Talvez você já tenha visto por aí uma quantidade diferente de pilares do marketing – talvez 3, 4 ou até mesmo 7. No entanto, como o marketing digital é bem amplo, tudo bem que cada empresa use os seus próprios pilares, desde que a estratégia funcione para elas.
As estratégias de marketing podem utilizar diversos recursos, ferramentas e técnicas para que a estruturação seja mais firme. Afinal, com bases mais fortes, a sustentação é maior e mais duradoura.
Imagine, por exemplo, esses pilares como a estrutura de um prédio; quanto mais você quer que ele cresça, mais as fundações devem ser firmes, certo? O mesmo acontece no marketing digital. Por isso, os fundamentos de apoio precisam ser bem definidos.
O que você acha que é essencial em uma estratégia de marketing? Conheça os 5 pilares do marketing e a importância de cada um deles para o crescimento da sua marca!
1. Branding
Caso você pensava que branding é apenas voltado para grandes empresas, se enganou!
O branding é uma forma de gestão, em que a estratégia é criada para deixar a sua marca mais atrativa para o público. A partir disso, são desenvolvidas ações que mostrem quais são os valores, propósitos e posicionamento da sua empresa.
Por meio da identidade visual, tom de voz e experiências e outros detalhes, a sua marca consegue se comunicar de forma clara e mostrar a que veio. Portanto, o branding é a gestão da “imagem” que o público tem do negócio.
O planejamento deve ser pensado a longo prazo, incluindo formas de moldar a percepção da audiência sobre a marca, conquistar a confiança e melhorar a percepção sobre a empresa na mente dos clientes.
Nesse contexto, a grande sacada é fazer o planejamento de branding, posicionar a marca, fazer com que ela ganhe visibilidade e relevância no mercado — assim, o negócio começa a ter uma boa reputação perante o público e isso, por si só, já expande muito as possibilidades.
2. Técnicas de SEO
Figurar entre os primeiros resultados do Google não é algo que a sua marca conseguirá do dia para a noite. Alcançar o topo do buscador é um dos maiores sonhos entre as empresas que têm presença online. Porém, é necessário ter uma estratégia de otimização, uma vez que esse é um dos principais pilares do marketing.
Para que a sua marca seja encontrada, ela precisa aparecer no Google. E, para aparecer no Google, você tem que investir em técnicas de SEO — esse é um dos fundamentos no marketing digital de sucesso.
Seja para otimizar o seu site, páginas de blog ou outras páginas na web, a otimização para mecanismos de buscas é essencial para melhorar o posicionamento orgânico. Com isso, você gera tráfego orgânico, aumenta o alcance da sua marca e ainda ganha autoridade no mundo digital.
Ranquear entre os primeiros resultados é uma tarefa e tanto. O Google faz uma análise minuciosa para encontrar o conteúdo mais relevante e que seja mais útil para a busca do usuário. Por isso, combinar o uso de ferramentas de SEO a conteúdos de qualidade é o grande segredo para figurar na primeira página.
3. Conteúdo
O conteúdo não poderia ficar de fora como um dos pilares do marketing digital. Afinal, qualquer estratégia de comunicação na web precisa usar materiais para dialogar com o público.
Nesse contexto, o marketing de conteúdo entra em cena para trazer informações que sejam úteis e relevantes, pois dentro do marketing de atração esse é o primeiro passo para que o usuário comece a jornada de compras. Ou seja, o conteúdo permite que o consumidor conheça a marca, crie um laço de confiança e passe a acompanhar mais de perto a empresa.
Quando as pessoas têm alguma dúvida, elas já não recorrem a um livro na estante para procurar uma resposta. Agora basta abrir o Google e em poucos segundos a resposta está ali, na palma da mão. Dessa forma, os conteúdos na web são capazes de engajar, conquistar e fazer com que os visitantes virem compradores.
Os consumidores já não estão mais dispostos a apenas comprar, eles querem ter boas experiências e relações duradouras com a marca. Por isso, o marketing de conteúdo é utilizado para acompanhar o visitante em todas as etapas da jornada de compras e em diferentes mídias. Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.
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4. Funil de vendas
O funil de vendas é aquele trajeto que o consumidor passa desde o primeiro contato, na fase de descoberta, até o pós-venda, com o intuito de fidelizar aquele cliente. Ou seja, uma marca que quer ter vendas recorrentes e deseja criar um relacionamento duradouro com a clientela deve investir no funil de vendas.
Cada etapa do pipeline — como também é chamado o funil de vendas — é importante para que o lead vá criando maturidade até estar pronto para fazer a compra.
A fase de descoberta é quando a persona toma consciência que tem um problema. Depois disso, ela procura uma solução e passa a considerar as opções, que é quando ela se torna um lead. Nesse processo, ela recebe materiais e conteúdos que reforçam que aquela é a melhor decisão, até que ela se sente encorajada e realiza a compra.
Contudo, a relação entre marca e consumidor não para por aí. A retenção entra em jogo para que o cliente seja fidelizado e volte a comprar novamente — já que a aquisição de um novo cliente custa até 7x.
A trajetória do funil de vendas tem bons resultados quando bem planejada, e é por isso que o pipeline pode ser considerado um dos 5 pilares do marketing.
5. Email marketing
O email é um meio de comunicação direta com o seu público. Você envia campanhas de email marketing porque ganhou a confiança do consumidor, e esse é um grande passo dentro do marketing digital.
Diante disso, o email marketing não poderia ficar de fora dos pilares. As campanhas segmentadas costumam ter resultados excelentes, além de terem um custo baixo — o que faz com que o ROI dessa estratégia seja o maior do mercado!
A automação também tem uma grande importância, pois facilita a execução das campanhas. De modo geral, o email continua sendo uma ótima estratégia em qualquer segmento.
Ao colocar em prática essas 5 estratégias como os pilares do marketing, você pode ter certeza que as chances de sucesso serão bem maiores — sobretudo se você contar com a ajuda de ferramentas de automação para otimizar processos.
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