O marketing permite difundir informações em uma comunicação mais próxima com o público. Mesmo muito associado à venda e ao desejo de consumo, as estratégias também podem ser usadas para atingir outros objetivos. No caso do marketing religioso, o intuito é atrair fiéis.
A comunicação com clientes e consumidores é uma marca do marketing digital. Não à toa, as instituições religiosas perceberam os benefícios de utilizar esses meios para chegar até mais pessoas. Mesmo com viés mais tradicional, as religiões também podem adaptar as estratégias de marketing para melhorar seus processos de comunicação.
Portanto, vamos explicar aqui o que é o marketing religioso, qual a sua importância e como construir este tipo de estratégia!
O que é marketing religioso?
A espiritualidade é o grande foco do marketing religioso. Dessa maneira, o que constitui a estratégia, em sua maioria, é a doutrina religiosa. Nesse sentido, os conteúdos são voltados para teologia, independentemente da religião.
Ainda que utilize ferramentas e técnicas de marketing, as ações nem sempre são parecidas com as usadas em estratégias de marketing digital. Afinal, elas são moldadas para as necessidades dos fiéis. Algumas organizações religiosas existem há milênios, e manter as origens é importante nesse processo.
Nesse contexto, o marketing é voltado para negócios e empresas que planejam se expandir comercialmente. No entanto, o marketing religioso pretende propagar as ideias e doutrinas. Ou seja, é realizada uma adaptação da estratégia para prospectar fiéis.
O marketing é uma opção para que as empresas se comuniquem com seus clientes. Então, por que não usar essas técnicas para fins religiosos? Dessa maneira, o marketing religioso usa a estratégia para evangelizar e ensinar sobre a palavra.
Qual a importância do marketing religioso?
De modo geral, o marketing religioso é importante para estimular a fé e entregar valores para as pessoas. As estratégias de marketing são comumente aplicadas para solucionar problemas do público, seja oferecendo um produto ou serviço. A partir disso, a pessoa entra na jornada de compras e as dores da persona são resolvidas ao final do processo.
Entretanto, o marketing religioso tem fundamentos diferentes, pois não se trata de uma solução física, como a aquisição de um produto ou contratação de um serviço. Dessa forma, a intenção é criar ações para conscientizar sobre o mundo espiritual e as transformações que podem ser alcançadas.
Portanto, incentivar mudanças comportamentais é um dos principais objetivos do marketing religioso. Além disso, a prática espiritual, respeito ao próximo e outros valores também são importantes.
As religiões perderam muitos fiéis ao longo dos séculos, e uma boa estratégia de marketing é um caminho para resgatá-los. Desse modo, o uso da comunicação promovida no marketing e suas ferramentas são muito úteis nesse processo.
Como criar uma estratégia de marketing religioso?
As instituições religiosas às vezes são comparadas à empresas, uma vez que oferecem meios de sanar necessidades e até desejos. Contudo, como a finalidade é diferente, as ações estratégicas também precisam de algumas modificações.
Apesar dos resultados serem diferentes dos que são estabelecidos no marketing convencional, é possível usar diversas técnicas e ferramentas digitais. Portanto, veja o passo a passo de como criar uma estratégia de marketing religioso com ações voltadas para esse tipo de público.
1. Definição de objetivos
O primeiro passo para iniciar a estratégia de marketing religioso é definir os objetivos. Esse é o ponto inicial e que vai ajudar na criação das ações para alcançar seu objetivo. Dessa forma, é necessário criar um plano de marketing que especifique o objetivo e as medidas para chegar lá.
Um bom planejamento vai permitir que esse objetivo seja alcançado. Por exemplo, se o propósito é aumentar o reconhecimento e a percepção sobre determinada instituição, seus esforços serão direcionados para esse fim.
Então, a partir do momento que o objetivo é definido, isso direciona para a escolha das métricas e KPIs (Indicadores-chave de Performance) que serão usadas para conferir o sucesso da estratégia. Por isso, é necessário criar prazos de execução e os passos seguintes para toda a estratégia.
2. Detalhamento da persona
Esse é outro passo fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing religioso. Afinal, é preciso saber quem você quer atingir com suas ações de marketing. Nesse sentido, a persona é um personagem semi-fictício criado para personificar quem seria a pessoa que você está tentando entrar em contato.
Se a ideia é atrair jovens para conhecer mais sobre a sua religião, a sua persona deve seguir esse perfil. Para defini-la, invista tempo e recursos, pois quanto mais detalhes sobre a pessoa, melhor. No exemplo da persona jovem, saiba o que ela gosta de fazer, o que gosta de ler, lugares que frequenta e outras informações relevantes.
A partir disso, questione sobre os problemas dessas pessoas e entenda como sua instituição pode ajudar a resolver esses problemas. Com o aprofundamento sobre as informações da persona, fica mais fácil traçar ações mais assertivas, além de identificar as melhores oportunidades.
3. Estabeleça as principais ações
Depois de já saber quem é a pessoa ideal que você quer falar e qual seu objetivo, chega a hora de estabelecer quais ações serão feitas. Os detalhes da persona dão boas dicas sobre as táticas, ferramentas e estratégias que serão aplicadas.
Se o foco é o público jovem, por exemplo, o marketing em redes sociais é essencial. Então, você pode criar ações em redes como TikTok, Instagram e Facebook com conteúdos voltados para esse tipo de audiência. As possibilidades são diversas, então saiba quem você quer atingir para que suas campanhas tenham sucesso.
4. Trabalhe com marketing de conteúdo
As doutrinas religiosas atribuem grande valor aos escritos e conteúdos relacionados. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para usá-los em uma estratégia de marketing de conteúdo. Esse é um tipo de solução que entrega informações para o público e ajuda na conscientização.
A criação de conteúdo aproxima as pessoas por meio de materiais valiosos e relevantes. No marketing religioso, isso se torna ainda mais interessante. Por isso, é possível criar um blog, trabalhar com redes sociais e e-mail marketing, além de também usar outros canais de comunicação e diferentes formatos. Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.
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5. Invista na capacitação da equipe
Ter uma equipe capacitada para colocar em prática o plano de marketing é um passo muito importante. Dessa forma, preparar os responsáveis é o que define se suas ações terão bons resultados ou se serão um fracasso.
A implementação de um plano de marketing exige profissionais especializados para desenvolver as atividades. Portanto, não será qualquer pessoa que conseguirá colocar as campanhas em andamento, acompanhar as métricas e tomar as decisões certas para melhorar os processos. Baixe o ebook de como vender com Email Marketing
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Dessa forma, os responsáveis pela estratégia de marketing religioso devem ser capacitados. Esse é um ponto crucial para evitar erros que podem colocar em cheque todas as ações criadas.
Quais os cuidados na hora de montar a estratégia?
A ética e respeito são aspectos de extrema importância no marketing religioso. Por mais que a instituição siga determinada doutrina, é preciso respeitar as crenças de outras. Esse é um princípio que deve ser seguido, não importa a religião.
Nesse sentido, a estratégia precisa ser criada com foco em um público específico, mas sem atingir de forma negativa ou afetar outros. A ética está sempre em primeiro lugar, seja no marketing convencional ou religioso.
O marketing religioso tem muitos benefícios e consegue chegar até um número bem maior de pessoas. Assim, a atração de fiéis e até mesmo curiosos sobre religiões têm melhores resultados.