O termo CRO (Conversion Rate Optimization) fala da Otimização de Conversão e se trata de uma forma estruturada de medir para melhorar a abordagem dos visitantes que acessam o site. Veja como Bryan Eisenberg explica este conceito no livro Secret to High Conversion Rates:
Taxa de conversão é uma forma de medir a habilidade de persuadir quem visita seu site, para que realizem a ação que você quer que eles façam; é um reflexo da sua efetividade e da da satisfação do cliente.
Esta estratégia tem como objetivo aperfeiçoar a experiência dos usuários em seu site, entendendo qual é a melhor versão dele. Por meio do estudo de análises e feedbacks do visitante, é identificado o que eles procuram ao acessar seu site e qual é a melhor maneira de entregar isso a eles.
Neste post, veremos mais informações sobre a otimização da taxa de conversão para entender melhor como ela funciona.
O que é uma conversão?
Conversão é o termo utilizado para caracterizar um visitante que conclui uma meta específica de um site. A meta dependerá do objetivo da empresa, se for a venda de produtos, a meta principal é a finalização de uma compra.
As conversões podem ser divididas em dois tipos:
Micro conversões
São as diferentes ações que levam o visitante a informar seus dados e interagir de determinadas formas com sua marca.
- Cadastro em formulários
- Criação de conta teste do serviço oferecido
- Adição de um produto no carrinho de compras
- Cadastro em seu site
Macro conversões
É considerado um exemplo de macro conversão um contato que se torna um cliente da sua marca ou demonstra interesse direto em utilizar seus serviços.
- Compra de um produto no site
- Solicitação de um orçamento
- Contratação de um serviço
Como calcular a taxa de conversão
A taxa de conversão de um determinado usuário é a divisão do número de conversões pelo número de sessões do visitante em seu site.
Muitas vezes, o primeiro acesso a um site serve para conhecer a marca. Nos acessos seguintes, o objetivo pode ser verificar os produtos disponíveis e realizar a compra de algum deles. Logo, se um mesmo usuário realiza um pedido após acessar seu site duas vezes, a taxa de conversão dele é de 0,5.
Para saber a taxa de conversão do seu site, some todos seus pedidos e dividir o resultado pelo número total de sessões.
Elementos visuais
Nas análises para a otimização da taxa de conversão, é necessário verificar quais elementos visuais das páginas influenciam na decisão do contato de realizar ou não uma ação desejada dentro de seu site. Por isso, teste diversas versões da mesma página.
Alterne botões de compra e de cadastro em formulários com diferentes cores, textos, imagens ou vídeos, entre outros componentes que podem fazer parte da página. Acompanhe e verifique quais tipos de página apresentam uma maior porcentagem de conversões.
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Teste A/B
Utilize o método de Teste A/B para analisar as páginas de seu site que esperam uma interação dos visitantes, como o cadastro em um formulário ou a realização de uma compra. Essa funcionalidade permite a criação de diferentes versões da mesma página do seu site e direciona uma porcentagem igual de tráfego para cada uma delas.
Depois de um período disponibilizando todas as versões criadas, analise qual página gerou um número maior de conversões. A partir dessa verificação, você passa a utilizar a que teve um melhor desempenho no teste como sua página definitiva.
Por que utilizar a otimização da taxa de conversão?
Os benefícios são vários, listamos alguns aqui para você ver que vale a pena prestar atenção.
• Converta seu tráfego atual em leads ou clientes
A vantagem da otimização da taxa de conversão, comparado com outras estratégias, é que ela gera um número maior de leads para a mesma quantidade de tráfego atual.
Logo, não é necessário investir em atração de mais tráfego, mas quando o fizer, com as melhorias da otimização da taxa de conversão implementadas corretamente, você terá resultados ainda melhores com seu novo investimento.
• Saiba como se comunicar com seu público-alvo
Com a otimização da taxa de conversão, você passa a conhecer e compreender melhor seu público-alvo, sabendo quais abordagens funcionam melhor e quais são suas necessidades. Com esses dados, sua empresa conseguirá se relacionar melhor com eles e assim manter um nível maior de engajamento.
• Aperfeiçoamento da experiência do usuário
Realizando a análise do comportamento dos visitantes, você passa a saber o que funciona melhor com o usuário, traçando um caminho para disponibilizar uma melhora na experiência dele com seu site. Quanto mais você se aproximar do que os usuários querem e precisam, mais fidelizados eles ficarão com sua marca.
Com a otimização dessa taxa, você aumenta sua conversão sem precisar investir nenhum valor adicional em anúncios ou outras estratégias de marketing digital para gerar mais tráfego. Ela é um meio de alcançar os melhores resultados com seu tráfego atual apenas otimizando as páginas de seu site, pois conhecendo o que leva os visitantes a realizarem uma ação desejada, ficará mais fácil atingir seus objetivos.
Artigo escrito por Larissa Olson e Eduardo Tavares
Editado por Eduardo Tavares
Referências:
Beginners Guide to Conversion Optimization
Conversion Rate Optimization [2020 CRO] – Moz
The Beginner’s Guide to Conversion Rate Optimization