O grande trunfo do marketing digital é atingir pessoas que têm um grande potencial para se tornarem clientes. Afinal, sabemos que quanto mais segmentada for a sua estratégia de comunicação, mais eficientes serão seus resultados.
Nesse contexto, entra a estratégia de remarketing, pois essa técnica consiste em anunciar para pessoas que já mostraram interesse no seu produto ou serviço. E isso, é claro, pode ser feito com a ajuda de ferramentas digitais.
Mas calma que a gente vai te explicar tudo agora! Então, continue lendo para entender como o remarketing pode alavancar seus resultados.
O que é remarketing?
Remarketing significa literalmente direcionar campanhas de marketing repetidamente para pessoas que tiveram algum contato com a sua marca. Ela pode ser feita de diversas formas, mas o mais utilizado é através do email marketing.
O objetivo principal desse tipo de campanha é causar um impacto maior em pessoas que estão mais “aquecidas“, ou seja, estão mais preparadas para comprar de você. Quando você visita a landing page de um curso, por exemplo, mas desiste de comprá-lo, pode dar de cara com um anúncio desse mesmo curso.
Para que você colha bons frutos com o remarketing, é preciso produzir um anúncio estratégico. Avisar sobre promoções relacionadas a um produto já visualizado, por exemplo, é uma ótima forma de incentivar que o consumidor tome uma ação.
As vantagens do remarketing
Com o remarketing, você poderá aumentar as conversões de vendas. Essa estratégia parte do princípio de que o consumidor raramente faz alguma compra logo na primeira pesquisa. Afinal, com tantas informações disponíveis na Internet, é natural que as pessoas queiram se informar bem antes de tomar a decisão de compra.
Isso é ainda mais presente em empresas que vendem produtos e serviços mais complexos. Segundo pesquisas do Google Adwords, apenas 3% dos consumidores convertem imediatamente após conhecer um produto.
Portanto, essas são as grandes vantagens do remarketing:
- Ele permite que o consumidor tenha um contato mais próximo com a marca;
- Possibilita o envio de mensagens personalizadas por email;
- Notifica consumidores sobre algum produto que eles já esqueceram, mas demonstraram interesse;
- Aquece os leads.
Podemos pensar que quando alguém começa a ponderar sobre comprar um produto, o ideal é que a empresa consiga convencer esse lead de que vale a pena fazer a compra.
E as estratégias de remarketing fazem exatamente isso: elas identificam quando alguém se interessa pela sua marca e enviam mensagens e anúncios que acabam com as objeções do consumidor.
É basicamente similar a um follow up. Fácil, né?
Baixe o Guia completo da Segmentação de Contatos
Quando aplicar o remarketing?
As possibilidades do remarketing são imensas e podem ser aplicadas em diversos tipos de negócios e em variadas situações. Então, vamos ver agora quando você pode fazer remarketing e quais os tipos de estratégias existentes.
1. Quando um cliente abandona o carrinho
Situações de abandono de carrinho são comuns em ecommerces. Muitas vezes, as pessoas desistem da compra por não estarem bem preparadas ainda e terem dúvidas. É aí que você deve aplicar o remarketing.
Com anúncios de remarketing bem estruturados, você vai relembrar o cliente sobre o seu produto, podendo oferecer um bônus, por exemplo. É importante que você reafirme as qualidades do produto para tirar todas as dúvidas da mente do cliente.
Muitos criadores de conteúdo no Instagram utilizam anúncios de retargeting para pessoas que acessaram a página de vendas do produto, mas não converteram. Essas táticas com certeza garantem bem mais eficiência do que anúncios para pessoas que nem ao menos conhecem a sua marca.
2. Quando você quer fazer upselling e cross selling
Digamos que você é uma empresa que oferece cursos de marketing digital e já tem uma lista de contatos que compraram o curso “Instagram para Iniciantes”. Por que não oferecer outro curso relacionado a esse para as mesmas pessoas?
Se você tem um curso que dá continuidade ao anterior ou que o complementa, vale a pena fazer remarketing para compradores antigos. Essa é uma estratégia também conhecida como upselling e cross selling.
3. Quando você quer atrair pessoas que já acessaram seu site
Se você tem um blog, por exemplo, pode levar mais conteúdo para pessoas que já leram seus posts antigos. É possível fazer isso enviando uma newsletter do seu blog para seus leitores ou então anunciando.
Dentro dessa estratégia, entram os conteúdos de topo, meio e fundo de funil. Você deve analisar em qual estágio do funil o seu lead está. Se ele está no topo, você deve tentar trazê-lo para o meio com o remarketing, e assim por diante.
4. Quando você vai fazer um lançamento
Estratégias de remarketing são muito utilizadas em lançamentos de produtos. Diversas empresas, além de ofertarem o produto por email, anunciam nas redes sociais para sua lista de interessados. E muitas técnicas de lançamento de produtos digitais também envolvem bônus e descontos para os primeiros compradores.
Além de anunciar para uma lista, você também pode fazer remarketing para usuários que visualizaram uma determinada porcentagem dos seus vídeos. Isso pode ser feito tanto no Youtube quanto no Instagram.
Em quais canais você pode fazer remarketing?
