Gerar leads é como um jogo matemático. Uma das principais regras é que nem sempre quem tem o maior número ganha. Na verdade, a quantidade passa a ser irrelevante se esses usuários atraídos não forem qualificados, e a geração de leads no LinkedIn segue a mesma regra.
O Inbound Marketing trabalha para atrair uma audiência que tenha interesse no que você oferece até transformá-los em clientes. Sendo assim, as redes sociais são um canal de prospecção bastante positivo, e o LinkedIn é uma dessas possibilidades.
Existem algumas alternativas para usar a mídia social profissional para gerar potenciais clientes. Com as técnicas certas, você consegue aumentar a taxa de conversão, reduzir o custo por lead (CPL) e focar em estratégias mais certeiras.
Se você quer começar a gerar leads mais qualificados no LinkedIn, aprenda como fazer isso de maneira eficiente!
Como gerar leads pelo LinkedIn
Você já deve conhecer os jeitos mais utilizados de gerar leads: criação de landing pages, formulários, pop ups, entre outros. Essas alternativas são importantes, mas é possível optar por recursos dentro do LinkedIn e com ferramentas da própria plataforma para converter usuários.
Ficou com curiosidade para saber quais são? Conheça cada um desses recursos e veja como usá-los para qualificar a geração de leads no LinkedIn.
Guia completo da Segmentação de Contatos
Diferentes formas de segmentar seu público.
Company page
Assim como perfis e páginas criadas em outras redes sociais, a Company Page é fundamental para sua empresa marcar presença no LinkedIn. A partir disso os usuários serão atraídos pelas publicações e conteúdos da marca.
Uma boa Company Page precisa ser bem estruturada para passar credibilidade. Se o seu perfil na rede não for adequado, dificilmente os tomadores de decisão seguirão até o fim da conversão, não importa o que você faça. Crie conteúdos relevantes e entregue valor para seu público.
LinkedIn Pulse
A plataforma tem uma área específica para a criação de artigos. Como você sabe, o marketing de conteúdo é uma estratégia muito interessante para prospectar possíveis clientes, e o LinkedIn Pulse é a ferramenta perfeita para isso.
Você cria artigos otimizados para SEO e pode escrever sobre assuntos de interesse da sua audiência, com boas chances de alcançar cada vez mais pessoas. Além disso, o algoritmo da rede entregará seus conteúdos para o público certo.
LinkedIn Groups
Os grupos são alternativas sempre bem-vindas para gerar leads, sobretudo por ter um público bem nichado. Desde as comunidades do orkut, passando pelos grupos do Facebook e agora no LinkedIn, as pessoas que fazem parte de determinado grupo estão lá por terem interesses em comum.
Sendo assim, nos grupos no LinkedIn você pode fazer a prospecção com conteúdos valiosos. Lembre-se de não ativar o modo de vendas logo de cara — ganha a confiança, engaje, entregue valor e só depois faça uma proposta.
LinkedIn Ads
Os anúncios no LinkedIn são outra opção para gerar leads dentro da rede. Você consegue escolher quais as mídias e formatos que quer usar e faz a segmentação de acordo com as especificações do público que deseja atrair.
Tudo o que você precisa fazer é ter uma Company Page e criar uma conta de anúncios, assim como é feito no Facebook Business. Depois disso, utilize os dados de usuários obtidos, use imagens e textos atraentes e comece a desfrutar do LinkedIn Ads.
LinkedIn Lead Gen Forms
Essa é uma opção de ferramenta mais interessante disponível na rede social. O LinkedIn Lead Gen Forms (formulários de geração de leads) permite que seja incorporado um tipo específico de formulário em seus anúncios, que já utiliza informações pré-preenchidas dos perfis dos usuários da plataforma.
Portanto, facilita a conversão, uma vez que os usuários nem precisam ter o trabalho de adicionar seus dados, pois já está tudo ali, prontinho para serem enviados. Essa otimização em formulários de campanhas patrocinadas facilita a aquisição de leads e tem resultados muito positivos.
LinkedIn Sales Navigator
Já pensou em usar um recurso de pesquisa avançada de leads? Essa é uma das características do LinkedIn Sales Navigator. A ideia é que você insira as informações do tipo de usuário que quer atingir e o algoritmo da plataforma faz todo o trabalho para indicar leads que se encaixam nas especificações.
O Sales Navigator é uma opção paga, mas você pode aproveitar uma demonstração gratuita para avaliar se vale a pena o investimento.
Como utilizar o formulário de geração de leads do próprio LinkedIn
Você vai usar o Sponsored Content para começar a utilizar o formulário de geração de leads do LinkedIn para criar campanhas. Então, acompanhe como fazer isso neste passo a passo.
- Abra o geenciador de campanhas do LinkedIn e selecione uma conta ou grupos onde quer criar o formulário;
- Clique em criar campanha para incluir o formulário em um anúncio;
- Nomeie a sua campanha e clique no objetivo de geração de leads;
- Defina a segmentação (localização, idioma, público-alvo, etc);
- Escolha o formato do anúncio (imagem, vídeo, carrossel, mensagem, etc);
- Selecione o orçamento e duração do anúncio;
- A seguir, você pode clicar em criar um novo anúncio ou escolher um anúncio já existente;
- Se optar por criar um novo, será preciso preencher os detalhes do formulário (call to action, título, detalhes da oferta, link ou texto da política de privacidade da empresa e outras informações);
- Caso precise, adicione caixas de seleção adicionais e personalizadas;
- Crie uma thank you page e insira uma página de destino;
- Clique em “criar”, analise o rascunho e, se estiver tudo certo, é só avançar;
- Seu anúncio com formulário de geração leads está pronto!
As taxas de conversão do LinkedIn são altas, principalmente quando comparadas com outras plataformas. Os formulários preenchidos automaticamente e a utilização das ferramentas da própria rede social facilitam o processo e garante a atração de mais leads.
Depois da criação das campanhas, faça a mensuração do impacto e os resultados do anúncio. O relatório fica integrado ao Gerador de Campanhas do LinkedIn e você avalia o custo por lead, taxa de conversão, o desempenho das ações e outras métricas.
Assim, são captados leads qualificados, com ROI mais alto e uma audiência mais uniforme. Portanto, a geração de leads no LinkedIn é uma alternativa válida e que rende uma quantidade considerável de potenciais clientes para seu funil de vendas.
Porém, não basta converter, é preciso nutrir seus leads e guiá-los até o fechamento da venda. Por isso, aproveite o nosso e-book “Usando a Nutrição de Leads na geração de resultados” e aprenda como fazer isso!