Fluxos de automação com email marketing podem auxiliá-lo a organizar de forma prática e escalável o relacionamento com seu público. Além disso, estes fluxos evitam que você perca algum passo importante da comunicação com seus prospects e clientes.
Se bem estruturados e implementados, esses fluxos automatizados tornam possível uma comunicação mais próxima com todos seus clientes. Para isso, identifique todas as etapas que seu cliente pode passar em sua estratégia e, que tipo de comunicação você quer realizar com ele.
Em um de seus estudos, a empresa Radicati projeta que o número de emails disparados no final de 2021 pode ultrapassar 310 bilhões. Além disso, o levantamento aponta que a quantidade de usuários de email deve alcançar os 4 bilhões, neste mesmo ano. Entre essas pessoas, imagine quantas podem se interessar por ações/produtos que você e seu negócio podem proporcionar.
São diversas as ações que podem ser automatizadas em um fluxo por email. Desde um envio de boas-vindas até mensagens mais detalhadas, como informações sobre atualizações do seu serviços ou novos produtos em seu catálogo.
Como tudo na vida, a prática de Email Marketing possui as suas regras. Elas devem ser seguidas, para que você obtenha os melhores resultados.
Por onde começo meu fluxo de automação por email?
Para iniciar a estruturação e implementação de um fluxo de automação por email marketing com objetivo de iniciar ou aproximar o relacionamento com seu cliente, é necessário avaliar diversos pontos, dentre eles a definição de uma plataforma de automação de marketing lhe ajudará a implementar todas as ações desejadas.
Assista também o webinar abaixo criado especialmente para quem tem dúvidas de como iniciar o relacionamento por Email Marketing através dos fluxos de automação:
Se você procura por modelos de fluxos de envio, ainda disponibilizamos uma séries de exemplos de fluxos de automação por email marekting em nosso Pinterest que vai ajudar bastante você a colocar em prática suas ideias.
Saiba como usar a nutrição de leads na geração de resultados
Alguns exemplos de Fluxos de Automação com Email Marketing
Levantamos algumas comunicações que podem e devem ser automatizadas através dos fluxos de automação, justamente para trazer uma experiência de relacionamento similar para todos os seus clientes. Mas tenha sempre em mente que os fluxos são apenas um meio do qual você está utilizando para se comunicar com seus clientes, a maneira e abordagem como você se relaciona com seus clientes precisa ser a mesma. Uma dica importante é “humanizar” essa comunicação através de personalização de conteúdo e de segmentações bem definidas.
Vamos aos exemplos de fluxos:
1 – Após realizar o cadastro
Valorize o usuário que se cadastra em seu site. Se ele forneceu seus dados, é porque possui interesse em seu projeto e quer saber mais informações.
Boas-vindas para novos contatos
Este é o primeiro envio para os seus contatos. Utilize o momento para apresentar a eles detalhes sobre o tipo de serviço ao qual terão acesso.
Especifique informações que sejam úteis aos usuários. Também apresente quais são as formas que os usuários podem entrar em contato, como redes sociais, site, telefone, entre outros.
De nada adianta construir sua lista de contatos se eles não forem alimentados com conteúdo qualificado. Planejar ações de boas-vindas é um bom início para estabelecer um relacionamento com sua base.
Estes informativos têm como objetivo notificar seus contatos sobre as principais novidades de sua empresa. Novas funcionalidades, conteúdos que sejam relevantes e novidades em geral da empresa são alguns dos tipos de newsletters que podem ser criadas.
Novo post no blog
Aposte também em envios que notifiquem os contatos de sua base sobre a entrada de novos posts em seu blog. Contatos que optaram por receber seus envios aguardam novidades de todos os tipos, por isso não perca esta oportunidade para divulgar seu conteúdo.
Ofertas especiais por email
São os tipos de envios mais realizados por empresas. Notificar seus clientes sobre ofertas e promoções em geral é importante, claro. Porém, outros tipos de envios também se encaixam nestas ações promocionais, como divulgação de novos produtos, materiais exclusivos, webinars, pesquisas de satisfação, entre outros.
2 – Clientes que realizaram a primeira compra
Depois de feita a primeira compra, existem algumas formas de qualificar a experiência destes clientes, promovendo novas compras e mantendo o engajamento dos contatos com sua marca.
