Analisar o relatório de cada ação de email marketing realizada ajuda você a identificar os pontos fortes da sua comunicação. Além disso, você vai saber o que pode melhorar para ter ainda mais sucesso com seus emails.
Neste texto, você vai saber:
- O que é um relatório de email marketing;
- Benefícios que a análise de relatório oferece;
- Principais métricas de um relatório de email marketing;
- Sobre métricas e indicadores.
Acompanhe!
O que é um relatório de email marketing
Assim como em anúncios ou publicações nas redes sociais, que você pode acompanhar o desempenho das ações realizadas, o email marketing também conta com esse tipo de recurso.
Com o relatório de email marketing, você consegue identificar a efetividade da comunicação criada com dados sobre a interação do público. No relatório, você encontra métricas como taxa de abertura e cliques, erros de entrega das mensagens, domínios com mais erros e outros.
Benefícios que a análise de relatório oferece
Com o relatório e as informações sobre cada envio de email marketing, você cria ações ainda mais efetivas e corrige falhas da sua comunicação.
Se você não sabe por quais motivos seus emails são pouco visualizados, ou então não entende o alto índice de solicitações de descadastro, fica muito difícil atrair mais consumidores até sua marca e gerar novas vendas.
Principais métricas de um relatório de email marketing
Agora que você já sabe da importância de analisar o relatório, é hora de entender melhor as principais métricas dele.
Taxa de abertura
Esta métrica corresponde a quantidade de vezes que uma mensagem foi visualizada. Ou seja, nesta taxa, não entram aqueles emails que foram ignorados, ou que por outro motivo não foram lidos pelos destinatários.
Acompanhando a taxa de abertura, você tem uma ideia inicial de como sua marca está sendo vista pelos contatos. Além disso, este tipo de métrica ajuda você a mensurar se o conteúdo da sua peça de email marketing desperta a curiosidade do público.
Fatores como, por exemplo, o assunto do email marketing e o preheader (texto de apoio que vem na sequência do assunto) podem ser otimizados para aumentar sua taxa de abertura.
Fazer um teste A/B pode ajudar você a identificar se o assunto do email marketing é o ideal para gerar bons resultados no relatório. Basta criar duas ou mais versões de assuntos, enviar para uma parcela da sua base e identificar qual deles gera mais engajamento; a versão vencedora é, portanto, encaminhada ao público geral.
Quer criar os melhores assuntos para seus envios de email marketing? Então, assista o vídeo a seguir:
Taxa de cliques (CTR)
Como o nome sugere, a taxa de cliques representa a proporção de usuários que clicaram em um determinado link comparada com o número total de pessoas que visualizaram a mensagem.
A partir da taxa de cliques, é possível entender se a comunicação realizada engajou os usuários a ponto deles buscarem por mais informações nos links indicados.
Além disso, soluções como a plataforma de email marketing da Dinamize disponibilizam no relatório um mapa de cliques. Esse mapa indica quais pontos da sua peça de email (com links) receberam cliques, em uma espécie de ranking.
Com essa análise, você consegue saber quais call to action tiveram mais ou menos resultado, além de ter uma ideia de como otimizar ainda mais o conteúdo dos próximos emails.
O teste A/B, mencionado no tópico anterior, também pode ser utilizado para ajudar você a criar uma peça de email que gere mais cliques. Basta indicar, no momento da criação do teste, qual tipo de critério deseja analisar.
Saiba mais sobre teste A/B:
Taxa de rejeição
Nem só de boas notícias vive o relatório de email marketing. A taxa de rejeição é definida a partir do número de mensagens que não foram entregues por conta de erros específicos.
Os erros identificados no relatório podem ser de dois tipos:
- permanentes -> emails inseridos na sua lista com algum erro de digitação ou que não existem mais;
- temporários -> erros como por exemplo caixa de entrada cheia ou então tempo de espera do servidor expirado.
Ainda sobre os erros de entrega temporários, é importante destacar que existem diversos tipos de questões que podem ser encaixadas neles. Veja alguns exemplos de erros de entrega presentes nesse tipo de relatório disponível na plataforma da Dinamize:
Para obter a taxa de rejeição, você pode comparar o total de erros identificados no seu envio de email com o número de envios realizados naquela ação.
Solicitações de descadastro
A solicitação de descadastro nada mais é do que um pedido para não receber mais emails de uma determinada marca. Essa solicitação pode ser motivada pela perda de interesse no conteúdo enviado por email, por uma insatisfação dos usuários com o tipo de email que recebem, pela recorrência das mensagens enviadas, entre outros fatores.
Uma forma de mensurar as razões pelas quais os usuários solicitam descadastro da sua lista de emails é pedir que eles informem os motivos no momento da solicitação. Para isso, basta configurar na plataforma de automação de marketing que você utiliza alguns motivos que considera recorrentes para que o público possa dar esse feedback.
Alguns exemplos de motivos:
- frequência de emails muito alta;
- não solicitei este tipo de email;
- não tenho mais interesse;
- conteúdo irrelevante.
Veja como inserir motivos de descadastro na plataforma da Dinamize
Denúncias de spam
A denúncia de spam acontece quando o destinatário recebe uma mensagem que não solicitou ou não deu consentimento em momento algum e, por isso, classifica-a como spam.
Vale ressaltar que uma denúncia é diferente de quando um determinado email cai na pasta de spam, por critérios estabelecidos pelos provedores. Ou seja, a denúncia de spam é mais prejudicial para o desempenho das suas ações futuras de email marketing, e deve ser observada no relatório de cada envio.
Serviços como Gmail, Hotmail e Yahoo verificam a quantidade de mensagens enviadas por um determinado domínio e, a partir dessa verificação, classificam os envios recebidos por ele como spam. Os provedores também podem bloquear o seu remetente ou IP de envio, o que vai se tornar um problema ainda maior para sua comunicação.
O primeiro passo para reduzir as denúncias é garantir que o processo adotado para captar leads é qualificado. Ou seja: que práticas como comprar listas de email sejam totalmente descartadas e garantir que as pessoas entram na sua base verdadeiramente interessadas no conteúdo que você oferece.
Além disso, acompanhar o relatório de email marketing para identificar o número de descadastros e garantir que esses contatos não voltem a receber seus envios também pode evitar que eles denunciem sua comunicação como spam futuramente.
Sobre métricas e indicadores
Você sabe a diferença entre métricas e indicadores? Pode parecer algo irrelevante, mas compreender estes termos pode ajudar você a analisar melhor cada relatório de email marketing e qualificar suas ações.
As métricas estão relacionadas aos números por si só, sem uma análise aprofundada.
Os indicadores, no entanto, são forma de usar os dados apresentados em um determinado relatório para identificar o que motivou um desempenho positivo ou negativo em uma ação de email marketing.
Ao identificar as oportunidades de melhoria ou o que já funciona em suas ações de marketing digital, fica mais fácil gerar mais vendas e fidelizar clientes.
Mas e aí, quer saber como usar da forma ideal os dados obtidos nas análises que você realiza? Então, leia:
Os principais modelos de KPIs e como escolhê-los
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