Será que você acompanha os KPIs de e-mail marketing certos na sua estratégia? A ferramenta ainda é muito usada em marketing digital, isso é um fato: 87% das empresas utilizam o e-mail marketing na distribuição e compartilhamento de conteúdos.
Não é difícil fazer disparos de e-mails, sobretudo com as facilidades promovidas pelas ferramentas de automação de marketing. Contudo, isso não é o suficiente para caracterizar uma estratégia de e-mail marketing de sucesso. Para entender se as campanhas estão sendo efetivas, o acompanhamento de métricas e KPIs é essencial.
A única maneira de aproveitar o potencial da sua estratégia de e-mail é criar KPIs de acordo com seus objetivos e, claro, acompanhá-los!
Então, venha conhecer alguns KPIs de e-mail marketing que você pode adotar na sua estratégia para melhorar o desempenho das ações!
Taxa de abertura de e-mail
Caso a sua dúvida seja se os destinatários estão abrindo os e-mails enviados em suas campanhas, o KPI que você deve acompanhar é a taxa de abertura de e-mail.
Essa taxa também pode ser chamada de Open Rate e indica o número de e-mails que foram abertos em comparação com a quantidade enviada no disparo. Esse Indicador Chave de Performance é, sem dúvidas, um dos mais importantes e que deve ser rastreado de perto.
A taxa de abertura é um KPI que mostra se seus e-mails são interessantes a ponto do lead abri-lo para ler a mensagem. Portanto, é uma maneira eficiente de descobrir se seus assinantes ainda estão interessados no que você tem a oferecer.
Por isso, contar com boas linhas de assunto e pré-header é essencial. Afinal, são estes itens que vão, em grande parte dos casos, incentivar os usuários a visualizarem seu e-mail. Baixe o ebook de como vender com Email Marketing
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Taxa de conversão
Conferir se seus leads estão realizando as ações desejadas nas campanhas é mais uma tarefa importante. Ou seja, a taxa de conversão é um KPI que deve ser adicionado em sua estratégia.
A taxa de conversão mede quantos dos leads clicaram em um link ou fizeram algum tipo de ação (como preencher um formulário ou realizar uma compra). Uma vez que você percebe que os índices estão baixos — ou seja, que não estão convertendo — saiba que isso pode influenciar em todas as etapas do seu funil de vendas.
Isso pode acontecer porque a conversão depende de fatores como:
- assunto do email marketing atrativa;
- conteúdo relevante e de qualidade;
- CTA claro e bem posicionado.
Acompanhar a taxa de conversão é fundamental para entender o que está funcionando nas campanhas. A realização de testes A/B conseguem identificar o que tem resultado mais positivo e auxilia nas mudanças necessárias. Desse modo, fica mais fácil converter seus leads e gerar novos clientes.
Taxa de cliques
Também chamada de Click Through Rate (CTR), a taxa de clique é um KPI que mostra quantos dos seus leads clicaram em um link inserido no e-mail. O conteúdo pode ser links para produtos no e-commerce, blogposts, uma página de inscrição ou outros tipos de hiperlinks.
Essa é uma métrica diferente da taxa de abertura. Veja bem: a taxa de abertura aponta o número de destinatários que abriram o seu e-mail, enquanto a taxa de clique serve para mostrar as pessoas que clicaram em links contidos nesse e-mail. Percebe a diferença?
Contudo, você pode usar os dois KPIs juntos para analisar sua estratégia. Por exemplo, se a sua taxa de abertura foi alta e a taxa de cliques mais baixa, isso pode significar que houve uma desconexão — ou que o lead não ficou satisfeito com o conteúdo do e-mail. Portanto, observe os dois para manter suas campanhas alinhadas.
Taxa de abertura em dispositivo móvel
O uso de dispositivos móveis é crescente, a cada dia mais e mais pessoas passam a utilizar seus aparelhos para tarefas cotidianas — entre elas checar os e-mails. Esse cenário em que as pessoas estão mais conectadas é uma vantagem para suas campanhas de e-mail marketing.
Mas não basta comemorar o crescimento leads se você não entrega e-mails de qualidade e ajustados ao formato de tela. A responsividade é um dos principais cuidados que devem ser tomados, uma vez que a mensagem precisa se ajustar à tela que os usuários usam.
Dito isso, você também pode acompanhar a quantidade de pessoas que abrem seus e-mail em dispositivos móveis. Esse dado dá um insight para que seus conteúdos melhorem e fiquem mais adequados às telas menores desses aparelhos.
Taxa de rejeição
Dos e-mails enviados em um disparo, você sabe quantos deles não foram entregues aos destinatários? São diversos fatores que podem influenciar no resultado, como endereços que já não existem, problemas temporários na entrega (soft bounces) e até caixa de e-mail cheia.
Acompanhar a taxa de rejeição (ou bounce rate, em inglês) mostra endereços que podem ser removidos da sua lista, o que é mais positivo para evitar problemas com spam. O mais recomendável é que o número fique em cerca de 2%. Se perceber que a porcentagem está maior, é hora de analisar sua lista de e-mails e fazer uma limpeza.
Taxa de cancelamento de inscrição
Se o índice de descadastro de e-mails na sua base está alto, isso é sinal de que é necessário rever a sua estratégia. A taxa de cancelamento é um indicador de desinteresse dos leads nos conteúdos enviados.
Os contatos que cancelam a inscrição e que não querem mais receber seus e-mails podem ter uma série de motivos para isso. Talvez a frequência de envio de suas campanhas seja alta, ou o lead já resolveu o problema inicial e até optou pela concorrência.
O fato é que não adianta se lamentar pelos inscritos que cancelaram a assinatura, mas usar esses dados para aperfeiçoar sua estratégia.
E-mails marcados como spam
Um dos principais razões para que isso aconteça é que nem sempre os destinatários concordaram em receber tais e-mails. Por isso, a primeira regra é que você nunca deve comprar listas de e-mails. Além disso, verificar esse KPI também é essencial para entender o que seus querem ver.
Outros motivos comuns para suas mensagens serem marcadas como spam são a falta de clareza no e-mail, assuntos mal elaborados ou disparos em massa. Sendo assim, é melhor ter mais cuidado para evitar problemas.
Retorno sobre o Investimento
Saber se as campanhas de e-mail estão com bons resultados é interessante na estratégia. O ROI (Retorno Sobre Investimento) é um dos KPIs mais importantes, pois mostra se suas ações estão sendo lucrativas. Antes de tudo, identifique o ROI geral de seu e-mail marketing e avalie os resultados.
Os KPIs de e-mail marketing são escolhidos conforme seus objetivos. Essa é uma ferramenta que tem ótimos resultados, mas é essencial saber usá-la e fazer modificações sempre que necessário. Dessa forma, você aproveita todos os benefícios dessa estratégia.
Confira também como usar os fluxos de automação de e-mail para criar um relacionamento mais próximo com a sua audiência!