Envios de acordo com produtos adquiridos
Sabendo quais produtos seus clientes adquirem, fica mais fácil realizar um envio com produtos que possam interessar a ele. Produtos complementares ao que os usuários já compraram podem ser interessantes, bem como novas versões dos itens comprados anteriormente.
Produtos que tenham sido adquiridos recentemente
Como estes clientes ainda estão no início de sua jornada de compra, divulgue produtos que estejam entre os mais adquiridos no momento. Produtos que sejam “tendência” podem ser mais atrativos para quem está iniciando.
Primeiros passos
Envie para os clientes algumas dicas de como iniciar a utilização do serviço contratado. Seja no próprio conteúdo do email ou então com links redirecionando para materiais que possam facilitar o acesso deles.
3 – Clientes ativos
Neste passo, é importante ouvir os clientes que utilizam de forma recorrente seus serviços. Você também pode propor alguns produtos de valor elevado se comparado aos comprados anteriormente e disponibilizar espaços para obter novos dados sobre eles.
Emails de pesquisa
Criando pesquisas, você consegue obter um retorno efetivo dos usuários. Através delas, podem ser apontados os pontos positivos de seus serviços, bem como sugestões de melhoria.
Produtos com valor mais elevado
Mostre novos produtos para seus clientes ativos, produtos complementares e que sejam de seu interesse. Como este envio é voltado para um público mais ativo, você pode priorizar itens de valor mais elevado. Não esqueça de deixar claro neste tipo de envio quais os benefícios em adquirir um novo produto, mesmo que o custo deste produto seja maior.
Obtenha mais informações sobre os seus clientes
Diferente das primeiras solicitações de cadastro, onde o recomendado é obter apenas os dados necessários para os seus primeiros envios, aqui você pode buscar informações que aprofundem seu conhecimento sobre os clientes. Estes dados podem ser obtidos através de formulários no site ou em redes sociais, que podem ser divulgados em seus envios. Experimente oferecer um material exclusivo em troca de maiores informações.
Leia também: Email após conversão em formulários: como criar um?
Use seu público engajado para ampliar sua marca
Seus contatos engajados podem ser um meio para divulgação de sua marca para novas pessoas. Disponibilize formas para que os usuários possam compartilhar seus envios para outras pessoas. Ícones de compartilhamento nas redes sociais podem ajudar nessa divulgação.
4 – Clientes inativos
Solicitação de feedback
Saber qual a posição dos clientes e usuários dos seus serviços é importante, independente da etapa em que se encontram no funil de vendas. No caso de clientes inativos, use a oportunidade para saber quais fatores causaram a falta de interesse por parte deles, para trabalhar em formas de atraí-los novamente.
Emails de retenção
Defina estratégias para atingir aquele público que está inativo em seu banco de dados. Pessoas que concordaram em passar por um período de teste, por exemplo, podem ser notificadas da possibilidade de voltar a utilizar seu serviço, através de uma promoção ou algum outro argumento que esteja dentro da sua estratégia de marketing.
Veja também neste webinar algumas ações que você pode realizar através dos fluxos de automação por email marketing para reengajar uma base de emails inativa.
5 – Após o cancelamento
Existem algumas ações que podem ser feitas para reconquistar o público que perdeu o interesse em utilizar seus serviços.
Incentivos para retornar
Analise quais foram os últimos produtos adquiridos por esses clientes. Em caso de aquisições mais elevadas, você pode disponibilizar um incentivo mais generoso para que eles retornem; para os que adquiriram produtos de menor valor, incentive com um valor menor.
Experimente novas formas de comunicação
A partir do feedback recebido pelo seu público, verifique quais ações tomar para qualificar sua estratégia de comunicação. Você pode mudar tanto os canais utilizados para atender ao seu público quanto a abordagem utilizada para se comunicar.
Não existe uma fórmula exata sobre o tipo de abordagem a se utilizar. Exagerar na formalidade ou então ser muito descontraído, sem conhecer o comportamento dos seus clientes, pode custar caro (em todos os sentidos).
Dicas finais
Os envios apresentados anteriormente são apenas alguns exemplos de como estabelecer uma comunicação objetiva com seu público. Tenha em mente que a situação atual de cada um dos contatos deve ser respeitada, para que você consiga realizar as ações de forma correta.
Criando fluxos de automação e filtros para sua base de contatos, por exemplo, você consegue estruturar as ações apresentadas acima de forma simples e objetiva.