Empresas que utilizam técnicas de SEO e de marketing de conteúdo precisam estar sempre à frente quando se fala em tendências e atualizações. Saber dos conteúdos que estão fazendo sucesso e sendo mais pesquisados é essencial para destacar-se dentre a concorrência.
Foi com essa finalidade que surgiu o Google Trends, ferramenta criada pelo maior buscador do mundo para facilitar a rotina daqueles que querem oferecer conteúdos de valor para o público. Entender o comportamento dos usuários e seus interesses se tornou muito mais simples com esse recurso.
Portanto, vamos explicar neste artigo o que é o Google Trends e como você pode usá-lo para aprimorar ainda mais a sua estratégia digital. Continue lendo os próximos tópicos:
- O que é o Google Trends;
- Como usar a ferramenta para beneficiar a sua estratégia digital;
- As funcionalidades do Google Trends.
Então, vem com a gente!
O que é o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta digital do Google que disponibiliza as palavras-chaves ou assuntos mais pesquisados no momento. Para saber quais buscas estão sendo feitas sobre um tema, basta escrever uma palavra-chave no campo de pesquisas. Assim, o Google Trends vai apresentar gráficos e análises, além de assuntos relacionados.
Usando essa ferramenta, você pode acompanhar o crescimento do número de buscas de um termo ao longo do tempo. Além disso, ela permite comparar diferentes palavras-chave e avaliar até mesmo o interesse dos usuários naquele termo de acordo com cada região do país.
Para quem trabalha com produção de conteúdo ou então com SEO, o Google Trends é uma mão na roda. Isso porque ele fornece inúmeros insights sobre os conteúdos pesquisados no Google e, com isso, te ajuda a ter ideias e a bolar estratégias quando você está sem saber o que fazer.
Como usar a ferramenta para beneficiar a sua estratégia digital?
O Google Trends é como uma grande base de dados que armazena e organiza todas as pesquisas feitas no próprio Google e no Youtube. Mas, na prática, como utilizar todas essas informações valiosas dentro da sua estratégia de marketing digital? Vamos ver agora.
Produção de conteúdo mais assertiva
Segundo pesquisas, apesar de grande parte das empresas já implementarem o marketing de conteúdo como estratégia, 65% afirmam que têm dificuldade de produzir conteúdos que engajam. Com isso, é perceptível que os dados do Google Trends podem ajudar profissionais de marketing a criar conteúdos mais relevantes e interessantes para sua audiência.
Por esse motivo, é importante ficar atento aos novos trends da ferramenta. Se você postar um artigo ou então outro conteúdo que está em alta no momento certo, pode gerar bons resultados.
Otimização de anúncios
Outra vantagem do Google Trends é a possibilidade de analisar picos de interesse em um determinado assunto e usar essa informação para criar o seu calendário de anúncios. Se você deseja fazer uma campanha de links patrocinados, por exemplo, pode iniciá-la no momento mais propício, aproveitando quando há um grande interesse dos usuários no seu produto.
Digamos que você vende doces, entre eles panetones, e quer anunciá-los. Esse alimento fica muito popular perto da data de Natal e, por isso, você pode usar o Google Trends para monitorar quando há os maiores picos de interesse do seu público.
Busca por tendências
O Google Trends também é uma mina de ouro para empresas que precisam estar muito atentas a mudanças de tendências. Através da pesquisa de termos relacionados, você descobre quais são as palavras mais pesquisadas e quais estão caindo no esquecimento.
Se você é do segmento de moda, por exemplo, pode procurar por tendências que te ajudem a inovar em seu ecommerce, implantar alguma tecnologia nova, criar blogposts sobre as tendências de moda ou até mesmo escolher os looks do catálogo da estação.
Comparação entre palavras-chave
Além de tudo isso, você pode comparar termos para otimizar ainda mais as suas ações de marketing digital. Em anúncios ou em artigos, por exemplo, pode acontecer de muitos usuários pesquisarem palavras-chave similares, mas não iguais. Através do Google Trends, você consegue definir quais delas têm mais chances de gerar mais tráfego ou até um melhor rankeamento.
As funcionalidades do Google Trends
Para visualizar melhor todas as funcionalidades, preparamos esse guia com todos os recursos do Google Trends e, assim, usá-lo da melhor forma possível.
1. Pesquisa de termos
Na primeira página do Google Trends, é possível ver um campo para a pesquisa de termos e também um resumo dos assuntos mais pesquisados no período.
Ao pesquisarmos “automação de marketing”, a ferramenta mostra um gráfico com o interesse dos usuários ao longo do tempo.
Ali, você pode filtrar sua pesquisa através das seguintes configurações:
- Localização;
- Intervalo ou período;
- Categorias (segmentos);
- Tipo de pesquisa (na web, em imagem, no Youtube ou no Google Shopping).
Também é possível comparar os resultados de dois termos diferentes.
2. Interesse por região
Ao rolar a página para baixo, você vai ver o nível de interesse sobre o tópico na região pesquisada. Ao pesquisarmos por “automação de marketing” no Brasil, por exemplo, o Trends nos mostra o seguinte resumo:
Na parte superior do bloco, você pode filtrar por estado ou cidade, baixar os dados em CSV e até mesmo incorporar o infográfico no seu site.
3. Assuntos relacionados
Na área de assuntos relacionados, você visualiza tópicos relacionados com a palavra-chave pesquisada. É possível filtrar por “em ascensão” (assuntos que tiveram um rápido aumento na frequência de pesquisa) ou “principais” (assuntos mais pesquisados).
Há também uma área dedicada a “consultas relacionadas”, que mostra termos pesquisados por usuários que também pesquisaram “automação de marketing”. Contudo, como essa palavra-chave é mais específica, não apareceram consultas relacionadas no Google Trends.
4. Tendências de pesquisa
Por fim, voltando para a página inicial, se você rolar até as pesquisas em alta e clicar em “mais pesquisas em alta”, vai encontrar dados sobre as buscas mais feitas diariamente ou em tempo real. Além disso, é possível conferir tendências de dias anteriores e se inscrever para que o Google notifique por email, de hora em hora, sobre os tópicos mais buscados.
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