Ficou para trás o tempo em que o LinkedIn era uma ferramenta voltada apenas ao ato de conseguir um novo emprego. Hoje em dia, ele se adaptou para se tornar uma verdadeira rede social, onde é possível fazer networking, fortalecer vínculos com o público e até mesmo fazer prospecções e conquistar novos clientes.
É exatamente sobre isso que falaremos hoje em nosso guia com seis dicas para explorar as vendas no LinkedIn.
Como surgiu o LinkedIn?
A história do LinkedIn começou ainda em 2002, quando Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Konstantin Guericke se uniram para desenvolver uma plataforma digital diferente de tudo que já havia sido desenvolvido até então e era totalmente voltada ao ambiente profissional.
Em maio de 2003, a companhia entrou no ar e com o tempo, acabou se tornando um verdadeiro fenômeno. Para que você possa entender a dimensão da importância do LinkedIn no desenvolvimento de carreiras no Brasil, uma pesquisa apontou que 30% das companhias do país declararam não contratar um colaborador que não tenha um perfil criado na rede.
Avaliado em cerca de 1 bilhão de dólares, o LinkedIn se consolidou como uma das redes sociais mais relevantes da atualidade, sendo comparada até mesmo ao Facebook e Instagram.
Como funciona o LinkedIn?
Basicamente, o LinkedIn funciona de maneira similar ao que encontramos em redes mais tradicionais, com um feed infinito, um chat para diálogo, uma rede de conexões e compartilhamentos constantes.
A diferença está no foco, que é voltado aos temas mercadológicos, institucionais e profissionais. Ele é ideal para transmitir seus conhecimentos técnicos, divulgar suas habilidades e avanços na carreira.
É possível vender no LinkedIn?
Mas tendo em mente esse perfil profissional, existe alguma maneira de utilizar o LinkedIn para executar vendas práticas de algum produto ou serviço?
A resposta é sim! Apesar de ter um cunho de networking, hoje em dia é possível interpretar o LinkedIn como um recurso para conquistar vendas e aumentar seus lucros. Mas é preciso ter cuidado: não adianta utilizar a mesma linguagem que você usa nos seus outros perfis. É preciso encontrar o tom adequado e determinar uma mensagem coerente com o ambiente em que você está.
Confira alguma das nossas dicas para vender no LinkedIn:
Como vender no LinkedIn?
Existem algumas recomendações que podem lhe ajudar a vender mais no LinkedIn. Descubra quais são:
Crie um perfil completo
O primeiro passo é criar um perfil que esteja alinhado aos seus valores e seus projetos. Detalhes como avatares e capas atualizadas, uma biografia completa e, principalmente, o compartilhamento de conteúdo relevante são passos essenciais para conseguir ter a confiança do seu público-alvo. Atente-se ao tom de comunicação do LinkedIn: muito mais sóbrio, suave e profissional do que em outras mídias sociais.
Encontre as pessoas certas para sua rede de conexões
O LinkedIn possui milhões de usuários ativos. Tendo isso em mente, é possível imaginar a enorme gama de oportunidades que ele oferece para a aproximação com o público. Encontrar potenciais clientes nessa rede é especificamente interessante, já que pelo cunho profissional e técnico, as pessoas tendem a definir suas características de maneira prática e objetiva.
Por isso, é essencial entender exatamente que tipo de consumidor tem interesse em seus produtos para poder identificar seu público-alvo e conseguir atingi-lo de forma pontual e eficiente.
Crie publicações e artigos promissores
No LinkedIn, as pessoas buscam por conteúdos que gerem reflexões e que possam contribuir para o crescimento pessoal e profissional delas. Por isso, fica clara a importância de desenvolver interações coerentes com seus seguidores.
Pesquisar por palavras-chave e incluí-las em sua comunicação é um ponto crucial para ter sucesso em seu alcance orgânico ou pago. Usar hashtags também é uma excelente dica, já que isso facilita que pessoas curiosas encontrem suas publicações.
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Esteja presente em grupos do LinkedIn
Assim como outras redes sociais, o LinkedIn também conta com o recurso de criar, participar e gerenciar grupos. Essa é uma ótima fonte de pesquisa para saber quais temas têm sido relevantes no seu segmento de atuação. Também é válido se apresentar e compartilhar alguns de seus serviços de maneira orgânica.
Mas cuidado: evite dar a impressão de que você está falando sobre a sua empresa o tempo inteiro. Isso fará com que as pessoas se afastem e pode causar inconvenientes com as outras pessoas presentes.
Tenha sempre provas sociais em mãos
Quando pensamos em LinkedIn, pensamos em um público que sabe exatamente o que quer. Os usuários dessa rede já abrem esse app ou site com o propósito de aumentar conexões ou conquistar informações relevantes.
Por isso, nada mais válido do que trazer dados concretos e condizentes com o mercado. As provas sociais servem exatamente para isso. Trata-se de um método que comprova através de informações práticas a eficiência do seu produto ou serviço. Pode ser um depoimento, um número, uma conquista ou qualquer coisa que, de maneira objetiva, prove que você é capaz de proporcionar bons resultados de investimento.
Utilize o LinkedIn Sales Navigator
E é claro: conte com o LinkedIn Sales Navigator para atingir seu público. Assim como muitas mídias de marketing digital, o LinkedIn já se adaptou e criou uma plataforma de navegação e automação.
Através dela, é possível realizar pesquisas avançadas de leads, encontrar recomendações de leads qualificados, acessar integrações com CRM, atualizar vendas em tempo real, adicionar notas e marcadores e saber quem visualizou seu perfil.
A lista de vantagens é grande, e essa ferramenta é uma maneira de colocar em prática algumas das estratégias que você deseja em uma rede que se diferencia das outras e se posiciona de forma muito única.
Até o momento da publicação desse artigo, o LinkedIn Sales Navigator contava com a opção de uma demonstração gratuita de seu serviço.
Mas como dar o primeiro passo?
Agora que você está por dentro dos quatro principais recursos para aumentar suas vendas no LinkedIn, deve estar se perguntando por onde começar.
A resposta é simples: tudo deve ser iniciado com um bom planejamento de marketing digital. Detalhes como a segmentação do público, o uso de ADs e o conteúdo são indispensáveis para que você tenha um bom aproveitamento nessa e em todas as outras redes sociais.
Uma vez que você determinou esses pontos, é hora de puxar as mangas e começar a trabalhar. Lembre-se de manter um olhar atento aos resultados de relatórios, bem como realizar testes A/B sempre que possível e acompanhar as interações que seu público tem com a sua marca online.
Todos esses passos serão importantes para que você cresça e se consolide no mercado digital!
Quem pode ajudar?
As notícias boas não param por aí. Afinal, você não precisa fazer tudo isso sozinho(a). Em tempos corridos como os de hoje, muitas vezes acabamos deixando nossa divulgação “para depois”.
Isso acaba se tornando uma bola de neve, com tarefas acumuladas e projetos que nunca saem do papel.
Pensando nisso, a Dinamize criou um sistema de automação inteligente, fácil de usar, intuitivo e extremamente focado em resultados. Com a nossa ajuda, você tem o direcionamento certo para ter práticas mais funcionais e alavancar suas taxas de conversão.
Se a curiosidade bateu por aí, você pode dar uma olhada no nosso site para conhecer nossos serviços e no nosso blog para descobrir algumas outras dicas que ninguém te conta sobre como acelerar suas vendas através do marketing digital.
Esperamos por você!