Invista na presença online
É claro que dificilmente uma empresa consegue se manter em alta sem ter uma boa presença online. Qualquer pessoa utiliza a web para fazer pesquisas e tirar dúvidas, principalmente a respeito de uma vaga de emprego, por exemplo.
Suponha que alguém indique uma vaga para você, imediatamente você procuraria por informações sobre a empresa na internet, certo? Esse é o caminho mais comum, e é por isso que a presença digital deve estar entre uma das etapas do employer branding. É preciso ter visibilidade para passar confiança, divulgar a cultura organizacional e melhorar a imagem da marca.
Ter um site corporativo, redes sociais atualizadas, um blog com conteúdos exclusivos e aplicar técnicas de SEO são medidas essenciais. Dessa maneira, você usa as mídias para fortalecer a imagem e estabelecer o posicionamento da sua empresa. Além disso, não esqueça de medir os resultados para fazer ajustes na estratégia.
O employer branding é um conceito que melhora os processos internos e cria uma cultura mais atrativa e positiva entre os colaboradores — e isso reflete para fora e mostra como a empresa é boa para se trabalhar.
Então, o que acha de começar a construir uma marca mais interessante? Conte quais são as suas estratégias nos comentários!