Uma das formas mais utilizadas para ganhar relevância no Google tem sido o Web Stories. Nos últimos anos, esse formato vem mostrando o seu potencial para levar conteúdos interativos, fáceis de consumir e com alto poder de engajamento para os usuários.Basicamente, os Web Stories são muito semelhantes aos Stories do Instagram. O seu ganho está em exibir aos usuários do Google informações úteis, além de ser uma excelente fonte de tráfego para o seu site ou blog.
Para visualizar no celular, as pessoas só precisam abrir o aplicativo Google. Na aba “Discover” aparecem conteúdos personalizados de acordo com os gostos e interesses do usuário. Eles têm um estilo de carrossel, lado a lado, e podem ser acessados ou deslizados para outros conteúdos.
As principais vantagens do formato
As imagens e vídeos que aparecem preenchem a tela do aparelho, além de ser possível passar por um conteúdo ou se aprofundar em um específico. O Web Story é de rápido e fácil consumo, impactando o usuário no seu dia a dia de forma natural, sem ser invasivo ou trazendo uma informação repetida para sua experiência de visualização.
Ele pode ser acessado de forma leve em dispositivos móveis, atraindo para um conteúdo mais completo e aumentando as chances de crescimento e tráfego, já que o Google Discover é um espaço reservado especificamente a sugestões de leitura. Em outras palavras, o atrativo ideal para seu público-alvo!
Ao tocar ou deslizar a tela, o usuário pode escolher o que é mais útil para ele, de modo a ser o protagonista na opção de escolha de consumo. Com o story do Google, você melhora a experiência do usuário ao consumir conteúdos que poderiam não ser visualizados em outros formatos de conteúdo.
Onde o Web Stories aparece?
O Google Web Stories pode ser apresentado no site de uma marca, e-mails e até mesmo em outros produtos digitais.
● Google Search: ao ser publicado, é automaticamente indexado às páginas da web de resultado do Google. O usuário pode curtir e compartilhar os Web Stories.
● Google Discover: aparece em formato de carrossel no Google Discover nos EUA, na Índia e no Brasil.
● Google Images: é mostrado como um card de imagem com o ícone do Google Web Stories.
Tipos de conteúdo que você pode usar
Os Web Stories podem aparecer com imagens, vídeos e animações. Entre eles, segundo dados levantados pela própria plataforma, os vídeos são o formato que mais geram engajamento.
Para você obter destaque, entram em conta uma série de boas-práticas que passam por técnicas de UX e UI design, como organização de elementos visuais e textuais, copywriting e até mesmo SEO. O essencial é que você se atente ao interesse dos usuários para que a navegação seja a mais interativa possível, a fim de fazê-lo se interessar por aquela chamada.
Tenha um visual atrativo e bonito
As imagens tendem a ser o primeiro fator a atrair a atenção dos usuários para que eles permaneçam interessados pelo conteúdo. Por isso, certifique-se de:
● Usar imagens e vídeos em alta resolução
● Reduzir ao máximo a quantidade de texto
● Organizar os elementos de modo a não confundir leitura e imagem
● Falar sobre o assunto de forma sucinta mas informativa
Crie um bom storytelling
Construa uma narrativa que seja capaz de prender o usuário entre os cards. Não coloque temas dispersos ou que não tenham a ver com o que você pretende transmitir. Separe por categorias e deixe um carrossel interligado para que o usuário consiga enxergar a pertinência e conexão entre cada uma das apresentações.
● Desenvolva um conteúdo útil, interessante e pertinente ao seu público-alvo.
● Utilize técnicas de copywriting, como focar em soluções buscadas ou dores experimentadas pelo leitor.
● Estimule a curiosidade, não entregando todos os detalhes imediatamente.
● Crie pequenos intervalos de suspense entre os carrosséis.
Faça um conteúdo bem estruturado com SEO
Por se tratar de um conteúdo que será indexado no Google, é necessário que você desenvolva estratégias de SEO. A diferença é que aqui o conteúdo é menor, mas ainda assim o objetivo é gerar destaque. Portanto, é indispensável pensar na melhor forma de estruturar esse conteúdo para impactar mais pessoas.
O Google recomenda que não sejam usados mais de 280 caracteres por slide. Um passo importante é preencher todos os campos da publicação, que é formada pelo título (story title) e informações adicionais (publisher info).
Nessas etapas, lembre-se de:
● Usar títulos curtos com menos de 70 caracteres.
● Incluir logotipo quadrado com menos 96 x 96 px.
● Inserir imagens com proporção de 3:4
● Ativar a opção de visualização em desktop para que os usuários possam assistir aos Stories de computadores
● Acrescentar legenda nos vídeos para tornar seu Web Stories mais acessível e aumentar a chance de ranqueamento em redes sociais e no Google.
Como ativar o Web Stories
Para começar a divulgar o seu conteúdo neste formato você precisa ativá-lo. O processo de configuração deve partir de um site. Você pode criá-lo a partir de diversas ferramentas para isso, entre elas, algumas desenvolvidas por terceiros credenciados pelo Google e integrantes do projeto AMP como:
● Newsroom AI
● Visual Stories
● Zmooz
● Pendular.io
● Zazu
A forma mais comum, no entanto, é a partir da instalação do plugin para WordPress. Após ativar o plugin, basta acessar o menu à esquerda e começar a criar seus primeiros stories dentro do dashboard.
O melhor de tudo é que os Web Stories, assim que ativados, já passam a ser exibidos como resultados das buscas em uma área à parte, junto com o Google Discover. Por meio do WordPress, a publicação já faz com que o conteúdo fique indexado e seja rastreável pelos robôs do Google.
Se a sua marca produz conteúdo na web, este recurso pode aumentar bastante o seu potencial de busca orgânica. Vale também citar o tutorial do Google para produzir esse conteúdo.
Quais erros não cometer no Web Stories
Apesar do Web Stories ser um formato de conteúdo parecido com os Stories do Instagram, o melhor é que você use as características dele ao seu favor, não o tratando como se estivesse dentro de outra plataforma.
Evite usar imagens com texto no layout. Isso pode interferir na visualização, confundindo a leitura e diminuindo as chances de uma pessoa se interessar. Deixe sua arte sempre bem equilibrada, clean e sem muitos elementos que possam prejudicar o entendimento.
Da mesma forma, coloque seus textos em alinhamento com a imagem ou vídeo que escolheu, sem que possa conflitar ou causar incômodo.
Por fim, mas não menos importante, atente-se para a Política de Privacidade do Google. O site não permite Web Stories que violem direitos autorais de terceiros. Portanto, crie um conteúdo próprio, pois assim você também tem mais chances de se destacar.
Vamos dar o primeiro passo?
Para ter um bom resultado no story do Google, não esqueça de aplicar todas essas estratégias e levar em conta as avaliações atualizadas do próprio buscador. A quantidade (e qualidade) dos dados que você coleta são importantíssimos para entender melhor o cenário para obter a vantagem competitiva que sua marca precisa.
Nesse sentido, ter um bom plano estratégico de marketing digital é o que você precisa para não desperdiçar suas investidas, otimizando os seus recursos com resultados positivos para sua marca e relacionamento com clientes.
Agora que você já entendeu melhor o que é o Web Stories do Google e como usar esse formato para obter destaque com seus conteúdos, já pode começar a sua estratégia de marketing digital. E para potencializar ainda mais tudo isso, só entrar em contato com nossa equipe. Os nossos especialistas vão te conduzir com as melhores estratégias para você alavancar seus resultados nos Google Web Stories.