Desde 2014, os smartphones se transformaram na mais importante tela dos consumidores. Os brasileiros passam 149 minutos em seus celulares e, em média, 113 minutos na TV. As mídias antigas já não monopolizam mais a atenção das pessoas, o alcance do desktop diminuiu e, assim, as maneiras de se relacionar com os consumidores também mudam.
Os dispositivos móveis garantem praticidade e agilidade, pois é possível usá-los em qualquer lugar, basta ter o seu celular no bolso. Se você viaja, não precisa mais ficar refém de computadores para ler seus emails e atualizar as redes sociais. Esse paradigma resultou em um conceito emergente: o mobile first.
Então, para ajudar você entender como o mobile first pode te ajudar nas suas estratégias de marketing digital, vamos falar sobre:
- O que é mobile first;
- Quais as vantagens do mobile first;
- Como priorizar o mobile first em sua estratégia digital.
Vem junto!
O que é mobile first?
O conceito de mobile first se refere à criação de qualquer projeto web que prioriza a experiência em dispositivos móveis, enquanto são feitas adaptações para o desktop e outras plataformas. Nas empresas, o que normalmente acontece é o contrário: o desktop é priorizado como tela principal e as estratégias digitais acabam sendo menos eficientes.
O mobile first foca na arquitetura e no desenvolvimento de sites para web no formato móvel primeiro. Em 2015, o Google já sabia sobre essa tendência e foi por isso que ele começou a considerar a responsividade dos sites como um critério importante de rankeamento.
Afinal, se as pessoas já passam mais tempo no mobile, por que não otimizar os sites e as ferramentas online para o mobile? A partir do surgimento do conceito de mobile first, criado por Luke Wroblewski, as estratégias de mobile marketing apenas se fortaleceram dentro das empresas.
Quais as vantagens do mobile first?
O investimento em mobile é uma necessidade real para quem quer se destacar no universo digital. O cenário móvel apresenta um grande crescimento e, segundo estudos da GSMA, o Brasil é o país com mais smartphones conectados na América Latina.
Sendo assim, vamos ver abaixo quais são as vantagens de ter uma estratégia mobile first!
Melhor ranking no Google
Um dos critérios que o Google leva em conta no momento de fazer o ranking de sites é o conceito mobile first. A partir de 2018, o buscador anunciou que seu sistema de indexação de páginas começaria a rankear as páginas de acordo com a responsividade mobile.
Isso significa que se o seu site não tiver um design responsivo e não for otimizado para dispositivos móveis, você pode perder lugar para concorrentes mais preparados.
Experiência do usuário mais positiva
O desenvolvimento de um site mobile vai contribuir para uma experiência do usuário mais positiva, completa e agradável. Isso acontece porque a estrutura das informações muda no mobile; portanto, os desenvolvedores precisam otimizar o espaço e definir a hierarquia de informações.
Consequentemente, sites mobile first são mais limpos, organizados e funcionais, gerando então uma experiência de navegação melhor e uma usabilidade mais eficaz.
Velocidade de carregamento otimizada
Outro ponto importante do mobile first é a sua velocidade de carregamento. No desktop, as pessoas estão conectadas à banda larga e fazem tudo de forma mais calma. Já nos smartphones é diferente, porque os sites precisam ter uma velocidade mais ágil.
No mobile, os desenvolvedores devem extrair o excesso de informações, priorizar somente o que importa e garantir que os sites carreguem de forma gradativa. Desse modo, o carregamento da página fica mais rápido e eficaz.
Além disso, os conteúdos multimídias também são otimizados para que as imagens e os vídeos não prejudiquem o desempenho das páginas.
Como priorizar o mobile first em sua estratégia digital?
Ao trabalhar com mobile, você deve priorizar não só a forma, mas também o conteúdo. Vamos ver agora como você pode aplicar tudo isso que aprendemos em suas estratégias de marketing digital.
Site
O primeiro passo é construir o site da sua empresa com foco total em sua navegabilidade para celulares. O seu site deve contar com um design responsivo e uma otimização completa para SEO e para mobile.
Redes Sociais
É fundamental estar presente nas redes sociais. Elas já se tornaram parte da rotina das pessoas e são acessadas primariamente via mobile.
A sua estratégia de produção de conteúdo deve focar em pouco texto e imagens em formato vertical. O marketing de conteúdo se tornou tão predominantemente mobile que é possível criar seus próprios conteúdos direto em aplicativos para dispositivos móveis.
Email marketing
Os emails também são um canal muito forte no mobile. Por isso, ao enviar newsletters e campanhas promocionais, você pode utilizar ferramentas de email marketing que possuam templates já otimizados para mobile first.
Um email não responsivo pode acabar tendo o seu visual todo desconfigurado nos dispositivos móveis, o que pode contribuir para uma experiência do usuário ruim. Quer aprender mais sobre começar no email marketing?
Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso
Campanhas
Também é possível criar campanhas inteiras voltadas para os usuários de dispositivos móveis. Além disso, o Facebook Ads têm uma opção de criar anúncios para aplicativos, caso você tenha um app e queira divulgá-lo para gerar mais downloads.
Veja alguns formatos de campanhas do Facebook Ads que são ideais para alcançar públicos mobile:
- Anúncios de coleção: nesse formato, você pode combinar um vídeo ou imagem com um catálogo de produtos ou apresentação de slides e, dessa forma, o usuário pode passar de imagem em imagem, tendo acesso a uma variedade de produtos que podem ser de seu interesse. Ao tocar na imagem, o usuário é direcionado para o site da empresa. Portanto, essa é uma maneira fácil e otimizada de mostrar o seu catálogo;
- Experiências Instantâneas: esse formato foi criado para dar vida a uma experiência incrível e rápida nos smartphones. A partir do Experiências Instantâneas, também conhecido como Canvas, é possível anunciar com um conteúdo interativo e envolvente que permite o uso de vídeos, imagens, texto e CTAs.
- Lead Ads: esse anúncio também foi pensado para usuários mobile do Facebook, já que ele não exige que o lead saia da plataforma. No Lead Ads, você pode incluir um formulário de captura de leads. Ao abrir o formulário, tudo o que a pessoa precisa fazer é preencher os campos com seus dados.
Mas e aí, curtiu as dicas? Então, leia também:
Como aumentar os downloads do seu aplicativo com App Store Optimization?
Referências:
Entenda o que é mobile first e conheça suas principais vantagens