O que é marketing de influência e como dar os primeiros passos

marketing-de-influencia-primeiros-passosMarketing de influência consiste em estratégias que utilizam pessoas influentes com um determinado público, que pode vir a se interessar pela sua marca. Essa estratégia pode ser utilizada tanto para gerar novos contatos para sua empresa quanto para ações voltadas para venda.

Para Mike Schimidt, fundador da Dovetale (plataforma de análise de mídias sociais), o mercado total do marketing de influência pode ultrapassar os 10 bilhões de dólares entre 2019 e 2020. Para se ter uma ideia, esse mercado movimentou US$ 1,07 bilhão apenas no Instagram no ano de 2017.

Em outras mídias sociais, o marketing de influência também impacta na decisão de compra. 40% dos usuários do Twitter que fizeram uma compra tiveram como ponto de partida para o interesse um tweet de influenciador. No YouTube, 70% dos usuários adolescentes consideram ter um relacionamento melhor com os influenciadores digitais do que com as “celebridades tradicionais”.

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Sobre o influenciador ideal

O influenciador com maior número de seguidores nas redes sociais é a chave do sucesso para gerar mais leads ou vendas? Nem sempre. Uma estratégia de marketing de influência bem executada passa pela compreensão da marca, público que deseja impactar e influenciadores.

Marca

Marca

Você conhece a sua marca, o que ela oferece e como se comunica? Esses são os primeiros passos para qualquer um que busca consolidar-se no mercado e nada na sua estratégia deve vir antes do que essa reflexão.

FãsFãs

Quem são as pessoas que você deseja impactar? Se você pudesse definir perfis de clientes dos seus serviços, saberia explicar como são essas pessoas, quais os objetivos e dificuldades mais comuns entre elas?

Influenciadores
Influenciadores

Combine as informações obtidas ao analisar o posicionamento da sua empresa (mercado em que atua) e os perfis dos clientes. Use esses detalhes para buscar por influenciadores que se comuniquem com pessoas que podem se tornar suas clientes.

definindo-o-objetivoDefinindo o objetivo

Em 2018, a Business Insider questionou profissionais sobre quais os critérios utilizados por eles para mensurar os resultados de ações de marketing de influência. Vale lembrar que essa pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, onde esse conceito já é utilizado com maior frequência. 90% dos entrevistados afirmaram que engajamento é o principal meio utilizado para analisar os resultados, seguido por geração de tráfego e alcance da marca.

Esses três itens estão presentes no cotidiano de boa parte dos profissionais de marketing e comunicação. Porém, o que define, de fato, qual o principal item a ser mensurado está diretamente relacionado ao que se deseja alcançar a partir do marketing de influência.

Pense no seguinte cenário: você precisa buscar uma influenciadora ou influenciador para uma ação que leve seguidores para uma página de produtos do seu site.

Ao analisar os critérios apresentados no tópico anterior, você chegou até a pessoa ideal para fazer essa ação para sua marca. A última etapa é analisar os resultados obtidos a partir do trabalho com o influenciador. Como falamos anteriormente, para identificar a efetividade da estratégia, use o seu objetivo principal como base.

Considerando que a meta do exemplo apresentado era gerar mais acessos para um página específica, a melhor forma de mensurar os dados é verificar se os índices de navegação nessa página aumentaram e qual a origem dos acessos.

Existem diferentes formas de verificar os resultados das campanhas. Podemos trabalhar com UTMs do Google que ajudam a identificar todos os acessos em determinada página do site através de um canal específico. Uma outra forma é criar hotsites ou landing pages específicas para a ação, com foco em gerar conversões. Essa prática evita que o usuário “se perca” acessando outras partes do site.


O processo para iniciar uma estratégia de marketing de influência vai muito além do que contratar uma pessoa com grande número de seguidores. Você precisa entender todas as nuances da sua marca e escolher o influenciador que possui o discurso e ações mais próximas dos valores da sua empresa.

Escolher erroneamente pode acarretar em um ruído entre a percepção que seus clientes têm da sua marca e a mensagem que você realmente gostaria de passar. Sem falar que esse desencontro pode criar uma possível crise para sua marca, mas isso é assunto para um próximo artigo.

Está gostando do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre gestão de crises nas redes sociais ou algum outro assunto? Deixe suas sugestões nos comentários!


 

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

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Eduardo Tavares

Diretor de Design da Fluxo, Revista de Criação Literária, é formado em Design Grafico, e também produção multímidia. Gosta de ler, entende de astrologia e seu hobby favorito é colecionar discos de Vinil

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