Você já deve ter visto marcas que fazem mudanças na identidade visual, como por exemplo no logotipo ou até mesmo no nome. Esses são alguns dos processos que podem estar incluídos em uma estratégia de rebranding, que consiste na manutenção do branding da empresa.
A mudança está relacionada à necessidade de se adequar para que a marca seja mais competitiva no mercado. O branding é muito importante para que empresa e clientes consigam se conectar e criar uma relação de confiança.
Portanto, se algo está meio devagar ou se o negócio passa por uma grande mudança, essas transformações precisam ser refletidas de forma interna e externa. As tendências no mercado são constantes, assim como o comportamento do consumidor. Nesse sentido, as marcas devem acompanhar ou ficar para trás.
Por isso, vamos explicar o que é rebranding, a importância dessa estratégia e aprenda como colocar em prática.
O que é rebranding?
A gestão de marca serve para passar para o público uma ideia de quem é a marca, quais são os valores, missões e outras características. Entretanto, esse movimento para demonstrar quem se é e o que de fato a empresa é entra em discordância em alguns momentos.
Nesse contexto de mudanças, o rebranding é como são chamadas as ações estratégicas para reposicionar uma marca no mercado. Dessa forma, a percepção do consumidor em relação à empresa muda, já que o posicionamento do negócio passa a ser outro.
Esse movimento é natural, uma vez que o passar dos anos exige que a marca possa se adequar às mudanças — entre elas podemos citar a tecnologia, por exemplo, ou quando se agregam novos produtos e até submarcas dentro da empresa. Assim, inevitavelmente o rebranding terá que acontecer.
Em outras palavras, o rebranding pode ser considerado como uma “atualização” da marca. São alteradas a identidade visual (mas sem perder os signos que já são familiares ao público), o design e toda a comunicação da empresa.
Quais os tipos de rebranding?
O rebranding não tem um padrão. Na verdade, existem alguns tipos, e cada um deles tem diferentes ações — que podem modificar por completo a marca ou que a mudam apenas em partes. Conheça esses tipos:
- Rebranding parcial: ocorre quando a marca muda apenas alguns elementos, sem modificar completamente aqueles elementos que a tornaram conhecida
- Rebranding evolutivo: tem a ver com transformações contínuas e atualizações sobre a imagem da marca no mercado. É um processo de evolução da identidade com mudanças pequenas ao longo do tempo
- Rebranding radical ou revolucionário: esse tipo de rebranding é aquele completo, que pode envolver logotipo, nome e outros elementos para que sejam totalmente novos e inéditos. É muito comum em casos de fusão entre empresas.
Por que algumas marcas optam pelo rebranding?
A recolocação no mercado pede uma espécie de metamorfose nas marcas, e isso pode acontecer por diversos motivos. Talvez a mensagem passada já não seja mais a mesma e precise ser adaptada para o momento atual, pode ter a ver com um reposicionamento para aumentar a competitividade ou até para mudar o público-alvo.
De forma mais prática, o rebranding pretende conquistar uma audiência mais vasta e a comunicação com o público já não é tão eficaz. A estratégia abrange vários aspectos, entre eles podem estar:
- Identidade visual
- Comunicação estagnada há mais de 3 anos
- Design ultrapassado
- Site que não é intuitivo e tem performance ruim
- Aumento no número de clientes e falta de estrutura para atendimento
- Falta de consistência na produção conteúdos
- Baixo engajamento
- Mudança no modelo de negócios
- Recuperação de uma crise pela qual a empresa passou
O rebranding nada mais é do que a manutenção da marca para que ela se mantenha condizente com a empresa. Desse modo, o negócio permanece coerente e ganha mais credibilidade.
Alguns pontos que podem ser mudados no rebranding são:
- Logotipo
- Cores
- Slogan
- Nome
- Produtos
- Site
- Materiais gráficos
- Ícone de aplicativo
- Serviços
- Atendimento e suporte
- Processos internos e externos
- Relacionamento
- Pós-venda
- Redes sociais
- Blog
- Experiências oferecidas
- Valores, missão e deveres
- Cultura organizacional
- Posicionamento
- Função social
Quais os passos para fazer o rebranding de sua empresa?
Depois de fazer qual o tipo de rebranding será feito e quais elementos serão alterados, chega a hora de iniciar esse processo de transformação na sua marca. Para isso, veja os passos que devem ser seguidos.
Observe a situação atual
O passo inicial é conhecer a situação da marca e fazer o diagnóstico do problema.
O problema está relacionado com a identificação do porquê de fazer o reposicionamento da marca. A partir disso, são feitas pesquisas internas e externas sobre a empresa para entender o contexto e encontrar quais são os fatores que estão influenciando o rebranding. Analise todo o cenário, tanto o mercado, concorrentes, novos players e o público.
A coleta de informações e análise geral dão insights sobre o que pode ser mudado para que a marca ganhe um gás após o rebranding. Contudo, lembre-se de manter a essência da empresa.
Entenda o que precisa ser mudado
Com todos os dados em mãos fica mais fácil começar a traçar a sua estratégia e definir os objetivos. Entre as definições podem estar a criação de uma nova identidade visual, mudança na tipografia, cores e outros detalhes.
Todas as escolhas devem ser baseadas em estudos e dados. Desde a identidade visual, o tom de voz ou outras ações de rebranding devem ser criadas de acordo com a sua brand persona, bem como o branded content. Nenhuma decisão pode ser tomada de forma aleatória, pois o processo de reposicionamento precisa passar os valores da marca.
O ideal é que se mantenha um equilíbrio entre o novo posicionamento com o atual — que será substituído. Ou seja, não recorra a uma total descaracterização, é mais interessante criar uma estratégia que seja abrangente mas sem mudanças tão radicais.
Comece a implementar a estratégia
Após todos os estudos e definições é necessário começar a implementação da estratégia de rebranding. Portanto, é o tão esperado momento de colocar tudo em prática e apresentar para a sua brand persona.
A sua audiência precisa entender o contexto e o que motivou essa transformação. Por isso, invista em criativos (textos, imagens e vídeos) que mostrem esse processo e divulgue em suas mídias. Aproveite as redes sociais, e-mail marketing e outros canais de comunicação.
Faça a mensuração dos resultados
Mensurar a efetividade da estratégia é essencial após investir tempo e recursos no rebranding. Para fazer isso, confira se os consumidores mudaram a percepção sobre a marca, quais foram os impactos e outros dados.
O uso de pesquisas qualitativas e quantitativas é o mais recomendável nesses casos. Assim, elas podem ser realizadas e os resultados são analisados para entender se a estratégia pode ser melhorada.
O rebranding é como uma otimização da imagem que o público tem sobre a empresa. Dessa forma, o reposicionamento deve ser bem planejado e embasado em dados concretos. Com isso, a relação com seu público se torna mais positiva.
Agora que você sabe tudo sobre rebranding, confira então o que é brand awareness!