Como já falamos acima, o remarketing pode ser feito através de email marketing e de anúncios em redes sociais, mas existem outros canais de mídia paga que você também pode aproveitar:
- Email marketing: com uma boa ferramenta de email marketing, você pode fazer estratégias incríveis de remarketing. Quando um consumidor abandona seu carrinho ou visualiza um produto na sua loja virtual, você pode disparar emails para sugerir produtos similares, por exemplo;
- Mídia de Display: esse é o tipo de remarketing mais tradicional. Através de anúncios feitos pelo Google Ads, você pode rastrear usuários que já acessaram seu site e enviar anúncios enquanto eles navegam;
- Rede Social: o Facebook Ads possui diversos recursos para personalizar seu público e criar campanhas de remarketing para quem já acessou seu perfil, já interagiu com você ou visualizou seus vídeos;
- Buscadores: O remarketing de pesquisa é um pouco diferente, pois, por meio dele, é possível exibir anúncios para pessoas que digitaram determinadas palavras-chave nos buscadores, mesmo que elas nunca tenham interagido com você.
Quer aprender mais sobre começar no email marketing?
Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso
O remarketing no Email Marketing
O remarketing no email marketing, que, em resumo, significa enviar um email sobre um determinado assunto que o seu cliente tenha mostrado interesse em uma mensagem de email anterior. Como as ferramentas permitem identificar quem abriu uma newsletter e onde a pessoa clicou, por exemplo, torna-se simples segmentar a audiência baseada nos cliques.
Basicamente, consiste em identificar o interesse prévio do seu cliente ou prospect em algum produto ou serviço e reimpactá-lo com um conteúdo sobre esse produto novamente. Isso também vale para situações em que o “produto” seja uma notícia. Nesse caso, o email reenviado poderia ser uma nova reportagem ou artigo mais aprofundado sobre o assunto de interesse.
Como funciona o remarketing no email marketing na prática
Na prática, imagine que você recebe um email marketing com vários produtos e clica no anúncio de uma TV. Passados um ou dois dias, recebe um novo email com uma oferta exclusiva do aparelho, de preferência, com um senso de urgência do tipo “últimos dias de desconto”.
Para muitas pessoas, esse segundo email pode ser o empurrãozinho que faltava para a compra. Essa situação foi objeto de um estudo nos EUA, no qual foram comparadas ações de e-mail marketing com diferentes níveis de segmentação. E o envio de remarketing foi o que apresentou a maior taxa de conversão: quase quatro vezes maior do que o envio sem segmentação nenhuma.
No Brasil, todos clientes da Dinamize que adotaram o remarketingincrementaram seus resultados. E um dos casos mais emblemáticos apresentou os seguintes números:
- Foi feito um envio geral para cerca de 120 mil contatos. O e-mail marketing continha cerca de 15 produtos, cada um com seu link específico;
- Desses 15 produtos, foram escolhidos quatro para envios de remarketing. Houve 1.419 contatos que clicaram em seus respectivos links;
- A taxa de abertura média dos quatro envios de remarketing foi de 43,39%;
- A taxa de clique média dos quatro envios de remarketing foi de 67,88%;
- A receita obtida pelos quatro envios de remarketing variou entre 16,80% e 55% da receita obtida com o envio geral.
Em resumo: os envios de email marketing de remarketing geraram mais receita do que o envio geral e com muito menos custo. Além disso, apresentaram uma audiência extremamente engajada, que contribui positivamente para a qualidade de entrega das mensagens na caixa de entrada.
Quer aprender mais sobre a jornada de compra?
Baixe o KIT da Jornada de Compra
Como realizar o remarketing na plataforma da Dinamize
Na ferramenta da Dinamize é muito fácil programar envios automáticos de remarketing. Mas, antes, é preciso ter feito o primeiro envio. Afinal, remarketing pressupõe uma ação anterior.
Uma sugestão interessante é mandar um email marketing com vários produtos/serviços ou assuntos, cada um com seu link específico. Assim, você poderá mapear o que desperta mais o interesse do seu público.
Para programar os envios de email marketing remarketing, basta ir em Fluxos > selecione um modelo de Comportamento de Interesse e clique em Selecionar.
Agora, você pode selecionar qual o comportamento anterior do usuário você quer realizar, como por exemplo: visualizou email, campanha, clicou ou clicou em algum link específico do email.
Os próximos passos são:
- Programar quando o envio de remarketing deve ser enviado, o que deve ser feito em até dois ou três dias para aproveitar o impulso de compra;
- Escolher “Enviar email” na opção “O que fazer” e prepara uma nova newsletter com uma oferta específica sobre aquele produto ou categoria de produto. E, de preferência, incluindo um senso de urgência. Algo do tipo “últimas unidades em oferta”.
Você também pode criar novos gatilhos em “Adicionar novo gatilho” e programar o remarketing para outros comportamentos, como por exemplo, “Navegou na categoria X do meu site”.
Você também pode criar outras ações a partir do comportamento do lead, como enviar um SMS marketing, Push no celular ou até mesmo enviar para um CRM de vendas (através do webhook) para que seu time entre em contato com esse potencial cliente.
Então, é só seguir o mesmo passo-a-passo. E, claro, pode sofisticar sua régua de envio de remarketing fazendo diferentes combinações de filtros para, por exemplo, só enviar para pessoas que participaram de até um certo número de envios num intervalo de tempo determinado, evitando o exagero e preservando sua base de contatos.
Conclusão
De todas as estratégias de mídias pagas digitais, com certeza o remarketing é uma das mais eficientes. Muitas empresas com inúmeros seguidores em suas páginas e listas de emails gigantes não conseguem bons resultados, pois elas não atingem as pessoas certas.
E aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
Referral Marketing – o poder do marketing de indicação nas empresas
Inbound Marketing no e-commerce: saiba como atrair e converter clientes
Estratégias de CRM: como realizar a gestão de relacionamento com clientes
Email com o produto visitado: veja como aumentar as vendas no seu e-commerce!