O consumidor atual é bem diferente do que estávamos acostumados até alguns anos atrás. Essa mudança de comportamento deixou as pessoas mais ativas e dispostas a ir em busca do que querem. Nesse contexto, a transformação digital possibilitou com que pesquisas fossem feitas antes de qualquer compra.
Na medicina, isso também se tornou mais comum — sobretudo porque a saúde é algo muito delicado — e fez com que o marketing médico ficasse mais comum. Quem diria que em algum momento criar ações para atrair mais pacientes seria uma realidade, não é mesmo?
Porém, quando aparece algum sintoma as pessoas recorrem logo ao Google para ter uma luz sobre o que pode ser ou, em outros casos, para procurar um especialista. Então, nesse cenário, estar ali na primeira página do buscador é algo bem interessante.
Por isso, confira por que e como usar o Inbound Marketing para atrair e fidelizar seus pacientes!
Como criar uma estratégia de Inbound Marketing para médicos?
O marketing médico é uma estratégia para criar mais valor para o paciente por meio de ações e campanhas, como o uso de criação de emails, publicações em redes sociais e outras maneiras de divulgar sua clínica.
O Inbound Marketing é uma das estratégias mais interessantes. Também conhecida como marketing de atração, o intuito é fazer com que o paciente venha até você. Ou seja, o marketing médico atrai o usuário que está fazendo uma busca na web. Como consequência, há um maior volume de pacientes à procura dos seus serviços.
O marketing médico digital precisa, antes de tudo, respeitar as regras e determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM). O órgão é quem dita tudo o que pode ou não pode ser feito em relação à divulgação do trabalho médico. Dessa forma, o conselho estabelece todas as normas para manter a segurança dos pacientes e a credibilidade dos profissionais.
Entenda em mais detalhes como criar uma estratégia de Inbound Marketing para atrair mais pacientes.
Defina os seus objetivos
O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing é estabelecer os objetivos. Afinal, não ter resultados a serem alcançados levará você a qualquer lugar.
Sendo assim, entenda qual é o principal objetivo e crie também objetivos secundários. Por exemplo, se você quer conquistar mais pacientes, os outros objetivos podem ser relacionados a metas para atrair mais pessoas.
Caso você queira fidelizar clientes, um dos objetivos secundários pode ser criar planos de fidelidade, por exemplo. Também existem objetivos relacionados ao posicionamento do negócio, criação de autoridade no setor etc.
Escolha as estratégias que serão aplicadas
A partir da definição do seu objetivo é que as estratégias serão definidas. Uma das melhores ferramentas para que novos pacientes descubram seus serviços é com um blog. O marketing de conteúdo é incrível, pois as pessoas começam por uma pesquisa no Google e acabam navegando no seu blog e site.
As redes sociais também são excelentes para que os pacientes descubram a sua clínica. É bem difícil encontrar quem não use redes sociais, certo? Assim, independentemente da sua especialidade, os pacientes podem descobrir mais sobre consultas, sua formação, exames e outros detalhes.
Esses são apenas dois exemplos de estratégias, mas saiba que você também pode utilizar email marketing, anúncios e muitas outras ações.
Analise os seus resultados
Acompanhe todos os indicadores que ajudem a mensurar a performance de suas estratégias. Dessa forma, você consegue ter uma ideia de como suas campanhas geram resultados positivos e qual o impacto delas sobre o público.
Portanto, é por meio das métricas que será possível analisar suas ações para atingir aquele objetivo estabelecido lá no início da estratégia. Se os números não estiverem bons, é só mudar o rumo e testar outras medidas.
Como fazer marketing para médicos nas redes sociais?
As mídias sociais são alternativas que sempre apresentam resultados interessantes, mas é necessário criar estratégias levando em consideração o público e suas características. Por isso, conheça um pouco sobre cada uma das redes e como criar campanhas de marketing médico nelas.
O Facebook, como outras redes sociais, tem a opção de criar uma conta voltada para negócios. Dessa forma, você consegue aproveitar muito mais recursos que ajudarão na sua estratégia de marketing médico.
Depois de criar a fanpage da clínica, invista em conteúdos didáticos e que passem conhecimentos para o público. Uma das regras do marketing nas redes é criar 80% de conteúdo relevante e apenas 20% de propaganda.
Essa é uma tática para criar valor e atrair mais pacientes, pois eles observam que você não quer apenas fazer com que eles marquem uma consulta, mas sim informar e esclarecer as dúvidas do público. Para isso, você pode postar imagens, vídeos, inserir links e muito mais.
O Instagram segue quase a mesma linha do Facebook, mas com o diferencial de ser uma rede muito mais visual. Afinal, os conteúdos são mais em imagem e vídeo, mesmo que existam o espaço das legendas para escrever textos. Ainda assim, a intenção é primeiro chamar atenção com imagens.
A rede profissional também tem grande valor na sua estratégia. O LinkedIn permite fazer conexão com outros profissionais e criar networking, algo valioso na internet. Dessa maneira, você pode ter contato com pacientes ou colegas de profissão.
A criação de conteúdo no LinkedIn é uma boa alternativa para promover a sua marca pessoal, apresentar seu histórico e mostrar suas capacitações.
Por que vale a pena investir em uma estratégia de marketing?
Não há dúvidas que o marketing digital pode ser utilizado em qualquer área, desde que as estratégias sejam adaptadas para cada nicho ou segmento. Por mais que o velho boca a boca ainda seja importante para recomendar médicos, as campanhas digitais rendem muitos frutos.
Lembre-se de que o marketing não é apenas venda. As estratégias são criadas para posicionar a sua marca, fazer com que a sua clínica seja vista como uma autoridade na área, aumentar a credibilidade e conquistar mais pacientes.
Assim, você consegue usar o marketing médico para conseguir um número maior de pacientes e conseguirá mais oportunidades na área. Se quiser mais dicas para implementar as melhores ações, baixe o e-book sobre Marketing Médico da WSI e sempre tenha em mãos as principais informações sobre essa estratégia.
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