Native Ads: aprenda como utilizar esse tipo de anúncio na sua estratégia

native adsOs anúncios podem até ser bons para a empresa, mas nem sempre o público os vê positivamente. Na verdade, muitas vezes a mídia paga é algo bem incômodo para audiência, pois ela vê a sua experiência de navegação ser interrompida e sua atenção desviada. Porém, há uma solução simples para isso: native ads.

As campanhas de divulgação de um negócio sempre exigem um planejamento estruturado, pois se utilizadas da maneira certa, há um aumento na divulgação da empresa e no reconhecimento da marca. No caso de native ads, as ações são possíveis pois se integram ao marketing de conteúdo e outros fatores.

A publicidade nativa impulsiona o negócio e tem um bom alcance, pois esse formato de anúncio não é tão intrusivo para o usuário e costuma ter bons resultados. Dessa forma, o conteúdo é utilizado como o canal para vender o produto.

Acompanhe então este post para entender o que é native ads e descobrir todas as vantagens de utilizar essa estratégia na sua empresa!


native adsO que é Native Ads?

Não há nada pior para o usuário do que abrir uma página na web e ser bombardeado por publicidade. São anúncios, notificações em pop-up e outros formatos que atrapalham diretamente a experiência do usuário.

Essa é uma situação que incomoda bastante os visitantes e pode até ser motivo para que eles fechem a aba. Portanto, logo a empresa perdeu um lead em potencial. A partir desse quadro, como criar anúncios que sejam efetivos, tenham mais conversões e ofereçam o que o usuário quer sem incomodá-lo?

A resposta está na publicidade nativa, ou native ads. Essa é uma forma de entregar anúncios que sejam relevantes para o público sem atrapalhar a experiência.

Como isso é feito? Simples: integrando os anúncios em meio à notícias, feed, página inicial ou barra lateral dos artigos. Um dos posicionamentos que mais geram resultados são aquelas que ficam ao final do texto, pois o visitante acaba de ler o que queria e fica livre para clicar no banner disponível ali embaixo.

Outra possibilidade é encaixar os anúncios no meio do conteúdo. Os resultados são ainda mais expressivos quando os acessos são via dispositivos móveis, pois o anúncio fica mais evidente devido ao tamanho da tela.


native adsQuais as diferenças entre native ads e outros tipos de anúncio?

Como já foi apontado, os anúncios nativos são mais interessantes por não serem invasivos e atrapalharem a experiência do usuário.

Ou seja, o sucesso do native ads acontece por causa de seu caráter menos intrusivo que outros tipos de publicidade, como os anúncios em banners, por exemplo. Isso se deve pela entrega de valor, pois a publicidade fica misturada em meio ao conteúdo informativo.

O native ads é um formato que se destaca por fugir dos padrões tradicionais de publicidade online. Assim, o anúncio aparece em meio aos conteúdos de portais, blogs e sites que sejam relevantes. Uma das plataformas mais conhecidas para criar esse tipo de anúncio é o Outbrain, utilizado em mais de 55 países.

Talvez você já tenha experienciado aquele momento de estar navegando e encontra um conteúdo legal. Clica no link e, ao terminar de ler, vê uma sugestão de outro conteúdo super interessante que complementa o que você estava lendo. É essa a essência da publicidade nativa, pois você clicou em um link patrocinado sem nem saber que se tratava de um anúncio.

Portanto, o native ads é muito mais discreto e as chances de converter usuários é bem maior. Ou seja, a grande diferença entre os anúncios convencionais e a publicidade nativa é o modelo de exposição.


native adsComo começar a planejar a sua campanha de native ads?

Assim como qualauer outra campanha de mídia paga, o planejamento para a execução dos anúncios é fundamental. Veja o que você deve considerar para colocar no ar seus links patrocinados de native ads.

Comece pela definição da buyer persona

Assim como em qualquer outra estratégia no meio digital, tudo começa pela definição da buyer persona. Afinal, é esse personagem semi fictício que dá o norte para as suas ações e mostram como realizar os melhores investimentos na campanha.

Dessa maneira, você identifica qual seu público e poderá escolher onde as campanhas serão veiculadas. Essa parte é super importante para que as ações de native ads alcancem o público certo.

Saiba quais assuntos são importantes para o público

A grande vantagem da publicidade nativa é que ela é inserida de forma sutil em meio a materiais e conteúdos, permitindo que a atração seja feita no momento certo.

Entretanto, não é qualquer conteúdo que será capaz de atrair o seu público. É preciso entender o comportamento da sua persona e o que ela consome. A partir disso, você entenderá os canais e plataformas que ela frequenta, os assuntos de interesse e outras preferências.

Conheça os principais canais de comunicação

As informações sobre o público mostram os canais de comunicação ele mais acessa. Portanto, será possível definir se o conteúdo tem relação com os interesses da audiência.

Desse modo, a distribuição é feita em canais adequados para cada anunciante, que tenham a ver com o que os clientes consomem. Os locais onde os anúncios são veiculados fazem toda diferença nos resultados da sua campanha.


native adsPor que investir nessa estratégia?

Uma estratégia bem planejada de native ads tem diversos benefícios. Veja porque investir nesse tipo de anúncio é importante para a sua marca.

Experiência mais agradável para o consumidor

Talvez essa seja a maior vantagem da publicidade nativa, afinal o usuário não terá a sua experiência interrompida com banners e outros anúncios incômodos para fazer a demonstração de produtos.

Aliás, os anúncios nativos não são meras exibições de produtos. As campanhas são criadas para gerar valor para o público, compartilhar informações relevantes e oferecer uma experiência diferente.

Índice de aceitação elevado

Ao abrir o conteúdo da página, isso já mostra que o usuário está engajado. Portanto, o native ads tem ainda mais chances de ser aceito, e o visitante tem alta probabilidade de aceitar o conteúdo complementar.

Não podem ser bloqueados

Esse tipo de anúncio passa ileso pelos bloqueadores de anúncios. Por estarem incorporados como se fossem parte do conteúdo, os links do native ads não sofrem restrição. Dessa forma, você alcança o público normalmente, algo que não aconteceria se a publicidade fosse feita na rede de display.

O native ads é a alternativa perfeita para aumentar o tráfego do seu blog e entregar conteúdo de valor para seus visitantes. O resultado disso são mais usuários que estão a um passo de entrar no funil de vendas.

Como o conteúdo tem alta importância, aproveite e veja nossas 6 dicas para produção de conteúdos em blogs!

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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