O que é ROI?
ROI é um dos principais indicadores do rendimento do marketing em geral. É a sigla em inglês para Return on Investment, e basicamente serve para estimar o valor ganho por um negócio em relação ao custo de suas campanhas de publicidade.
O cálculo consiste em subtrair a despesa com a publicidade do valor da sua receita proveniente das vendas, e dividindo por essa mesma despesa.
ROI = (Lucro – Investimento) / Investimento
O ROI permite entender o comportamento de compra dos seus clientes, e fornece a informação básica para que você tome as medidas que vão melhorar suas vendas, ao identificar quais dos seus produtos e serviços “se vendem” ou são mais populares entre os consumidores.
Preste atenção no comportamento deles e você terá muitas oportunidades de abordagem!
ROI do Email marketing
Um fato mais do que aceito no mercado digital é que o ROI do email marketing é superior a qualquer outro meio de geração de leads. Muitos profissionais da área questionam o motivo disso, sem se darem conta de que é algo relativamente simples. Para explicarmos essa vantagem sobre as demais mídias, é necessário fazer a seguinte relação:
O email marketing tem uma abordagem que se assemelha muito ao famoso “vender de porta em porta”, pois ele é, essencialmente, uma forma ativa de marketing.
Através do email, você chega no seu cliente e oferece o produto sem que ele necessite procurá-lo. Se você segmenta sua base e trabalha com bases optin (pessoas interessadas no seu produto, engajadas), esse é um grande trunfo.
Por exemplo: você manda uma peça de email com fotos, preços do seu produto ou serviço e links que o levarão para o seu site. Isso é o que um consultor de vendas faz exibindo um catálogo, não é mesmo?
O email marketing tem o potencial de gerar interesse! E este é o diferencial.
Fatores que favorecem o email
Há diversos fatores que favorecem o email marketing, como o custo-benefício, pois as campanhas desta mídia permitem atingir um grande volume de potenciais clientes, por um custo unitário baixo. E não apenas isto: a quantidade de pessoas com email só cresce no mundo.
De acordo com o relatório 2018-2022 do Radicati Group, até o final de 2022, serão 4,3 bilhões de pessoas com contas de email válidas. Em comparação com as demais mídias, o acesso ao email é um recurso presente e embarcado na forma de aplicativo em praticamente todos os smartphones e tablets com algum tipo de acesso a internet. As notificações de recebimento substituem a necessidade de verificação constante da caixa de email, o que impulsiona a taxa de abertura para esse perfil de usuário.
Veja os números do Email Marketing Industry Census 2018
74% dos entrevistados consideram o email marketing como o principal canal em termos de ROI, superando canais como SEO (Search Engine Optimization).
60% dos entrevistados consideram automação de marketing como o principal recurso para um software de email.
No estudo anterior ao atual, 61% das empresas atribuíam 20% ou menos das vendas para email. Agora, o número de empresas com esse resultado subiu para 70%.
Considerações finais
Na edição de 2018-2022, 82% das empresas confirmam que já fazem segmentação de contatos. No relatório anterior (2012-2016), 83% dos participantes disseram que não segmentavam suas listas de contatos.
As pessoas gostam muito de estar conectadas!
Dispositivos móveis já representam 49% das visualizações (IBM, 2018). Dos profissionais questionados, 70% já trabalha com ações para melhorar o desempenho no mobile (Adestra, 2018). Então, é uma bela ideia otimizar seu email e landing pages 🙂
Confira +2 posts exclusivos com sugestões que vão auxiliar você a aumentar o seu ROI do email marketing:
Referências:
https://www.adestra.com/resources/2018-email-marketing-industry-census/
https://www.radicati.com/wp/wp-content/uploads/2018/01/Email_Statistics_Report,_2018-2022_Executive_Summary.pdf
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Até a próxima 😉