A questão sobre o melhor momento, ou seja, os dias e horários mais adequados para o envio de emails, é uma pergunta muito frequente – e a resposta dependerá do seu público alvo.
Mas por onde começar seus testes? É necessário definir uma frequência de envios, que geralmente está relacionada à quantidade de novidades que você tem para comunicar.
Então, você deve começar baseando-se em um calendário de envio, assim você não excede limites. O envio pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal – isso fica a seu critério. Um estudo realizado pela DMA UK (associação de marketing britânica) mostra que as taxas de clique são otimizadas se você dispara, de 2 a 3 vezes no mês.
Veja a seguir a quantidade de envios realizados por mês e sua respectiva taxa média de clicks em 3 anos diferentes:
Envie emails de nutrição de leads no início da semana.
Os de ativações, deixe para enviar próximo ou no fim de semana.
Se você está tentando decidir o melhor dia para enviar um e-book, infográficos, ou conteúdo tutorial, então terça-feira é o melhor dia. Aproveite as altas taxas de abertura no início da semana para enviar emails que não necessitam necessariamente de cliques.
Compartilhe uma postagem dos seus blogs ou simplesmente informe seus leitores sobre dados que você acha relevante que ele saiba.
Mas se você precisar que seus leitores realizem uma ação ou convertam, como inscrições em webinar ou fazer download de conteúdos, o envio próximo ao fim de semana, ou durante ele, pode funcionar a seu favor. O maior CTR realmente ocorre durante o fim de semana. Os volumes de emails são mais baixos durante esses dias, e as pessoas finalmente têm tempo de ler seus emails.
Quer que as pessoas abram? Envie durante tarde.
A hora do dia em que você envia seu email marketing pode influenciar as taxas de aberturas tanto quanto o dia em que você escolheu. Geralmente, se diz que a melhor hora para fazer envios é pela manhã.
No entanto, esta pode não ser a melhor estratégia para sua newsletter ou para emails automáticos (boas-vindas, ativações de conta etc.).
Enquanto a maioria das pessoas verifica seus emails pela manhã, geralmente estão tentando começar seu dia de um jeito produtivo. Isso significa que qualquer coisa desnecessária provavelmente não será lida, podendo ser marcada até mesmo como spam. Embora a sua newsletter seja importante, ele pode ficar em segundo plano em relação à demanda de trabalho durante a manhã.
Em resumo: isso tudo explica por que as taxas de abertura de email mais altas são na parte da tarde e à noite.
Veja o seguinte gráfico :
Quer que as pessoas respondam? Envie à noite.
A Experian reuniu dados de uma pesquisa com seus clientes para determinar a melhor hora do dia para enviar emails. Eles descobriram que, embora a maioria dos emails seja enviada entre as 8h e o meio dia (pela manhã), as taxas de engajamento mais altas ocorrem entre as 20h e a meia noite (à noite).
O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?
Fontes:
Why the worst day of the week is the best day to send emails – Customer.io
Email Marketing – O que é? Por que fazer? Como fazer?